Buscar

rendel biologia

Prévia do material em texto

Professor Agenor Roris
Biologia
Nomes: Rendel Porto, Anselmo G, Douglas Daniel
Turma: 1n02
O que são vitaminas?
As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.
As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como aditivos - são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porém, pode causar várias doenças, como o raquitismo (enfraquecimento dos ossos pela falta da vitamina D) ou o escorbuto (falta de vitamina C), que matou tripulações inteiras até dois séculos atrás, quando os marinheiros enfrentavam viagens longas comendo apenas pães e conservas.
A Ciência conhece aproximadamente uma dúzia de vitaminas, sendo que as principais são designadas por letras. Essas vitaminas podem ser encontradas em muitos alimentos, especialmente os de origem vegetal.
O que são sais minerais? 
Os sais minerais são nutrientes que fornecem o sódio, o potássio, o cálcio e o ferro.
Ao contrário do que muitos acreditam, a água que bebemos não é absolutamente pura. Ela contém pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos. Estes sais também precisam ser repostos continuamente. É por isso que a desidratação pode matar – a carência aguda de minerais prejudica o metabolismo, como a carência de potássio, que pode causar paralisia muscular, inclusive da musculatura cardíaca.
RECEITAS:
Bolo de Laranja.
Ingredientes:
05 xícaras de farinha de trigo
02 xícaras de açúcar 
03 ovos
03 xícaras de suco de laranja
01 colher de pó Royal
01 lata de leite condensado
01 vidro de leite de coco
Mousse de Morango.
02 latas de creme de leite
01 lata de leite condensado
01 caixa de morangos
20 ml de leite
Pão de Queijo.
03 ovos
03 copos de polvilho
01 copo de óleo
01 copo de leite
02 copos de queijo ralado
01 pitada de sal
Empadas.
½ quilo de farinha de trigo.
01 peito de frango
½ colher de sal
03 ovos
01 cebola
03 batatas grandes
Bolo de Limão
02 xícaras (chá) de açúcar
03 gemas
01 xícara de maisena
1 ½ xicara de farinha de trigo
01 colher (sopa) de fermento em pó
02 xícaras de suco de limão
03 claras em neve
O Trigo é conhecido por ser uma fonte principal do complexo de vitamina B em estruturas alimentares em todo o mundo, e inclui vitaminas como a Tiamina, Ácido fólico, Vitamina B6 e minerais como o Manganês, Magnésio e Zinco. O óleo de gérmen do Trigo melhora a força e aumenta a vida útil.
O açúcar refinado passa por várias e sucessivas cristalizações, tudo o que não for sacarose pura é retido em um melado, que contém todas as vitaminas e sais minerais presentes no caldo de cana. Isso significa que no caldo de cana puro existe uma mistura de sacarose e várias vitaminas e sais minerais, mas durante o processo de refinamento, a sacarose é praticamente isolada dos outros constituintes. 
Os principais nutrientes presentes nos ovos são as vitaminas A, D, E, do grupo B, e sais minerais, como o ferro, o fósforo, o zinco e o selênio. Esse valor nutricional é essencial para crianças que estão no processo de crescimento, principalmente.
A laranja é uma fruta rica em vitamina C, sais minerais como ferro, potássio, cálcio. O formato e a cor da fruta variam de acordo com a espécie.
O fermento em pó que chamamos de “pó Royal” não é rico em vitaminas, mas sim em sais minerais, como por exemplo, o cálcio, magnésio, ferro. 
O leite condensado contém, vitamina A, sais minerais como ferro, fósforo, cálcio e potássio.
O que que o leite de coco tem. Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre.
Creme de Leite, em sua composição há taxas de vitamina A e B2, sais minerais importantes como cobre, ferro e fósforo.
 O morango é rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, A, E, B5 e B6. - Os principais minerais presentes no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio.
O leite é fonte de proteína, mas além deste nutriente você encontra gordura, lactose, vitaminas e sais minerais. ...Vitaminas e minerais: O leite contém vitaminas hidrossolúveis (riboflavina) e lipossolúveis (vitaminas A e D). Os minerais presentes mais importantes são: cálcio, magnésio, potássio e sódio.
 O polvilho é uma fonte de Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico, ácido fólico), Vitamina C, Magnésio, Manganês, Cobre.
Óleo contém vitamina E, vitamina A.
Queijo destaca-se pelo alto teor de proteínas, de minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A, B2,B9,B12,D).
Frango é rico em vitaminas B12, vitaminas B6 e em sais minerais como o sódio e o ferro.
A cebola é uma hortaliça muito usada como tempero para alimentos. É composta por vitaminas A, B e C, e sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. 
Batata, ela contém vitaminas do complexo B e C, fora importantes sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio
Limão  contém quantidades consideráveis de vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo.
E para que serve essas vitaminas e esses sais?
Vitaminas:
 Tiamina – Auxilia na oxidação dos carboidratos, estimula o apetite, mantém o tônus muscular e bom funcionamento do sistema nervoso. Previne o beribéri.
 Ácido fólico – Alguns pesquisadores utilizam o ácido fólico no tratamento da anemia perniciosa, com ótimos resultados. Além de exercer juntamente com a vitamina B12, um papel essencial na síntese dos ácidos nucléicos.
Vitamina B6 - A piridoxina é essencial para o crescimento de animais jovens. Graças à fartura dessa vitamina, tanto nos alimentos como pela produção da flora bacteriana intestinal, suas carências também são raras no homem. A vitamina B6, participa do metabolismo proteico como coenzima e em numerosos outros processos enzimáticos do organismo, como o dos ácidos graxos.
