A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Estudo Dirigido AV1 Aprendizagem e Memoria

Pré-visualização | Página 1 de 4

Estudo Dirigido AV1 Aprendizagem e Memoria
Thorndike, nos experimentos com gatos, procurou trazer uma forma mais precisa de medir a aprendizagem, por meio de estudos quantitativos que visavam:
( ) Número apenas dos erros
( ) Medir o tempo gasto para executar a tarefa.
( x ) Avaliar as classes dos comportamentos desempenhados pelos animais
( ) Número apenas dos acertos
( ) Número apenas das tentativas
Sobre os estudos da análise do comportamento e dos princípios comportamentais, pode-se dizer que Skinner foi um grande pesquisador, que trouxe ricas reflexões sobre a aprendizagem. Seus primeiros estudos foram baseados em:
( ) Apenas punição
( ) Reforço negativo
( x ) Reforço positivo
( ) Recompensas
( ) Reforços positivo e negativo
Sobre o experimento realizado na caixa problema por Thorndike, vários nomes foram atribuídos, tais como: Lei do efeito, Tentativa e erro e Lei do uso e desuso ou Lei do exercício, é correto afirmar que:
( x ) Quanto mais usada a resposta na situação mais forte será a conexão, assim como ocorre o contrário: o desuso prolongado da resposta tende a enfraquecer a associação.
( ) Não se deve nunca parar de usar uma resposta, pois ela é esquecida e apagada da memória.
( ) Os animais são diferentes dos seres humanos, pois eles quanto menos usam a resposta mais eles aprendem.
( ) É preciso apenas usar um tipo de resposta, pois o ser humano não é capaz de aprender mais de uma solução para um único problema.
( ) É obrigatório parar de usar uma resposta por um determinado tempo para que a aprendizagem ocorra.
No início do estudo da aprendizagem, o conexismo de Thorndike era vinculado às ideias do estruturalismo, devido a este afirmar que:
( ) As afirmativas B e C estão corretas, porque ambas relatam a formação do corpo humano.
( ) O comportamento e a aprendizagem são estudados pela estrutura do corpo humano.
( x ) Para estudar o comportamento e a aprendizagem, dever-se-iam decompô-los ou reduzi-los aos seus elementos mais simples para chegar aos mais complexos.
( ) É preciso entender as estruturas alheias para conseguirmos interpretar as nossas próprias formações.
( ) A aprendizagem é fruto da maneira de a sociedade se estruturar
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que descreve adequadamente as características do comportamento inato:
( ) Processo local que envolve um grupo muscular determinado. Diferencia-se do instinto, pois este envolve o organismo como um todo.
( ) Complexo, individual, específico para um determinado sujeito, de aparecimento súbito, não requer treino nem experiência anterior.
( x ) Complexo, universal, uniforme para uma determinada espécie, de aparecimento súbito, não requer treino nem experiência anterior. Possui valor de sobrevivência.
( ) Comportamento discreto que demora a ser registrado no repertório comportamental do sujeito. 
( ) Manifesta-se através de mudanças relativamente duradouras do comportamento que resultam de experiência ou treino anterior com um sentido progressivo de adaptação ou ajustamento.
Várias foram as terminologias desenvolvidas sobre a aprendizagem. Abaixo apenas uma alternativa apresenta uma das terminologias aceita nos dias atuais, assinale-a.
.
( ) As afirmativas A e B estão corretas, pois ambas se preocupam em aumentar o comportamento e assim obter a aprendizagem.
( ) Retirada de reforçadores positivos disponíveis, imediatamente após o responder, resulta em aumento na probabilidade.
( ) Apresentação de reforçadores negativos imediatamente após a emissão de uma resposta resulta em aumento deste tipo de resposta.
( ) Apresentação de reforçadores positivos imediatamente após a emissão de uma resposta resulta em aumento na probabilidade (reforço positivo);
( x ) Apresentação de reforçadores negativos anteriormente à emissão de uma resposta resulta em aumento da probabilidade desta mesma resposta.
Um dos exemplos que pode ser citado quanto à utilidade dos experimentos de Thorndike à vida dos seres humanos é:
( ) Contribuição para o lar
( ) Contribuição para a sociedade
( x ) Contribuição para as viagens
( ) Contribuição para a maternidade
( ) Contribuição para a educação
O processo de condicionamento clássico ou pavloviano envolve a aprendizagem de respostas involuntárias do organismo, neste processo, podemos identificar o estímulo condicionado como sendo:
( x ) nova denominação do estímulo neutro após sua associação com o estímulo incondicionado.
( ) resposta eliciada pelo estímulo incondicionado.
( ) estímulo que não mantém relação com a resposta em questão.
( ) resposta natural ao estímulo incondicionado
( ) estímulo que naturalmente elicia determinada resposta.
Se depois do condicionamento houver apenas a apresentação do estímulo condicionado (som) sem a apresentação do estímulo incondicionado (comida), a tendência é de a resposta condicionada reduzir (salivação). Este processo do condicionamento clássico é:
( ) Recuperação espontânea
( ) Aquisição
( ) Discriminação
( ) Generalização
( x ) Extinção
Skinner, Thorndike, Pavlov, Watson e outros pesquisadores tentaram definir a aprendizagem por meio da análise do comportamento, e graças aos seus estudos que podemos ter terminologias atuais que relatem os estudos da aprendizagem. Assinale abaixo a alternativa mais correta sobre o entendimento atual do aprender:
( ) Aprende-se apenas quando a recompensa é apresentada
( x ) Aprende-se quando existe a remoção de reforçadores negativos após a emissão de uma resposta que resulta em aumento na probabilidade deste comportamento voltar a se repetir.
( ) Aprende-se apenas quando o reforço positivo é apresentado
( ) Aprende-se quando a punição apenas é apresentada
( ) Aprende-se apenas quando há um assistente para fornecer as condutas mais adequadas
Um dos métodos já utilizados na ”cura” para o tratamento de beber utiliza o seguinte procedimento: apresenta-se à pessoa a bebida que ela mais gosta contendo uma substância que provoca náuseas. A resposta de vomitar não é aprendida, mas provocada naturalmente pela substância nauseante. Através do pareamento da substância nauseante com a bebida, esta finalmente adquire a função de eliciar náuseas. Neste caso pode ser adquirida uma resposta de esquiva na qual o sujeito evita a bebida ao invés de tomá-la. Identifique o tipo de procedimento relatado acima.
( ) estímulo neutro
( ) observação
( ) aprendizagem social
( x ) condicionamento clássico
( ) condicionamento operante
Identifique o procedimento utilizado no exemplo abaixo. Skinner teve êxito em treinar pombos para que jogassem uma partida simplificada de pingue-pongue. De início, Skinner reforçou os pombos sempre que estes se viam frente a uma bola de pingue-pongue; depois, reteve o reforço até que os pombos se aproximassem da bola; e, mais adiante, reforçou-os quando tocavam na bola com o bico. Eventualmente, o pombo só era reforçado quando golpeava a bola.
( ) evitação
( ) contracondicionamento
( ) generalização
( x ) modelagem
( ) extinção
Para que se possa extinguir uma aprendizagem adquirida por condicionamento clássico, deve-se:
( ) utilizar punidores físicos
( x ) omitir o estímulo incondicionado
( ) retirar o reforço que o indivíduo está recebendo
( ) utilizar punidores potenciais
( ) omitir o estímulo condicionado
Quais eram as duas propostas de Skinner para o condicionamento operante?
( ) Codificação; arquivamento
( ) Codificação e modelagem
( ) Modelagem e reforço
( ) Codificação; manutenção
( x ) Codificação e reforço.
Se depois do condicionamento houver apenas a apresentação do estímulo condicionado (som) sem a apresentação do estímulo incondicionado (comida), a tendência é de a resposta condicionada reduzir (salivação). Este processo do condicionamento clássico é:
( ) Discriminação
( ) Aquisição