Buscar

Projeto de marca

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
ESPECIALIZAÇÃO EM CULTURA DE MODA E MERCADO
MODA, CULTURA E CONSUMO
DOCENTE: RAQUEL MEDEIROS
DISCENTES: FATIMA LIMA E RENATO FERREIRA
GANZ HANG: CULTURA E CONSUMO DE UM PERSONAGEM IMAGÉTICO E FÍSICO
	
FORTALEZA, CE
2015
1 PESQUISA DE CAMPO
Ganz Hang
De acordo com o canal oficial da Ganz Hang, a marca é voltada para o homem sofisticado, moderno e despojado. As roupas traduzem produtos cotidianos com criatividade e tecnologia no processo criativo do produto. A empresa assume ainda que “levar alegria e bem estar aos clientes é sua missão”. 
Homem moderno, despojado, sofisticado
Fonte: site oficial da Ganz Hang 
Sobre a Ganz Hang, pela Ganz Hang
A empresa foi fundada em 2006 e conceituou-se no mercado, alcançou o reconhecimento no segmento de moda masculina junto ao público e aos seus colaboradores, com os quais mantém sólida conectividade.
 
Apresentação de loja
O site oficial informa que as lojas possuem instalações aconchegantes, produtos de qualidade e excelente padrão de atendimento, a marca conquistou seu espaço.
Nossas polos básicas chegaram!! 😱😱 Venham aproveitar toda nossa diversidade de cores e os preços imperdíveis! #VempraGanz #colors #spring
Fonte: Instagram @ganzoficial
 
Missão
“Estar permanentemente plugado nas tendências. Focar e atender as necessidades dos clientes, oferecendo o que há de melhor em termos de moda sempre orientados pelo trinômio qualidade, modernidade e conforto.”
 
Visão
“O homem sofisticado, moderno e despojado é o foco da Ganz Hang e para quem ela cria. Nossa visão é traduzir em produto o cotidiano deste homem, unindo criatividade e tecnologia no processo produtivo. Nossos produtos são pensados e trabalhados desde a textura do tecido até os detalhes do acabamento, valorizando o design, a qualidade e o conforto.”
 
