Buscar

imunologia basica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201609380549)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com as afirmativas abaixo, marque a alternativa correta quanto a Palpação anterior dos processos transversos das vértebras de C2 a C7.
		
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo supraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	 
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo deltoide, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido lateral até sentir a barreira óssea no fêmur. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo infraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608896842)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas no úmero do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
		
	
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial, epicôndilo lateral e olécrano.
	
	Colo anatômico, tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial e epicôndilo lateral.
	
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial, epicôndilo lateral e fossa coronóidea.
	 
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epicôndilo medial e epicôndilo lateral.
	
	Ângulo inferior, tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial e epicôndilo lateral.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608976994)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
		
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	 
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal.
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609140673)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Seguindo-se a palpação da borda medial da Escápula, no sentido superior, ao final da mesma pode-se encontrar:
		
	
	Fossa supra-espinhal
	
	Acrômio
	 
	Espinha da Escápula
	
	Borda lateral da Escápula
	 
	Angulo superior da Escápula
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608964430)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fisioterapeuta avalia o paciente palpando a borda lateral da escápula e solicita o movimento de rotação lateral. Pode-se afirmar que ele está investigando o:
		
	
	músculo subescapular
	 
	músculo redondo menor
	
	músculo infraespinhal.
	
	músculo romboide maior.
	
	nervo braquial

Outros materiais