Vitamina A – Necessária para o crescimento normal e para o funcionamento normal dos olhos, do nariz, da boca, dos ouvidos e dos pulmões. Previne resfriados e várias infecções. Evita a “cegueira noturna”.
Vitamina D – Atua no metabolismo do cálcio e do fósforo. Mantém os ossos e os dentes em bom estado. Previne o raquitismo.
Vitamina E – Promove a fertilidade. Atua no sistema nervoso involuntário, no sistema muscular e nos músculos involuntários.
Vitamina C – Previne infecções. Mantém a integridade dos vasos sanguíneos e a saúde dos dentes. Previne o escorbuto.
B5 – Desempenha funções no corpo como produzir colesterol, hormônios e hemácias, que são as células que carregam o oxigênio no sangue.
B12 – Utilizada no tratamento da anemia perniciosa em consequência de uma série de fatos curiosos.
Sais Minerais:
Magnésio - Atuando na formação dos tecidos, ossos e dentes juntamente com o cálcio, age também nos processos de controle da excitabilidade neuromuscular.
Zinco - Atua no controle cerebral e muscular, participa do metabolismo das proteínas e carboidratos.
Cálcio - Atua na formação de tecidos como ossos e dentes, agindo também na coagulação do sangue e na contração muscular. Sua falta pode acarretar deformações ósseas quando na fase de crescimento, enfraquecimento dos ossos e dos dentes. No idoso, pode levar a Osteoporose e fraturas espontâneas.
Ferro - Indispensável na formação do sangue, atua como transportador do oxigênio para todo o organismo. Sua falta leva à anemia descrita como ferropriva.
Potássio - Atuando conjuntamente com o sódio, regulariza o sistema hidroeletrolítico. Atua de modo importante no sistema de repolarização muscular e nervosa.
Fósforo - Atua na formação de ossos e dentes, sendo indispensável parao sistema nervoso e o sistema muscular. Junto com o cálcio e a vitamina D, atua no combate à má absorção de cálcio, prevenindo raquitismo. Sua deficiência aumenta a probabilidade de ocorrência de fraturas; alterações nervosas e má calcificação da criança (raquitismo).
Cobre - Age como um cofator na formação da hemoglobina.
Selênio - Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade. Atua também na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos. Combate as doenças da pele retardando o seu envelhecimento.
O que a carência deles podem causar?
Lipídios:
Lipídios são moléculas orgânicas importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico, impermeabilizante, entre outras funções.
→ Principais tipos de lipídios
Entre os lipídios, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.
Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia) e na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exercem função de impermeabilização e proteção;
Fosfolipídios → moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma região polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água;
Glicerídeos → podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) em temperatura ambiente;
Esteroides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos, constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).
Sua principal característica é a insolubilidade em água, devido a sua estrutura química. Mas são solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool, etc. Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Mas podem conter nitrogênio, fósforo e enxofre.
Carotenoide:
são substâncias químicas do tipo pigmento que encontramos na natureza, desde bactérias, algas e fungos, até plantas e animais. São os carotenoides que dão na natureza os tons de amarelo ao vermelho. Plantas, algas fungos e bactérias conseguem sintetiza-los, já os animais não, devendo adquiri-lo através da dieta. Os carotenoides são caracterizados por serem lipossolúveis e por terem moléculas oxidáveis.
Exemplos de carotenoides
Licopeno: Está presente no tomate, prevenindo a oxidação do colesterol LDL, evitando doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose. Em pesquisas recentes foi sugerido para a redução do risco de câncer de pulmão, de próstata, entre outros. Estudos sugerem que a absorção do licopeno é melhor e mais completa quando ingerimos alimentos à base de tomate, do que o próprio tomate, uma vez que a alta temperatura proporciona ligações químicas a outros compostos, facilitando a absorção do licopeno pelo nosso organismo.
β-caroteno e outros carotenoides são precursores da vitamina A. Esta síntese dela ocorre no fígado, sendo que há clivagem da molécula de β-caroteno, produzindo duas moléculas de vitamina A, a qual é importantíssima para a visão e para o crescimento em humanos.
Luteína e Zeaxantina: Encontradas na retina humana, protegem-na da luz ultravioleta.
β-criptoxantina: Atuam na prevenção de artrite e câncer de pulmão. Também é um carotenoide provitamina A.
Os α-carotenos, β-carotenos, a β-criptoxantina, o licopeno, a zeaxantina e a luteína são os carotenoides mais comuns encontradas em alimentos. Após a digestão, são incorporados ao sangue com a presença de uma pequena quantidade de gordura. Estão presentes em alimentos como abóbora, pimentão, mamão, brócolis e muitos outros vegetais, legumes, folhas e frutos, até mesmo nos não coloridos como batata doce e inhame. Outro alimento que é fonte destes pigmentos é a gema do ovo.

Continue navegando

Outros materiais