Buscar

nutricao gestação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestante
Nutrição
.
Grupo:
Nomes
Professor(a): 
Tema: Gestante/Nutrição
Turma: 
PRIMEIRO TRIMESTRE:
Uma verdadeira revolução está em andamento no corpo da mulher. Ao forjar uma nova vida, o corpo feminino é inundado por hormônios. Seios pesados e uma série de mal-estares são os sinais mais evidentes da gestação para a maioria das mulheres. Fazer o pré natal;exames,vacinas em dia(3 dose dupla adulto contra a difteria e tétano com intervalo de 60 dias:1ªcom 4 meses,2ª com 6 meses e a3ª com 8 meses para as novatas ou para mamães com menos de 5 anos da última gravidez com cartão em dia tomar somente o reforço no 4º e 8º mês de gestação) e um bom acompanhamento médico cujo o objetivo é o acompanhamento em todas as fazes da gravidez é muito importante para que a gestação ocorra o mais tranquilo possível. Enquanto a atenção da gestante se fixa nas alterações corporais, o bebê vai se desenvolvendo em ritmo acelerado: é nesses três meses iniciais que seus principais órgãos se formam .O corpo do embrião tem a forma de um C.Os dedos das mãos e pés já são visíveis. As pálpebras começam a formar-se e vão permanecer ainda algum tempo fechadas. O cordão umbilical permite a passagem do sangue da placenta para o bebê transportando energia e oxigênio. e ele deixa de ser um simples embrião para assumir a condição de feto, já com contornos humanos.
os sintomas típicos dessa fase: retenção de líquidos, inchaço, dores e desconfortos nos seios, pernas e barriga, vômito, enjoos, manchas na pele, e aquilo que os médicos chamam de perversão do apetite - o desejo de comer coisas estranhas e fora de hora,fazem o intestino trabalhar mais lentamente, causando a prisão de ventre, e promovem bruscas alterações de humor, que levam a gestante do riso ao choro em segundos. 
No Final do primeiro trimestre, mediante uma alimentação balanceada, a mulher engordou cerca de 1 quilo. Se sofreu muito com enjoos e vômitos, pode até ter emagrecido. Nesse momento,a saúde do embrião vai depender da condição nutricional pré-gestacional da mãe e também da sua reserva energética,de vitaminas,minerais e oliogoelementos
Orientações nutricionais gerais na gestação
 Náuseas e vômitos: Ao acordar,comer 2 ou 3 torradas e esperar alguns minutos antes de levantar.Comer alimentos frios,secos ou pastosos,mingaus,vitaminas.Comer alimentos beber água devagar. fracionar a dieta em varias refeições ao dia,evite alimentos gordurosos,industrializados em geral e muito condimentados. 
 AZIA:Evitar,em jejum café ou chá preto e mate.Dar preferência para chá de camomila,frutas,erva doce ou cidreira. Evitar bebidas alcoólicas,excesso de açúcar,doce e gorduras,temperos picantes,deitar após as refeições.
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL:Ingerir líquidos(média 2 litros ao dia); Comer alimentos com fontes de fibras(frutas,vegetais folhosos,legumes,cereais integrais) , e com orientação profissional praticar atividades física
Inicia-se um período de adaptação do organismo da gestante às repercussões do desenvolvimento do feto restabelecendo o equilíbrio hormonal.Os desconfortos iniciais diminuem e a barriga ainda não pesa tanto - esta é considerada a melhor fase da gravidez. 
Enjoos e vômitos geralmente desaparecem após os primeiros três meses de gestação. O bebê já está com os principais órgãos formados, escapou da fase mais crítica para as malformações e, com isso, a futura mamãe superou boa parte de seus medos em relação ao pequeno ser que está gerando. É comum sentir-se invadida por uma onda de energia e disposição. Por tudo isso, o segundo trimestre é apontado por médicos e gestantes como a melhor fase da gravidez. A partir de agora o bebê chama-se feto. Todos os órgãos internos estão completamente formados. A estrutura óssea adquire alguma consistência marcando o período fetal. 
SEGUNDO TRIMESTRE
Por volta do quinto mês, é provável que seus seios já produzem colostro, substância rala que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida. Faça a limpeza normal, sem espremer o bico. Adote sutiãs com alças e base mais largas e confortáveis e aumente a numeração. No final desse período, você poderá estar usando no mínimo dois números acima do seu manequim habitual. Aproveite a hora do banho para ir preparando os mamilos para o momento da amamentação, esfregando-os suavemente com uma esponja vegetal. Isso irá fortalecer a pele da região, evitando rachaduras quando o pequeno começar a sugar.
