Buscar

métodos de observação em psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Considere a seguinte caracterização: "são observações feitas em situações nas quais o comportamento focalizado ocorre como uma manifestação espontânea". Assinale a alternativa que identifica, corretamente, a dimensão observacional descrita: R: naturalista. 
2-Complete: Utiliza-se a _______________________ quando o pesquisador está inserido na realidade do objeto pesquisado. R: Pesquisa participante.
3-Considerando um modelo científico que prevê o controle de variáveis, podemos dizer que:R;variáveis referem-se a tudo o que pode ser medido e que pode variar.
4-Pesquisadores brasileiros iniciam um processo científico. Que conceito aplicado no meio científico retrata as observações ou as mensurações realizadas que serão posteriormente manipuladas pelos pesquisadores? 
R:Dados.
5-As etapas de uma pesquisa são: 
R:ormulação do problema, formulação das hipóteses, planejamento do estudo, coleta e análise de dados e divulgação dos resultados. 
6-"Técnica de observação não estruturada, também chamada de espontânea que consiste em recolher e registrar os fatos da realidade sem que o pesquisador utilize meios técnicos especiais ou precise fazer perguntas diretas". Esta definição corresponde a: R: observação assistemática 
7-Podemos dizer que a tarefa de observar não envolve necessariamente: R:Interagir.
8-A observação que não utiliza de planejamento, sendo realizada aleatoriamente é do tipoR: Assistemática 
9-Analise as afirmações abaixo: a. A observação sistemática é realizada em condições controladas, e sua principal característica é o planejamento e a sistematização, enquanto que a observação assistemática consiste em recolher e registrar os dados da realidade sem que o pesquisador necessite fazer perguntas diretas. b. A Analise as afirmações abaixo: a. A observação sistemática é realizada em condições controladas, e sua principal característica é o planejamento e a sistematização, enquanto que a observação assistemática consiste em recolher e registrar os dados da realidade sem que o pesquisador necessite fazer perguntas diretas. b. A R:Todas as alternativas estão corretas
10-Considere a seguinte caracterização: "neste tipo de observação, o pesquisador, intencionalmente, intervém sobre o objeto da investigação. Ele é parte integrante do fenômeno. Trata-se de investigar, mas, também, de mudar a realidade". Assinale a alternativa que identifica, corretamente, a dimensão observacional descrita: R: participante.
11-Marcos é um excelente jogador de ping-pong, e, ao notar que seu desempenho está sendo avaliado, tende a se sair melhor no jogo. Tal situação refere-se ao conceito de: R:Facilitação sócia
12-Quais das opções indicam comportamento por Condicionamento clássico? R:Acordar antes do som do despertador tocar.]
13-Para esse método de medição do comportamento, o indivíduo constrói níveis de aceitação dos produtos e serviços, conforme suas experiências e influências sociais. As escalas desse tipo podem ir, por exemplo, de 1 a 5, de 5 a 1, ou de +2 a -2, passando por zero. As declarações devem oportunizar ao entrevistado expressar respostas claras em vez de respostas neutras, ambíguas. De qual modelo estamos falando? Marque a alternativa correta. R:Escala de Likert
14-Considerando o tipo de linguagem utilizada na definição e na descrição do objeto comportamental a ser obervado, assinale a alternativa cuja característica é falsa. R:F Indireta. V Concisa. V Clara. V Afirmativa. V Objetiva. 
15-Quais das opções indicam aprendizagem por Condicionamento Operante.R:Parar diante do sinal vermelho no trânsito.
16-Um psicólogo realizou o seguinte procedimento para observar as atitudes interativas de adolescentes em sala de aula: "agendou com o professor, e, no dia marcado, foi até a escola. Entrou na sala e sentou-se atrás, no canto, separado dos alunos. Podia visualizar toda a sala. Os alunos ficaram olhando, curiosos, para ele, durante alguns minutos. Quieto, ele começou o registro da observação. Durante toda a aula manteve-se em silêncio. Na saída, o professor fez o seguinte comentário: a turma hoje estava estranha, muito parada. Quando comparou sua observação com a dos outros psicólogos, percebeu uma acentuada diminuição das atitudes interativas no grupo". Em função dessa descrição, e considerando os fatores que podem comprometer o registro de uma observação, assinale a alternativa que, corretamente, identifica e explica o fator que, ao ser desconsiderado pelo psicólogo, comprometeu seu registro das atitudes interativas. R:O tempo de ambientação foi insuficiente, gerando inibição nos alunos.
17-O seu supervisor de estágio no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA, Laboratório de Psicologia Aplicada) acaba de ser requisitado por uma escola com sérios problemas disciplinares por parte dos alunos. Dentre os estagiários de sua equipe, a sua função é aplicar procedimentos para diminuir os comportamentos indesejáveis, do ponto de vista de tornar o ambiente escolar mais favorável para o ensino. Ao visitar a escola, você percebe que a principal estratégia aplicada no contexto refere-se a punições. Estratégias punitivas podem representar certos inconvenientes, dentre os quais.R:pode fazer com que a situação se converta em um estímulo condicionado aversivo, tendo como resultado que o individuo fuja dela ou a evite, simplesmente, demonstrando ao indivíduo o que ele não tem o que fazer, e não ensinando o que ele deve fazer, e, assim, transformando em um comportamento emocional perturbador. 
18-Enquanto técnica de coletas de dados, é bastante utilizada para a obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem creem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como acerca das suas explicações ou razões a respeito das coisas precedentes (Selltiz et al., 1967, p.273). A qual técnica o autor faz referência ? 
