Buscar

exercicio de rtm1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Das alternativas abaixo qual não representa uma indicação da massoterapia
R:Aumento do fluxo de nutrientes
2-Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade 
R:Todas são verdadeiras
3-Assinale a alternativa correta sobre as contra-indicações da massoterapia: 
R: A manobra de percussão com o punho é contra-indicada em casos de osteoporose
4-A aplicação da massagem clássica possui indicações e contraindicações que devem ser consideradas. De acordo com as Indicações gerais, marque a alternativa CORRETA.
R: Áreas com lesões tendinosas e capsulares.
5-A massagem é um procedimento da Fisioterapia relativamente seguro. No entanto, pacientes podem sofrer algum dano se o tratamento for indicado de forma inapropriada. É necessário conhecer as contraindicações para seu uso, dentre elas:
R: Infecções agudas, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
6-O linfedema é resultante da diminuição da capacidade de transporte de líquido pelo sistema linfático. Dentre as manifestações clínicas dessa debilidade, tem-se as seguintes afirmativas: a) Parestesia no local; b) Aumento do volume dos membros; c) Aumento da força muscular; d) Aumento da mobilidade articular; e) Dificuldade de cicatrização da pele.
R: As opções a), b), e) são verdadeiras.
7-Por se tratar de um recurso de fácil acesso e aplicabilidade, a inelastoterapia busca, por meio dos princípios mecânicos dos fluidos corporais, facilitar a mobilização articular precoce, contribuindo para a recuperação funcional. De acordo com os objetivos priorizados na inelastoterapia, qual é a alternativa que traduz essa ideia?
R: Induzir a reabsorção dos líquidos residuais estagnados pela circulação colateral disponível.
8-A linfa proveniente dos diferentes tecidos do corpo entra no sistema venoso através do ducto torácico e do ducto linfático direito. O ducto linfático direito recebe a linfa proveniente do(s): R: membro superior direito e lado direito da cabeça, pescoço e tórax
9-O sistema linfático é aquele que facilita a nossa imunidade. Em situações em que o corpo vê a necessidade de aumentar esse fluxo, tendemos a acumulá-lo, formando o que chamamos de edema linfático. Com relação a esse tipo de edema, marque a alternativa correta:
R: O edema linfático acontece em decorrência de um acúmulo de líquidos que facilitam a compressão vascular e vice-versa. Nesse ciclo vicioso, tem-se a fibrose tecidual.
10-A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Pode-se afirmar que, em virtude dos seus efeitos fisiológicos, é indicada nos casos de:
R: Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento e tratamento do fibroedema geloide.
11-Assinale a alternativa em que a Fisioterapia não é indicada para o tratamento do edema.
R: Edema pobre em proteínas
12-O sistema circulatório linfático é uma estrutura orgânica multifatorial, formada pela linfa, pelos vasos linfáticos e linfonodos. Ele faz o transporte da linfa, promovendo a anastomose linfolinfática e linfovenosa, e proporciona resistência defensiva-imunitária do organismo. Leduc e Leduc (2007) afirmam que: I. Os vasos linfáticos pré-coletores são valvulados e recebem a linfa coletada pelos capilares para levá-la à rede dos coletores. II. Os canais linfáticos coletores, que recebem a linfa dos pré-coletores, transportam-na até os linfonodos. III. Os movimentos de inspiração e expiração, do sistema respiratório, produzem aumentos de pressões, seguidos de diminuições que facilitam o trânsito linfático até a sua desembocadura venosa. IV. A respiração não tem qualquer ligação com a função linfática, pois a progressão da linfa é facilitada somente por fatores, como contrações musculares e movimentos no sistema venoso. Então, pode-se afirmar que:
R: As afirmativas I, II e III estão corretas.
13-Identificada em 1622 por um italiano chamado Aselli de Crémone, ao dissecar o intestino de um cachorro, a linfa continua causando dúvidas quanto às suas exatas funções. Sabe-se que um dos seus papéis principais reside na condição imunológica, entendendo que, em sua circulação superficial, esta tende a passar por linfonodos para ser filtrada e retomar o sistema circulatório. A drenagem linfática, nesse contexto, estimula esse fluxo superficial e facilita uma ação mais eficaz, sem que o corpo retenha muito líquido, trazendo maiores prejuízos. Assim sendo, na aplicação prática, o trajeto linfático é essencial a uma boa realização técnica terapêutica e deve respeitar:
R: A ação dos linfonodos que, como funcionam como filtros, tendem a lentificar a circulação linfática e, portanto, precisam ser desbloqueados antes do deslizamento superficial
14-A massoterapia por deslizamento profundo é uma das técnicas de massagem mais frequentemente utilizadas. Sobre este tipo de massagem, é verdadeiro afirmar:
R: Está indicada como auxiliar no tratamento de condições crônicas dos tecidos moles, originadas de um remodelamento anormal dos elementos fibrosos decorrentes de uma lesão ou trauma.
15-Sobre as técnicas percussivas de massagem, definimos que: I. A cutilada deve ser efetuada com rapidez e leveza, não devendo ser aplicada outra pressão além do peso dos dedos relaxados ao golpear a superfície da pele em rápida sucessão. II. O erro mais comum na execução da pancada é a flexão e extensão dos cotovelos, ao invés de rotacionar os antebraços. III. As palmadas são efetuadas em uma velocidade bastante lenta, visto que objetiva o alívio da dor e proporciona um efeito sedativo para o paciente, levando muitas vezes ao relaxamento e ao sono. IV. O socamento é uma manipulação de estimulação na qual as bordas ulnares dos punhos frouxamente cerrados e estendidos golpeiam alternadamente em rápida sucessão a região a ser tratada. Então, pode-se afirmar que:
R: Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
16-Uma paciente de 68 anos de idade apresenta linfedema de membro superior direito, após mastectomia radical, e linfadenectomia axilar direita. Considerando a drenagem linfática terapêutica, avalie as seguintes afirmações: 
A drenagem linfática tem aplicação terapêutica sobre a remoção de líquidos e proteínas dos espaços intersticiais, a qual só é possível através da membrana capilar linfática, que é mais permeável que a membrana capilar sanguínea. 
II. A drenagem linfática deve ser realizada em pacientes que desenvolvem linfedema do membro superior após remoção dos linfonodos axilares, a fim de evacuar vias linfáticas, com objetivo de receber um maior volume de líquido da região edemaciada. 
III. A captação, manobra realizada com o objetivo de estimular a reabsorção do líquido acumulado no interstício, deve ser realizada em sentido centrífugo, visto que o direcionamento do fluxo linfático ocorre após a liberação das vias linfáticas. 
IV. Na insuficiência do sistema linfático, a drenagem linfática pode ser realizada com uma pressão de moderada a forte, para que as proteínas dos espaços intersticiais sejam removidas pela drenagem venosa. 
V. Após a dissecção de um grupo de linfonodos,o sistema linfático pode compensar o fluxo linfático com a formação de anastomoses linfolinfáticas e linfovenosas, proporcionando uma alternativa para a drenagem linfática. É correto apenas o que se afirma em:
R: I, II e V.
17-Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e edemas apresentados em membros inferiores no final do período de trabalho, principalmente nas funcionárias do sexo feminino. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os fisioterapeutas deverão incluir: I. Noções básicas de anatomia cardiovasculares e linfáticas. II. Informações quanto à importância da prática de atividade física regular. III. Indicação de tratamentos específicos para esses edemas e algias (dores) detectadas, para os trabalhadores fazerem em domicílio. IV. Informações sobre posturas adequadas a serem adotadas no ambiente de trabalho e no dia a dia. Estão corretas as ações:
R: I, II e IV.
18- O toque terapêutico é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial na pele. O toque é um veículo de conhecimento do outro. Por meio do toque conhece-se a suavidade ou rigidez da musculatura, a secura da pele ou a vivacidade dos tecidos. O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação, sendo a principal ferramenta na terapia manual. Assinale abaixo a opção correta sobre o toque terapêutico.
R: Tocar de modo sistemático, vigorosa ou suavemente, nos pontos e direções certos.
19-Dentre os tipos de linfedemas, pode m os e encontrar os primários e os secundários. Marque a atrativa que é considerado o um linfe d e m a primário
R: C congênito
20-Sobre as manobras funda mentais d a massa g e m , é o primeiro toque na realização o da massagem , é usado para espalha r o óleo das mão s no paciente , podendo o terapeuta sentir qualquer área sobre tensão , marque a opção correspondente
R: Deslizamento superficial

Outros materiais