Buscar

direito internacional

Prévia do material em texto

Plano de aula 1 - Considerando as fontes de direito internacional público previsto no Estatuto da Corte Internacional de Justiça(CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, as convenções internacionais, que podem ser registradas ou não pela escrita, são consideradas, independentes de sua denominação, fontes por excelência, previstas originariamente no Estatuto da CIJ. Analise a afirmação e com base no aprendizado, julgue e fundamente sua resposta.
R - o enunciado esta incorreto,tendo em vista que tratado ou convenção é uma fonte escrita, de acordo com o art 2, 1 da convenção de viena de 1969. ‘’tratado’’ significa um acordo internacional concluido por escrito entre estado e regido pelo direito internacional, quer conste de um instrumento único, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação específica.
Plano de aula 2 - A República de Utopia e o Reino de Lilliput são dois Estados nacionais vizinhos cuja relação tornou-se conflituosa nos últimos anos devido à existência de sérios indícios de que Lilliput estaria prestes a desenvolver tecnologia suficiente para a fabricação de armamento nucleares, fato que Utopia entendia como uma ameaça direta a sua segurança. Após varias tentativas frustradas de fazer cessar o programa nuclear liliputiano, a Republica de Utopia promoveu uma invasão armada a Lilliput em dezembro de 2001 e, após uma guerra que durou três meses, depôs o rei e promoveu a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, que outorgou a Lilliput sua atual constituição. Nessa constituição, que é democrática e republicana, as antigas províncias foram convertidas em estados e foi instituído, no lugar do antigo Reino de Lilliput, a atual Republica Federativa Liliputiana. Assim, podemos afirmar que a Republica Federativa Lilliputiana deve obediência aos costumes internacionais gerais que eram vigentes no momento em que ela adquiriu personalidade jurídica de direito internacional, não obstante essas regras terem sido estabelecidas antes do próprio surgimento desse Estado.
R- um constume internacional para que seja aceito como tal, precisa conter dois elementos:uma prática reiterada de comportamentos e a convicção que essa prática é obrigatoria por parte dos estados e demais sujeitos de direito internacional público. os costumes, deferentimente dos tratados obriga todos os estados, inclusive aqueles que surgiram depois da formação do costume internacional.o estado novo pode fazer objeção, ele não esta obrigado a esses costumes que é anterios ao surgimento deste. negador subsequente.
Plano de aula 3 - Considerando que o território da Republica de Benguela era parte de um país, que continua a existir, a referida Republica não deverá ficar responsável pelo pagamento de nenhuma parcela de dívida externa contraída pelo país predecessor, ainda que ambos os países tenham diversamente acordado, haja vista a existência de norma impositiva de direito internacional publico a respeito dessa matéria. Analisando o caso e com base em seus conhecimentos, diga se esta correta ou errada e justifique sua resposta.
R -deve-se incidir a divisao ponderada da dívida errado. no casso em tela o desmembramento de um estado em varios , o principio aplicavel é o da repartiçao ponderada da divida, sendo plenamente possivel o acordo entre os estados acerca da forma especifica como se dará a divisão. cumpre mencionar, ainda, que existe uma convenção de viena sobre o tema, apenas de ainda não estar em vigor.
Plano de aula 4 - Ex-dirigentes de federação sul-americana de futebol, após deixar o cargo que exercia em seu país de origem, sabedor de que existe uma investigação em curso na Colômbia, opta por fixar residência no Brasil, pelo fato de ser estrangeiro casado com brasileira, com a qual tem dois filhos pequenos. Anos depois, já tendo se naturalizado brasileiro, o governo da Colômbia pede a sua extradição em razão de sentença que o condenou por crime praticado quando ocupava cargo na federação sul-americana de futebol. Diga sobre a possibilidade de extradição e fundamente.
R -poderá ser extraditado por não ser brasileiro nato. de acordo com o art 5, li, da cf/88. o brasileiro nato não poderá ser extraditado do territorio nacional. porém ,os brasileiros naturalizados, poderão ser extraditados para responderem a investigação ou processo penal por crime praticado no exterior em razão de crime lá cometido

Continue navegando