Valores
“Integridade, prazer em servir e compromisso com nossos clientes, fornecedores e colaboradores.”
Sobre as coleções da Ganz Hang
Conforme informado no site da empresa, ao longo do ano são lançadas várias coleções com o intuito de proporcionar ao público um estilo de moda que caracteriza uma maneira de viver. A diversidade de produtos nas coleções e a grande variedade de cores compõem o diferencial da marca.
Dentro das tendências atuais o mundo proporciona estilos diferenciados e as coleções da marca buscam atender o homem moderno, proporcionando conforto e harmonia, unidos a elegância: da areia da praia, passando pelo escritório até os passeios e badalações da noite. Cores, listras, estampas e tudo muito detalhado e elaborado com critério.
Camisas, t-shirts, pólos, malhas, calças, bermudas, shorts, e acessórios distribuídos em tecidos e modelagens variados. Conforto e satisfação além de estilo e sofisticação, convergindo com peças modernas e clássicas, todas de bom gosto. As coleções trazem a brasilidade que remete à vida em cores e sons, porque a empresa aposta que o Brasil é assim.
O portal Bazar La Boutique informa que a marca é de Fortaleza e reforça que “eles [empresa] estão sempre atentos para as últimas tendências internacionais da moda masculina e apresentam aos seus clientes variedades de: camisas, t-shirts, shorts, calças, pólos, malhas e acessórios”.
A partir destes dados, iniciamos a nossa proposta de personagem da marca.
2 PESQUISA DE PERSONAGEM DE MARCA
Para discorrermos nesta proposta, sentimos inicialmente uma necessidade textual para finalizarmos com um gráfico interativo do personagem e suas influências modernas. Este homem imagético a qual descreveremos se chama Bruno Feijó Filho, ou apenas Bruno.
Família, carreira e emprego
Filho único de um empresário, que trabalha com o ramo de couro no Nordeste, chamado Bruno Feijó e de uma nutricionista chamada Maria Clara Feijó, ele é administrador de empresas formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2010. Seu lema de vida é: “viver o hoje para não se arrepender amanhã”.
Trabalha junto com o pai, onde foi designado como CEO da empresa, com um salário variável em torno de R$ 6 mil (líquido). Sabe como se portar quando precisa defender os negócios e apresentar a instituição para colaboradores, fornecedores, investidores e amigos. Atualmente, com 27 anos e capricorniano convicto, mora com os pais em uma casa no bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza, mas logo planeja “voar” para ter seu próprio lugar e constituir família.
Relacionamentos
Bruno é heterossexual. Namora há cerca de um ano e oito meses uma estudante do curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro (FA7), chamada Lívia Rocha Menezes, de 24 anos. Ambos entrelaçaram rotinas liberais, sem a necessidade do romantismo do século passado (popularmente chamado de ‘grude’ ou ‘chiclete’) e desempenham suas tarefas sem obrigações de “explicações”.
Contudo, sonha em (futuramente) casar e comprar um apartamento em um residencial, onde possa receber amigos para uma confraternização no fim de semana. Quer depois dos 35 começar a planejar dois filhos: um menino e uma menina.
Realizações e desafios
O CEO tem o maior orgulho de sua faculdade de Administração, que foi muito “pesado” na época em que estava à flor da idade, com seus 22 anos (terminou antes de completar 23). Em meio as baladas, bebedeiras com amigos e relacionamentos líquidos, finalizou uma monografia com nota final 9. Os desafios que Bruno enfrenta são: trocar o carro, para estar sempre ‘na moda do mundo automotivo’, pois atualmente possui um HB20 (da Hyundaii); sair da casa dos pais para alcançar o que chama firmemente de liberdade; montar o próprio negócio para promover mais orgulho à família.
Hobbies e interesses
Bruno adora cuidar do cachorro, um bulldog, que cria há dois anos. Este é seu terceiro cachorro - o primeiro, um labrador, mas era muito bagunceiro e ele não tinha pique para “acompanhá-lo”; o segundo foi um pitbull, mas tinha uma natureza agressiva. Para além disso, o jovem gosta de passear nos fins de semana pelos shoppings, assistir filmes no cinema VIP do Shopping RioMar Fortaleza com a Lívia, se arriscar a praticar o surf e suas modalidades - embora saiba que isto não passará de um mero hobby passageiro - e conhecer algumas belezas naturais. Ele reforça estes prazeres com publicações de fotos no seu Instagram (selfies, na maioria das vezes, fotos de pratos gourmet de alguns restaurantes e paisagens naturais que conheceu).
Gosta de viajar pelo Brasil, mas só pelos lugares descolados e populares, como o Rio de Janeiro e São Paulo (capital), Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e Brasília. Pretende conhecer Campo Grande, Manaus e Cuiabá futuramente; sem prévia; sem tanto “tesão”.
O CEO se interessa ainda por algumas práticas, digamos, naturais, como a academia - antônimo de “tomar bomba” e evita cigarros. Não bebe cerveja, pois dá barriga, mas não deixa de tomar vodka com energético na balada, que frequenta pelo menos umas duas vezes por mês.
Possui ainda uma paixão platônica pelos filmes blockbusters com muita ação, muita proximidade às demais redes sociais na internet, como o Facebook e o Snapchat e curte leituras quem enriqueçam seu vocabulário e conhecimentos da administração, marketing e fotografia.
Medos
Dentre os maiores medos de Bruno estão: perder a família (morte); permanecer solteiro por muito tempo (caso seu relacionamento não dê certo - uma vez que ele leva isso em consideração na modernidade líquida); passar uma imagem desleixada e antiquada; ficar pobre.
Estes dados são necessários para o entendimento da nossa timeline legenda, na página a seguir.
Tópicos para compreender a timeline legendada do personagem:
Bruno Feijó Filho;
Fortaleza, cidade de Bruno;
Administração, o curso no qual Bruno é formado;
Unifor, instituição na qual Bruno se formou;
O pai de Bruno;
A mãe de Bruno;
O cachorro de Bruno;
Capricórnio, o signo de Bruno;
Atitudes de Bruno: um homem ligado a família;
Couro: o ramo dos negócios de Bruno;
Dionísio Torres,onde Bruno mora;
O carro de Bruno. Um HB20, da Hyundaii;
Lívia, a namorada de Bruno;
O futuro não tão próximo de Bruno: filhos com Lívia;
Academia, uma das atividades de Bruno;
Balada, outra atividade de Bruno;
Vodka, a bebida preferida de Bruno;
Instagram, uma das redes sociais mais acessadas por Bruno;
Shopping RioMar, o preferido de Bruno;
Filmes blockbuster: o estilo que Bruno prefere;
Surf: um esporte praticado por Bruno;
Fotografia, uma paixão de Bruno;
Rio de Janeiro, um dos destinos preferidos de Bruno;
Brasília, outro destino querido de Bruno;
Facebook: uma rede social que Bruno se sente próximo;
Snapchat é outra rede social que Bruno acompanha;
Um medo de Bruno: ficar sozinho (sem companheira);
Medo de perder a família (morte);
Medo de ficar “cafona”;
Medo de ficar pobre.
Um dia na semana de Bruno Feijó Filho (quarta-feira)
O dia do Bruno começa cedo na semana. Ele acorda por volta de 5h30, toma um banho e sempre escolhe uma roupa despojada (e confortável), porém com ar “sofisticado” para se adequar ao cargo de CEO da empresa do pai. Às 7h se reúne com os pais para o café da manhã e aproveita para conversar sobre as questões do dia da empresa e até assuntos familiares.
Após o café, às 8h, ele vai para academia e faz um hora de treino de musculação. Não é algo do tipo “culto ao corpo perfeito”, mas exercícios para manter a saúde e melhorar a disposição ao longo do dia. Ao sair da academia, por volta de 9h ele se direciona a empresa da família, que se localiza no centro de Fortaleza e permanece lá até aproximadamente 12h30, trabalhando ao lado do pai. 
 Por volta de 12h30 às 13h30, sai para almoçar com o pai em restaurantes próximo da empresa e sua mãe eventualmente acompanha os dois quando pode, já que sua clínica de nutrição fica no bairro Meireles e muitas vezes o trânsito é intenso nesse horário e fica inviável para esse encontro. 
 	Depois do almoço, retorna com o pai para o trabalho. No primeiro período da tarde, entre 13h30 e 15h, ele se dedica a conhecer novos fornecedores de couros, em ação de compra e venda e também realiza reuniões com seus os antigos fornecedores, verificando sempre as novidades do mercado, novas tecnologias, valores e qualidades do produto comercializado. Após essa atividade, entre 15h e 19h, se dedica ao atendimento direto aos seus clientes, analisando a viabilidade dos serviços a serem prestados, como aplicação do couro (natural ou sintético) no âmbito da decoração de ambientes (estofamentos, painéis de couro e conjuntos de utensílios domésticos) e também produtos de moda (bolsas, sapatos, mochilas, biquínis e roupas).
O dia de trabalho finaliza e o início da noite chega. Bruno sempre tem no carro uma mochila com uma roupa de esporte. Uma bermuda e camiseta, que são feitas com suplex, que são peças recomendas para atividade de impacto pois contém o fio mais leve, deixando a peça menos pesada e com fácil transpiração, facilitando a velocidade e flexibilidade. Assim, após um lanche leve e a troca de roupa, ele vai até o calçadão da Beira-Mar praticar uma hora de caminhada, geralmente de 19h30 às 20h30 e aproveita para levar o cachorro para passear. 
Após a corrida, vai direto para sua casa, toma banho, janta e relaxar com sua família. Por volta das 22h, assiste telejornais e também navega na internet para estar sempre informado do que está acontece no mundo. Antes de dormir, entre 23h e 0h, se dedica aos livros sobre os seus temas preferidos, como administração e fotografia. A prática da corrida é feita sempre de segunda-feira à quinta-feira.
Um dia no final de semana (sábado)
O final de semana chega, mas para Bruno sábado também é dia de trabalho. Ele acorda 6h, toma seu banho e se arruma para trabalhar. Ele se permite ir com roupas mais despojadas do que as usuais. Geralmente usa pólo e bermuda. Essa mudança no vestuário acontece pois no sábado a empresa funciona até 12h e apenas frequentam o ambiente o pai, bruno e o gerente.
O café da manhã acontece por volta das 7h com seus pais e às 8h ele se desloca para empresa com seu pai, permanecendo por lá até o meio-dia. Nesse meio período de trabalho, eles resolvem coisas pendentes da semana e também fazem o planejamento da próxima semana, marcam visitas a fornecedores e clientes. 
