Buscar

Roteiro de leitura Antro2 Radcliffe Brown

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA II 
Roteiro de leitura
RADCLIFFE-BROWN, A. 1973. “Prefácio”, In: FORTES, M. e EVANS-PRITCHARD, E.E. Sistemas políticos Africanos, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.
1) Segundo o autor, qual a tarefa da Antropologia Social? Como deve ser empregado o método comparativo, principalmente no que se relaciona com a qualidade dos dados?
2) Quais os problemas observados pelo autor quando tentamos classificar as sociedades humanas? Como é possível contorná-los?
3) Porque o autor afirma que o Estado soberano não pode ser visto como uma norma? O que critica nas teorias políticas da época?
4) Como o autor trata as definições sobre “sociedades políticas”, “organização política”, “estrutura política” e “sistemas políticos” ao longo do texto? O que distingue cada uma delas (por exemplo, em relação à autoridade, ação coletiva, coerção social, etc.)?
5) Qual a crítica de Racliffe-Brown ao Dr. Wagner? A partir dela, como ele propõe que seja entendido o Direito Criminal?
6) O autor, ao longo do texto, define diversas formas de sanções observadas nas sociedades africanas. Quais são elas e como o sentimento público se expressa em cada uma delas?
7) O que faz as pessoas se conformarem às sanções sociais? O que faz os diversos tipos de sanções se tornarem eficazes?
 
8) Em que situações a ação coletiva não pode ser entendida como uma forma do Direito?
9) Como o autor define, neste texto, a estrutura social? Como ele entende o equilíbrio social nesta apreensão de Estrutura?

Outros materiais