Buscar

Questões sobre Etnocentrismo e Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201511866605)
	O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e abordagens antropológicas, considere V (Verdadeiro) F (Falso):
		
	 
	A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade.
	 
	O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade.
	 
	Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica.
	 
	Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas.
	 
	A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511998833)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o conceito antropológico de cultura, indique qual das alternativas expressa uma visão etnocêntrica:
		
	 
	Os índios são seres pouco inteligentes, porque não desenvolveram o pensamento científico como os brancos.
	
	Os índios são possuidores de um saberes específicos em relação à culinária e à medicina.
	
	Os índios possuem saberes diferentes dos brancos, mas nem por isso podem ser considerados inferiores.
	
	Os índios, muitas vezes, resistem a fazer parte da sociedade de classes.
	
	Os índios apresentam formas de família diferentes dos padrões ocidentais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511354243)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional caiçara de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua bola de futebol, chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de futebol" para Pedro, este não efetua qualquer lance em resposta, demonstrando incapacidade de compreender o significado cultural "do jogo" e de se comportar conforme as expectativas segundo suas regras, bem como de internalizar interesse afetivo pelos outros. Considerando o fenômeno social acima descrito, é correto afirmar que:
		
	
	não se trata de fenômeno social.
	 
	trata-se de um processo de socialização no qual Pedro tende a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, ou ainda, a experimentar, alguma forma de censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais.
	
	todas as alternativas estão incorretas.
	
	trata-se de um processo de integração social de Pedro às crianças daquela escola da capital carioca, mediado pelo compartilhamento integral de caracteres culturais.
	
	trata-se de um processo de socialização no qual Pedro tende a ser percebido como normal, capaz de internalizar regras de convívio, valores e papéis sociais, ou ainda, a experimentar o sentimento de inclusão e pertencimento àquele grupo de crianças escola da capital carioca.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511961073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) São pressupostos do Modo de Produção Capitalista, na análise de Karl Marx (HUNT, 2005):
I ¿ Na dinâmica do Capitalismo podem ocorrer crises cíclicas, algumas delas podem ser observadas na história recente, inclusive, porém, essas crises, não são um fenômeno inerente ao capitalismo.
II ¿ Os Economistas clássicos, além do próprio Marx, reconheciam o papel fundamental da distribuição de renda para o equilíbrio da economia e como fator determinante dos preços das mercadorias.
III ¿ As FORÇAS PRODUTIVAS, segundo Marx, são as tecnologias de produção que envolvem conhecimento técnico, ferramentas, prédios e também as  matérias primas.
Somente é CORRETO o que se afirma nas afirmativas:
 
		
	
	I e II são falsas
	
	II e III são falsas
	
	Todas são verdadeiras.
	 
	II e III são verdadeiras
	
	I e III são verdadeiras
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511817779)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Ciências Sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas a classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta.
		
	
	Segundo as Ciências Sociais, a sociedade ocidental não possui diversidade étnica-cultural.
	
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico surgido apenas no século XXI.
	 
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das Ciências Sociais contemporâneas.
	
	O exercício do poder é uma questão ideológica que não está contemplada pelas Ciências Sociais.
	
	Com exceção dos europeus, nenhum outro povo gerou uma identidade cultural própria.

Continue navegando