Na hora do almoço se dedica aos amigos. Sai do trabalho as 12h30 e geralmente marca de sair para almoçar com sua turma da época de faculdade e ter um momento de lazer e descontração. Permanece nesse almoço mais estendido até 15h. 
Após esse momento com os amigos, ele vai para o curso de fotografia (sua outra paixão desde da adolescência), porém descompromissado, que acontece de 16h às 18h, na Massive Escola de Fotografia, um laboratório de arte da imagem Fotográfica, bem renomado em Fortaleza.
Quando termina a aula do curso, por volta das 18h, vai para sua residência, toma um banho e veste uma roupa, calça jeans e uma camisa, mais clássico e confortável para desfrutar da sua próxima saída. Por volta das 19h, Bruno vai de encontro com sua namorada Lívia, janta e depois assiste um filme no cinema VIP do Shopping RioMar Fortaleza. No fim do sábado, deixa a namorada em casa, por volta da meia-noite ele vai para casa e antes de dormir, lê um pouco mais sobre administração, marketing ou fotografia.
3 PESQUISA DE CONSUMIDOR
O consumidor Ganz Hang é o homem pós-moderno cearense, residente de Fortaleza, uma vez que as lojas físicas só estão disponíveis na capital cearense. Para reforçar este pensamento, a empresa deixa claro que para ser um franqueado da marca, o candidato deve ter suas instalações na mesma cidade. Tal pensamento ainda remete aos amarros com a cultura local, o que opõe ao liberalismo de outras grandes marcas, como a Florinda (cearense) ou a Damyller (catarinense) distribuídas Brasil afora, por exemplo.
Este homem possui fortes raízes geográficas e influências tecnológicas. Ele está intrinsecamente ligado no que acontece mundo afora por meio da internet e é por meio dela que ele programa suas refeições, programas de lazer e roteiros diversificados para uma rotina monótona de quem não busca diversidades territoriais.
Compreendemos, e arriscamos, dizer que este personagem tradicionalista é ligado as áreas das ciências exatas pelo entendimento da agilidade em fórmulas concretas e resultados com prazos estipulados e objetivos. Isto contrapõe as ciências humanas, que possuem fórmulas ligeiramente - ou gradativamente - diferentes umas das outras, se sequer a certeza da obtenção de um resultado. Para solidificar isto, basta olharmos as coleções espalhadas pelas lojas e divulgadas pelas redes sociais, sempre com o mesmo corte, estampas semelhantes, o que se assemelha às “fórmulas exatas”.
Não possui perfil político - o que não o exclui de um partido político - pois está preocupado e ocupado demais com suas soluções e guarda o tempo livre para passar com a família e se divertir com amigos/romances. Já o perfil econômico deixa explícito que a classe social do qual pertence é médio/médio alto/alto, disposto a desembolsar um pouco mais por roupas, digamos, “comuns” aos olhos de quem estuda Design de Moda.
Colocamos ainda em evidência as influências culturais deste consumidor da Ganz Hang. Ele pode parecer um pouco mais alternativo, mas está altamente ligado ao pop brasileiro (e aqui nos referimos ao que é popular, de gosto público, não ao estilo musical “pop”). É o homem que frequenta os restaurantes/lanchonetes mais falados no momento, escuta os hits da rádio atual, assiste séries que todos comentam e possui os principais aplicativos de celular para se atualizar no universo líquido contemporâneo.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Assim como os suportes que dão forma aos líquidos do universo “baumânico” (de Bauman), este trabalho extraiu nossas perspectivas do consumo de moda a partir da montagem de um possível personagem de uma empresa já existente no Ceará. Uma vez que o homem e a mulher da pós-modernidade estão intrinsecamente ligadas à moda e é ela que gera identidade a sua figura,o consumo está ali, in off, pronto para atingir como uma agulha hipodérmica – literariamente dissertando – àqueles aos quais caminham por estas terras.
Com a empresa Ganz Hang não foi diferente. Em uma alusão aos logotipos, sempre acompanhados de um avião, o cliente alça voo depois que compra uma roupa. As lojas apresentam a aeronave quase pousada, alçando sua partida, enquanto as peças já apresentam o veículo em pleno ar.
Montagem: design de marca gráfica e digital + marca aplicada às roupas
Fonte: Facebook Ganz Hang
	Com isso, somos levados a compreensão de uma marca que busca alcançar o homem que preza pelo estilo com um lugar para pousar e encontrar em um espaço físico seu lar, sua origem, seu estilo de vida.
REFERÊNCIAS
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Editora: Jorge Zahar Editor Ltda, 2001.
Facebook: Fanpage Ganz Hang. Disponível em <https://www.facebook.com/GanzHangGH/?fref=ts> Acesso em 13 nov. 2015.
Instagram: Perfil Ganz Hang. Disponível em <https://instagram.com/ganzoficial/>. Acesso em 13 nov. 2015.
Portal Bazar La Boutique: Homem moderno sempre veste Ganz Hang!. Disponível em <http://www.bazarlaboutique.com.br/blb/2015/05/23/homem-moderno-sempre-veste-ganz-hang/> Acesso em 12 nov. 2015.
Portal Ganz Hang. Disponível em <http://www.ganzhang.com.br/> Acesso em 12 nov. 2015.

Continue navegando