Para a grávida, há um aumento de 300 calorias diárias, durante o segundo e o terceiro trimestre de gravidez. Isso corresponde a 1 copo de leite e 1 fatia de pão integral ou 1 iogurte e 1 xícara de salada de frutas ou 1 copo de suco de frutas e 1 fatia de pão integral com queijo. O ganho de peso correto protege a mãe e traz um crescimento adequado ao bebê.De forma simplificada .
Seu apetite aumenta na exata proporção em que o bebê cresce,
mas,
lembre-se:
 
NÃO COMER POR DOIS E SIM ALIMENTOS VARIADOS E COLORIDOS EM PEQUENAS QUANTIDADES.
 O ideal é se alimentar de 3 em 3 hs/dia.Mas tente ater-se a uma dieta balanceada e rica em fibras,pois seu intestino,que ficou preguiçoso logo nos primeiros meses de gestação,continua trabalhando lentamente e cada vez mais espremido pelo útero que se amplia. 
 Resumindo a alimentação da gestante,deve conter:
Grãos e cereais(pães,arroz,aveia e massas),Leguminosas(feijão,grão-de-bico e soja),Laticínios(leite queijo e iogurte),Carnes magras,aves e peixes,Hortaliças e frutas .
 PIRÂMIDE para gestante sem restrição alimentar 
O EXESSO DE PESO EM GESTANTES corre o risco de ter: 
Hipertensão Arterial podendo levar a um quadro de pré-eclampsia, dislipidemias (alteração do colesterol ruim), diabetes gestacional, dores nas costas,problemas respiratórios,cardíacos (tanto para a mãe como pra o bebê) dificuldades para a realização de parto natural, e no caso de cesariana, dificuldades do anestesista em ultrapassar a camada adiposa, tendo as vezes que optar por anestesia geral.E se for preciso procure um especialista nutricionista/nutri terapia para fazer um acompanhamento gestacional adequado. A assistência nutricional à mulher tem como objetivo:
Avaliar o estado nutricional da mulher;
Traçar o perfil nutricional e identificar possíveis carências ou excessos causados pela alimentação;
Propor plano alimentar para o período gestacional ou necessidade específica;
Traçar metas de ganho de peso até o final da gestação, possibilitando realizar as devidas intervenções quando necessário;
Oferecer orientações nutricionais para os diferentes sintomas
Traçar objetivos para perda ou manutenção de peso, por meio de dieta equilibrada
Minimizar possíveis desconfortos provenientes do período;
Esclarecer de dúvidas relacionadas à alimentação.
ATENÇÃO! O cardápio aqui sugerido é apenas uma referência. Se você pretende utilizá-lo na sua dieta, consulte o seu médico ou nutricionista que realiza o seu pré-natal para que ele aprove a utilização ou promova mudanças para adequar às suas necessidades. O ácido fólico ou folacina é uma vitamina  essencial para prevenir má formação congênita, sua deficiência no organismo pode causar a má formação do tubo neural. 
IMPORTANTE!
Esse cardápio é uma recomendação para mulheres grávidas de 1 (um) bebê que estejam de gestação e que estavam eutróficas (bem nutridas) antes da gestação, estejam dentro do peso ideal, não possuam restrição alimentar 
OBSERVAÇÃO:
Essa dieta foi elaborada a partir de práticas clínicas observadas no consultório da especialista e os cálculos para obtenção das necessidades diárias de valor energético (calorias) tiveram como referência a Taxa Metabólica.
Cardápio para gestante sem restrição alimentar 
Atenção com o corpo
A atividade física durante a gravidez proporciona a diminuição do estresse, aumenta a resistência cardiorrespiratória e tonifica a musculatura. Assegura, ainda, boa postura, favorece o bem-estar geral durante a gestação e a recuperação após o parto.
Por todos esses benefícios, essa prática é estimulada e até recomendada pelos médicos, mas só deve ser feita sob a orientação de um profissional especializado em trabalhar com gestantes. 
As atividades mais recomendadas:
caminhadas, natação, bicicleta ergométrica, hidroginástica, aulas de ginástica que não envolvam impacto, exercícios respiratórios e RPG (Reabilitação Postural Global). 
As que não são recomendadas:
exercícios que envolvam excesso de carga e repetição, saltos, mudanças bruscas de direção, movimentos fortes e projeção do tronco para frente sem flexão dos joelhos. Também os esportes que implicam contato físico, como futebol e basquete, além de salto em piscina, surfe e equitação. 
