Buscar

QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL
11 - Dessa forma, os embargos de declaração interpostos com o nítido propósito de pré questionamento não configuram abuso por parte da recorrente, por isso não incide a multa prevista art. 538 do CPC (correspondente aos §§ 2º e 3º do art. 1.026 do NCPC). Nesse sentido é a Súmula 98/STJ: “Embargos de declaração manifestados com notório propósito de pré questionamento não tem caráter protelatório”.
12- A pretensão dela é juridicamente possível, por força do artigo 843, CPC. O artigo fala sobre a preferência do cônjuge não executado, adquirir o bem alienado preferencialmente em igualdade de condições.
13 – Nos casos de dívida provenientes do próprio imóvel será possível sim a penhora do bem de família que é o caso de dividas de IPTU. Já nos casos de dívida com o IR, não será possível a penhora do bem de família.
14 – Decidiu corretamente o juiz, pois os embargos só poderão ser interpostos contra sentença ou acórdão, o recurso cabível no caso em tela é o agravo de instrumento. Para atacar a sentença que rejeitou os embargos, caberá a apelação.
15 - Escritura ou documento público são os lavrados por tabelião ou funcionário público no exercício das suas funções.
A escritura que enseja a execução é aquela que contém declaração de vontade do devedor, comprometendo-se a cumprir determinada prestação. Não é necessária a assinatura de testemunhas, nem do próprio devedor, bastando que o tabelião, que goza de fé pública, certifique que ele manifestou a sua vontade. 
 Poderá a parte interessada optar pelas duas modalidades de processo

Outros materiais