Buscar

AV de TGA

Prévia do material em texto

GST0562_AV_201408451239 » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO	Avaliação: AV Aluno: 201408451239 ­ SANDRA FERREIRA DE OLIVEIRA
Professor:	LEVI PEREIRA GRANJA DE SOUZA	Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 8,0	Nota de Partic.: 2	Av. Parcial.: 2	Data: 16/06/2016 19:07:52 (F)
1a Questão (Ref.: 770354)	Pontos: 1,0 / 1,0
Para Maslow, é possível explicar a motivação, a partir da elaboração da Teoria das Necessidades Humanas. Comer e dormir, segundo Maslow, são exemplos de necessidades:
Resposta: Fisiológicas.
Gabarito: Necessidades Fisiológicas
2a Questão (Ref.: 63683)	Pontos: 1,0 / 1,0
Visualizamos vários méritos no Estruturalismo. Um dos mais citados é que esta abordagem teórica de administração introduziu uma nova lógica integrativa e não uma lógica que se ocupe apenas em escolher uma direção, para tratar da organização e do indivíduo. Por isso, sua preocupação era reunir fatores que unam as teorias Clássica e Humanista.
Por que a Teoria Estruturalista pode ser considerada integrativa em relação às teorias mencionadas?
Resposta: Surgiu da necessidade de humanizar e democratizar a administração. Reuniu as teorias clássicas e humanista, pois assim achava que o trabalho tinha que ter regras, também achava os trabalhadores bem motivados produziam mais. Na Teoria Estruturalista nasceu o Homem Organizacional. O Homem que se adaptda á varios tipos de organizações, tolera e é resiliente.
Gabarito:
O aluno pode abordar de forma comparativa (relações humanas x teoria clássica) ou descritiva:
A abordagem estruturalista foi uma tentativa de englobar aspectos importantes da abordagem clássica e aspectos relevantes da Escola de Relações Humanas. O elo comum que permitiu unir as duas teorias na abordagem estruturalista é que nenhuma delas via qualquer contradição básica ou dilema insolúvel nas relações entre a busca de racionalidade por parte da organização e a busca de satisfação por parte do indivíduo.
3a Questão (Ref.: 175984)	Pontos: 1,0 / 1,0
O Objetivo da Administração, segundo a Administração Científica de Taylor, era pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção. Assinale a alternativa que NÃO contribuía para o alcance deste objetivo:
 Estabelecer processos padronizados.
 Os empregados devem ser colocados em seus postos com materiais e condições de trabalho adequado. Aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentos para formular princípios.
Criar uma atmosfera de disputa e competição entre os trabalhadores, eliminando a cooperação. Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa.
Gabarito Comentado.	Gabarito Comentado.
28/06/2016
BDQ 
Prova
http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp
4
/4
 
4a Questão (Ref.: 768412)	Pontos: 1,0 / 1,0
Dentre os fatores marcantes da época, o surgimento da Teoria das Relações Humanas teve como origens os seguintes fatos:
 O ressurgimento da Sociologia a partir da descoberta dos trabalhos de Weber, onde propõe um modelo de organização baseado na racionalidade;
 Início da 1ª Guerra Mundial, envolvendo a Europa e os Estados Unidos em operações militares conjuntas;
Necessidade de humanizar democratizar a administração, o desenvolvimento das ciências humanas e as idéias da filosofia e da psicologia dinâmica. .
 Evolução do pensamento administrativo com correntes Anatomistas e Fisiologistas da organização; A Revolução Industrial e a preocupação contínua no aumento da produção das fábricas;
5a Questão (Ref.: 176026)	Pontos: 1,0 / 1,0
Max Weber (1864­1920), sociólogo alemão, foi professor das Universidades de Friburgo e de Heidelberg e ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade através da criação da Teoria da:
Burocracia. Estruturalista.
 Administração Científica. Teoria Clássica.
 Relações Humanas.
Gabarito Comentado.
6a Questão (Ref.: 269833)	Pontos: 1,0 / 1,0
Para a Teoria Estruturalista o conflito entre grupos é um processo social fundamental e é até desejável nas organizações. Analise as afirmativas a seguir e escolha a opção que contém aquelas que são verdadeiras em relação ao conflito: A­ O conflito pode ser considerado um elemento que estimula e promove o desenvolvimento organizacional; B­ É através do conflito que surgem novas idéias, as quais irão contribuir para o processo de mudança organizacional; C­ No gerenciamento do conflito, o gestor deve tomar partido das idéias com as quais mais se identificar; D­ Uma atitude imparcial do gestor em relação ao conflito não conduz à harmonia entre a empresa e seus colaboradores; E­ O conflito permite a discordância e a argumentação, e assim, as organizações e seus colaboradores podem aprender continuamente.
 B, D e E, apenas B e D, apenas
A, B e E, apenas B, C e D, apenas
 A e E, apenas
Gabarito Comentado.
7a Questão (Ref.: 176190)	Pontos: 0,5 / 0,5
Das quatro fases (ou etapas) administrativas, presentes no cotidiano de uma organização, a função Controle apresenta como uma de suas características:
comparar desempenho atual com o esperado. gerenciar mudanças e conflitos.
 determinação de objetivos e metas.
 elaboração da estratégia organizacional. criar estrutura organizacional.
Gabarito Comentado.	Gabarito Comentado.
8a Questão (Ref.: 575459)	Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale a alternativa verdadeira correspondente à hierarquia das necessidades de Maslow, respectivamente de baixo para cima da pirâmide:
 Necessidades de segurança, necessidades fisiológicas, necessidades de estima, necessidades sociais, necessidades de auto­realização.
 Necessidades de segurança, necessidades fisiológicas, necessidades de estima, necessidades de auto­ realização, necessidades sociais.
 Necessidades fisiológicas, necessidades de auto­realização, necessidades de estima, necessidades de segurança, necessidades sociais.
 Necessidades de segurança, necessidades fisiológicas, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de auto­realização.
Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de auto­realização.
Gabarito Comentado.
9a Questão (Ref.: 767916)	Pontos: 0,5 / 0,5
A organização é um sistema humano e complexo com características próprias típicas da sua cultura e clima organizacional. Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resulte em motivação e produtividade. Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora. Entre os itens abaixo listados, marque aquele NÃO tem relação com a predisposição para a mudança:
 Adaptabilidade, ou seja, a organização deve ser flexível para integrar novas atividades, ser receptiva e transparente a novas ideias, venham elas de dentro ou de fora da organização.
 Perspectiva exata do meio ambiente, a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente.
Rigidez, excesso de formalismo, de normas que atrapalham o desempenho de tarefas, dificuldade de comunicação, apego à rotina, obediência a normas e procedimentos.
 Integração entre os participantes, para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado.
 Senso de identidade, o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, e a compreensão e o compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes.
Gabarito Comentado.	Gabarito Comentado.
10a Questão (Ref.: 238179)	Pontos: 0,5 / 0,5
"Ao invés de uma relação de causa­e­efeito entre variáveis independentes do ambiente e as variáveis administrativas dependentes, existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo se­então e pode levar a um alcance mais eficaz dos objetivos da organização".(Chiavenato). A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, ou seja, tudo é relativo e tudo depende.
Sobre esta teoria foram feitas as seguintes afirmações:
­ A partir da verificação de que não existe um único e melhor jeito (the best way) de organizar, surge a teoria da contingência, onde o ambiente externo é visto como um fomentador de oportunidades ou ameaças que influenciam na estrutura e nos processos internos da organização.
­ A concepção das estruturas é condicionada por fatores externos à organização, os quais moldam a
configuração das estruturas.
­ A Abordagem Contingencialista enfatiza o relativismo em administração e a importância do ambiente e da tecnologia.
Está (ão) correta (s):
I, II e III
somente I
 somente I e III somente III
 somente II
 Gabarito Comentado.	 Gabarito Comentado.
Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.

Continue navegando

Outros materiais