R:Entrevista
19-A notícia abaixo se refere a um trágico acontecimento recente no estado de Pernambuco: 02/05/2014 23h59, Atualizado em 03/05/2014 09h37 Torcedor morre atingido por privada atirada da arquibancada do Arruda Incidente aconteceu logo após a partida entre Santa Cruz e Paraná, pela Série B Por GloboEsporte.com Recife Um torcedor morreu de forma trágica logo após o jogo entre Santa Cruz e Paraná, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na noite desta sexta-feira. Ele passava próximo ao portão seis do Arruda, destinado à torcida adversária, quando foi atingido por um vaso sanitário arremessado da arquibancada. Paulo Ricardo Gomes da Silva é o nome da vítima. O agressor não foi identificado. Não houve um detido sequer. Extraído de http://globoesporte.globo.com/pe/noticia/2014/05/torcedor-morre-atingido-por-privada-jogada-da-arquibancada-do-arruda.html (Acesso em 03/06/2014) A partir da notícia, podemos dizer que tal acontecimento foi possibilitado pelo seguinte fenômeno que ocorre nos grupos não-sociais: R:Desindividuação
20-Na observação da dinâmica dos grupos, uma tarefa complexa é a de analisar os líderes e suas características. Para tal, o pesquisador Fred Fiedler (1967-1978) elaborou uma teoria que sustenta que há dois tipos de líderes, orientados para: R: Tarefa ou relacionamentos
1-Qual a importância da técnica da observação dentro da psicologia como ciência? Resp: O objetivo do psicólogo como cient ista do comportame nto é a utilização da observação para coletar dados utilizados para diagnosticar a situação -problema, escolhendo as té cnicas e procedimentos a serem empregados e para avaliar a eficácia dessas té cnicas e procedimentos. Não podendo ele estar sob influência de suposições, interpretações e preconceitos.. A observação é utilizada pelo psicólogo nas diferentes situações de aplicação da psicologia, tais como clínica, escola e empresa. 
2-Defina observação sistemát ica e diga suas características principais. Resp:A observação é s istemática pelo fato de ser planejad a e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido. Suas característi cas: Objetividade, linguagem específica e planejamento. 
3-Explique
a importância de apresentar os eventos observados na ordem em que aconteceram. Resp: Os eventos observados na sua ordem de acontecimentos, são importantes porque trata -se de uma reprodução científica do aconteciment o e a sequencia 
temporal ( antecedentes e consequentes) Influenciam na observação do comportamento do Sujeito. 
4- Relate como a linguagem utilizada dos relatórios observacionais diferem da linguagem utilizada no nosso cotidiano. Resp:Diferem pq utilizam uma linguagem com objetividade, clareza e precisão. 
5- Quais são os princip ais erros que atentam contra a objetividade na linguagem utilizada num relatório observacional. Resp:Usar termos que designem estados subj etivos, interpretar intenções e finalidades do sujeito. 
6-Explique e dê exemplos de como deve ser a clareza e precisão na linguagem do observador. Resp:O observador de ve usar verbos que desc revam a ação observada no tempo presente, termos que identifiquem os objetos ou pessoas p resentes, uso de referenciais físicos usando de obj etividade e usando uma descrição da realidade em q uestão. Evitando o uso de termos ambíguos ,termos indefinidos ou v agos e termos amplos. 
7- Que elementos fazem parte de um relatório de observação? Resp:É dividido em três conjunto de observações: A)Identificação geral – nome do observador e objetivo da observação. 
B)Identificação das condições-data da observação(início/término);diagrama da situação, relato do ambiente físico;descrição do sujeito observado e relato do ambiente social. C)Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais: técnica de registro utilizada e registro propriamente dito. 
8-Explique as características relevantes que devemos considerar na hora de descrever o ambiente físico observado. Resp: Descrever o ambi ente físico significa descrever o local em que o sujeito se encontra , suas características relevantes são: -o formato do local/dimensões; - o número, tipo e disposição de portas e janelas, móveis e demais objetos presentes; -as condições de iluminação existente; -as condições relacionadas ao funcionamento dos objetos. 
9- Fale brevemente como devemos descrever o ambiente social e a sua importância. Resp: Descrever o ambiente social significa identificar as pessoas que estão presentes no local e descrever a atividade geral que aí esta ocorrendo. A importância para fazer uma fotografia do ambi ente social,identificando a atividade que esta sendo desenvolvida e seus respectivas localizações. -identificação da pessoas presentes -informações em relação: número, sexo, idade e função dessas pessoas;-características comuns; -nível sócio econômico; -grau de escolaridade; -particularidades físicas 
10- Diga em que consist e o diagrama de obser vação e os cuidados que devemos tomar ao fazê-lo. 
Resp:O diagrama é a represent ação do ambiente através do desenho esquemático e de legendas informativas, representa simbolicamente a área observada e os elementos q ue estão dentro dela, sua utilidade é facilitar a visualização por terceiros, fornecer ao obse rvador pontos de referencia para um registro dos comportamentos. Cuidados que devemos ter:Utilizar escalas,símbolos de fácil compreensão, legenda, localizar o sujeito e o observador. 
11-Explique em que consiste a técnica de registro contínuo cursivo. Resp: Registro contínuo cursivo, consiste em ,dentro de um período ininterrupto de te mpo de obse rvação, registrar o que oc orre na situação , obedecendo à sequência temporal em que os fatos se dão. 
12-Enumere e e xplique os diferentes eventos comportamentais do sujeito observado em relação ao comportamento motor ,expressões faciais e comportamentos vocais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais