Buscar

atps sociologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIPLI 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
AMÁLIA TEIXEIRA CUNHA
RA: 3876739118
ANGELA CRISTINA FARIA PEREIRA MENEZES
 RA: 3876737145
CLÓVIS ANDERSON DOS SANTOS
RA: 5560125067
FABIANE FONSECA DA SILVA PEREIRA
 RA: 3870717182
DÉBORA DUQUE DOS SANTOS
 RA: 4351839051
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamim Diples.
NITERÓI
2013
 INTRODUÇÃO 
 
 Significado da Sociologia e suas contribuições para educação
 Pode-se dizer que a Sociologia é uma ciência que não estuda somente os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que auxiliam para o funcionamento dos sistemas sociais. A Sociologia é uma interpretação e conhecimento de tudo que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca interpretar, relacionar e explicar acontecimentos da vida social.
 A Sociologia influenciou na ampliação do aparelho escolar e na universalização do ensino médio, exigindo do Estado uma maior dedicação, planejamento e controle dos sistemas de ensino. Surgem propostas relacionadas à sociologia da educação, preocupada em explicar as desigualdades entre os grupos sociais e suas ralações com o sistema de ensino.
 Segundo Pierre Bourdieu, o problema do acesso à educação seria resolvido a partir do momento que o ensino fosse público e gratuito, o que traria oportunidades de igualdade entre os cidadãos. A escola seria uma instituição neutra, divulgaria um conhecimento baseado na razão e selecionaria seus alunos racionalmente.
 Uma das teses centrais da sociologia de Bourdieu , é a de que os alunos não são indivíduos abstratos e que os mesmos trazem consigo origens sociais, que a escola é uma instituição imparcial, selecionando os mais talentosos a partir de critérios objetivos. A Sociologia torna-se fundamental em uma sociedade, principalmente para educadores, já que a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas, o que será feito através do convívio dos indivíduos e da sociedade entre si.
 De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN ), é através da Sociologia que aprendemos a observar as diferenças étnicas, culturais e regionais, respeitando suas dimensões sócio- econômicas e de classes sociais. Sendo a Sociologia permite ao aluno ter uma visão ampla de tudo que o cerca, desde a escola como um grupo socialmente estruturado até os padrões existentes entre a escola e os demais grupos. 
 A Sociologia acendeu uma faísca tanto nos professores que enfrentam desafios ao encontrar realidades sociais difíceis de aceitar, quanto nos alunos que começam a despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos de forma a tornar-se um sujeito sociocultural, buscando transformar sua vida.
BIBLIOGRAFIA:
 HTTP// educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/sociologia- Usei também a bibliografia da etapa 1 da atps.
ARGUMENTAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES: ENSINO, CULTURA E SOCIEDADE.
 Com vasto e sublime olhar posto sobre a educação, a cultura e a sociedade, entraremos agora nas contraditórias ou reais situações vividas hoje por alunos e membros de uma comunidade.
 As questões relacionadas ao ensino estão interligadas a cultura e a sociedade, já que ambas influenciam no aprendizado e no desenvolvimento de cada de cada criança. Observamos escolas públicas lotadas de alunos, que muitas vezes só vão à aula pra almoçar ou fugir dos maus tratos dos pais, aluno esse, que vive em conflito consigo mesmo e com seu grupo escolar, gerando assim problemas de convivência entre professor – aluno e aluno- aluno, o que impede que haja um aprendizado entre ambas as partes.
 Estamos diante de uma crise em nossa sociedade escolar, devido a má qualidade do ensino, a administração escolar deficiente, aos poucos investimentos, às rotulações impostas aos alunos classificados como “maus” e principalmente ao despreparo dos docentes para lidar com tantas dificuldades.
 E é aí que entra a Sociologia para ensinar como lidarmos com tanta diversidade, com os problemas da escola, com as crises e preconceitos que são fragmentados no dia a dia de cada criança. É através de seus princípios e da forma como ela organiza a sociedade que será aplicada, não de forma rápida, mas gradativamente, cada ensinamento de uma vez e no momento adequado.
 O interesse é tratar da sociedade, respeitando seus mecanismos, sistemas, normas, hábitos e costumes.
Contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual
Vivemos numa sociedade despreparada para lidar com tantas diferenças econômicas e sociais, uma sociedade capitalista, que só pensa em produzir bens, alcançar status, investidora somente em mão de obra para lhe servir. 
Essa sociedade geradora de pessoas incapazes de perceber o que algumas atitudes podem causar ao seu meio, a mesma que discrimina, incapacita, despreza e, com isso produz cidadãos alienados e sem vontade própria, que não sabem nem ao menos cuidar dos bens que possuem. Hoje desperdiçam, esnobam e nem tem interesse em mudar, sendo que futuramente colherão frutos amargos.
Nos quadrinhos analisados, podemos observar atitudes que se assemelham as encontrados em nosso dia a dia. Atitudes essas que geram o que vemos todos os dias nos noticiários, que falam sobre a falta de água, aquecimento global, a exclusão, social, ambos relacionados à falta de conhecimento, a falta de organização da sociedade em que vivemos. Afirmava que necessitamos de mais fraternidade “Comte” em sua ciência positivista, porem antes ele afirma, que toda sociedade deve ser constituída por núcleos permanentes, como a família, para que só assim haja o progresso.”
 A educação é uma das responsáveis pela transformação do ser humano e essa transformação passa do indivíduo para um contexto social. A Sociologia auxilia a sociedade, agindo sobre as pessoas e as instituições, buscando melhorar o convívio entre elas, a forma como interagem entre si, como se organizam e se comportam diante de obstáculos.
 Através da Sociologia negaremos as discriminações, aprenderemos a respeitar e ter limites, a olhar ao nosso redor e saber distinguir o que é certo do que é errado e a adquirirmos princípios.
 Como diz o sociólogo Mario Miranda Antônio Junior :” Aos poucos a criança conseguirá entender a sociedade e começará a pensar sobre situações cotidianas de exclusão, privação ou conflitos que causam inquietação, insegurança e estranhamento.” E é por esse motivo que há necessidade da Sociologia fazer parte do cotidiano da sociedade, pois assim ajudará nas relações e comportamentos sociais, levando à construção de um ideal coletivo.
Situações cotidianas escolares em que a Sociologia podem ser empregada.
  Vivemos em uma sociedade onde tudo acontece desde as coisas mais amenas as mais graves, e isso nos torna cúmplices, réus ou vítimas da mesma.
 Quando nos defrontamos com situações escolares, seja ela qual for, não podemos ficar inertes e sim tomar alguma atitude que venha fazer a diferença no quadro apresentado.
 As decisões tomadas no momento certo e seguidas de uma ação adequada, nos leva a assumir o controle da situação, enquanto o anonimato nos afasta das ações, impedindo- nos de agir e deixando uma sensação de algo incompleto, uma culpa e um imenso vazio e a certeza de que poderia ter sido feito algo mais.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental - Brasilia: MEC/SEF, 1977
Portal .mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal, Martins Fontes, 1992, 1ª edição brasileira
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre – Gêneros de Texto
pt.wikipedia.org/wiki/Gêneros_de_textosCANUTO, Geraldo – GENEROSTEXTUAIS2010.BLOGSPOT.COM.BR
PERON, Lili – Insights Pedagógicos – 2011
Insightspedagogicos.blogspot.com.br/2011/02/apostila-de-generos-textuais.html
VEJA, revista, Abril - ano 45 – nº 12edição 2261 / 2012, pp.15-19; 42, 66-73; 100, 101; 132.

Continue navegando