TERCEIRO TRIMESTRE:
O bebê começa a acumular gordura e a mamãe se sente mais pesada do que nunca. 
1. Com 28 semanas, o bebê está bem parecido com o que será ao nascer, falta só ficar mais cheinho. 
2. Com 40 semanas, ele já perdeu boa parte da penugem que o protegia. 
É nessa época que se acentua o chamado "andar de pato" da grávida, resultado da postura que precisa manter por causa do peso da barriga. Bom período para frequentar cursos de gestantes, onde, além de informações sobre os primeiros cuidados com o bebê, a mãe estreante poderá dividir com outras mulheres os seus medos e dúvidas em relação ao ritual que envolve o nascimento. Essa troca de "figurinhas" é uma boa maneira de lidar com a ansiedade e as angústias comuns nesse momento.Ao final o feto continua a se mexer, e está finalmente pronto para nascer. Ele não tem muito espaço para se movimentar e ainda dá alguns pontapés.
Nos três meses finais,a gestante deve ganhar em torno de 4 quilos. Se manteve um controle adequado de peso ao longo dos nove meses, terminará a gestação com 8 a 12 quilos a mais do que tinha antes de engravidar. O bebê, já crescido, vai pressionar seus órgãos internos e você terá de suportar uma série de desconfortos típicos dessa fase, como azia, consequência da pressão do útero sobre o estômago.
Também por isso, mesmo que não coma muito você se sentirá empanturrada.Uma forma de driblar esses incômodos é se alimentar mais vezes ao dia, mas sempre em pequenas quantidades.E evitar frituras, temperos muito fortes bebidas alcoólicas e gasosas,que predispõem à azia e a obesidade.
 
16
A falta de ar é causada pela pressão do ventre desenvolvido sobre o diafragma. À noite, procure alívio deitando-se de lado com travesseiros extras até a altura do ombro, o que elevará o tronco. Pela ação da gravidade, as vísceras e o útero se afastarão um pouco do diafragma. Nas crises respiratórias provocadas por esforço físico, pare o que está fazendo e respire lenta e profundamente. Mas se as ocorrências forem muito frequentes, consulte seu médico. Em alguns casos, a falta de ar está associada à anemia por uma deficiência de ferro ou ácido fólico ou a problemas cardíacos maternos. 
É normal a gestante ficar anêmica na fase gestacional;a necessidade de folato (feijão preto,lentilha,grão-de-bico,brócolis,couve cozida,espinafre,laranja com bagaço,abacate,beterraba,couve-flor cozida,ovo de galinha) aumenta muito durante a gestação,é fundamental para a divisão celular e formação do tubo neural do feto.quando níveis diminuídos a gestante pode desenvolver anemia megaloblástica. Além de estar associada a um maior risco de sangramento no 3º trimestre:aborto,deslocamento de placenta,prematuridade e baixo peso do bebê ao nascer.
Dica:
 O consumo de frutas ricas em vitaminas c,facilita ao organismo absorver o ferro. 
E...
O excesso de sal pode levar a gestante a ter complicações como aumento da pressão arterial e até a eclampsia.
Com a bexiga também pressionada, você poderá ter perdas involuntárias de pequenas quantidades de urina sempre que tossir, correr, rir ou fizer algum esforço. A melhor prevenção, nesse caso, é urinar com maior frequência. Cãibras são também comuns nesse período e podem ser sintoma de falta de cálcio e potássio. Quando for atacada por elas, massageie a parte do corpo afetada e faça alongamento do músculo. Após passar o incômodo, caminhe para estimular a circulação. 
Após o 9º mês a gestante passa a ter contrações uterinas,expulsão do tampão mucoso,redução do movimento do bebê,ruptura do saco amniótico,a barriga desce e as contrações aumentam e quando surgirem a cada 5 minutos com ou sem rompimento da bolsa das águas,é hora de ir para MATERNIDADE! O bebê já se encontra em posição de nascimento(a cabeça fetal insinua-se na pelve). 
 Fases Da Gravidez
Depois de nove meses é chegada a hora do parto
 foto simulação:Na hora da chegada do bebê.
Não importa o trimestre da gestação
O pré-natal é muito importante.Há uma
 equipe de enfermeiros,nutricionistas,e
médicos que vão te apoiar e orientar.
Alimente-se bem;seja uma gestante 
saudável e feliz. 
SEU BEBÊ AGRADECE!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais