Buscar

AULA 4 A EVOLUÇÃO DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO DO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PÓS-GRADUAÇÃO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
A EVOLUÇÃO DO SENTIDO 
E DO SIGNIFICADO DO TRABALHO
MS. DENISE NEIVA
É uma interpretação do que o trabalho significa, ou a função dele no contexto da vida de uma pessoa (PRATT e ASHFORTH, 2003)
Ex.: o trabalho é um chamado, algo a se fazer, uma obrigação, trabalho é uma forma de pagamento (dinheiro) etc.
As percepções são determinadas a partir de cada pessoa, podendo ser influenciada pelo ambiente ou contexto social.
Em relação ao sentido da vida, o significado do trabalho pode ser positivo, negativo ou neutro.
O termo meaning é utilizado mais na literatura para referir-se ao significado positivo do trabalho.
Essa perspectiva foca em como os empregados constroem ou encontram um significado positivo no trabalho ainda naquele que é considerado indesejável.
Os autores referem-se ao que o trabalho significa na vida das pessoas mais do que a quantidade de significado (sentido) do trabalho. 
MEANING OF WORK
SIGNIFICADO DO TRABALHO
 Quantidade de significado que alguém possui sobre o trabalho (PRATT e ASHFORTH, 2003).
 Uma experiência laboral pode ser extremamente significativa para uma pessoa e não para outra (ROSSO et. al, 2010).
 O termo possui uma valência positiva na literatura na maioria dos estudos.
MEANINGFUL/MEANINGFULNESS
SENTIDO DO TRABALHO
É um campo do comportamento organizacional que foi a priori aplicado à PERSPECTIVA PSICOLÓGICA, presumindo que a percepção sobre o sentido está relacionado a interpretações subjetivas das experiências e interações com o trabalho (BAUMEISTER, 1991; BRIEF e NORD, 1990; WRZESNIEWSKI, 2003).
Pode ser construído individualmente – a partir da percepção da própria pessoa, socialmente – a partir das normas e percepções compartilhadas ou ambos (PRATT e ASHFORTH, 2013),
SENTIDO DO TRABALHO
E SIGNIFICADO DO TRABALHO
Os estudiosos aplicam uma variedade de definições na PERSPECTIVA PSICOLÓGICA:
Crenças gerais (BRIEF e NORD, 1990a; NORD, BRIEF, ATIEH e DOHERTY, 1990;).
Valores e atitudes (BRIEF e NORD, 1990a; NORD, BRIEF, ATIEH e DOHERTY, 1990; ROBERSON, 1990; ROS, SCHWARTZ e SURKISS, 1999).
Experiência pessoal e sentido do trabalho (MOW International Research Team, 1987; WRZESNIEWSKI, DUTTON e DEBEBE, 2003).
PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA:
Relaciona o sentido a coisas ou às formas como as pessoas percebem certos aspectos de suas vidas mais ou menos significativos que refletem socialmente ou culturalmente a forma de ver o mundo e o sistema de valores (GEERTZ, 1993; MEAD, 1934; KLUCKHOHN e STRODBECK, 1961 etc.).
O trabalho é significativo quando considera os sistemas cultural e social em torno das pessoas que atribuem valores às atividades laborais.
Enfatiza a experiência individual, cognição, sentimentos em oposição às forças sociais e culturais na compreensão do significado
1. O SELF E O SIGNIFICADO DO TRABALHO: é um agente primário ou determinante de muitos tipos de comportamentos, atitudes e crenças (BANDURA, 1989; MASLOW, 1968; ROGERS, 1961) que influenciam na percepção do significado do trabalho.
DEFINIÇÃO DE SELF: “ totalidade de pensamentos e sentimentos do indivíduo que o referencia como um objeto (ROSENBERG, 1979).”
O conceito de self é maleável, se modifica a partir das percepções e sentimento deste em relação a várias experiências e contexto de trabalho.
PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE O SIGNIFICADO DO TRABALHO
2. VALORES: os estudos seguem o modelo de MILTON ROKEACH (1960, 1973): “os valores são produtos da cultura, das instituições, e das forças pessoais que agem no sujeito e que agem sobre ele produzindo consequências (BRIEF e NORD, 1990b, p.24).”
- “é o fim dos estados em que as pessoas desejam e sentem que deveriam ser capazes de se realizar através do trabalho (NORD et al., 1990, p. 21)." 
- Variam de acordo com os indivíduos, e refletem a influência das normas sociais, interações interpessoais e as experiências de trabalho (LOCKE e TAYLOR, 1990).
- Podem influenciar nas decisões ocupacionais e nas experiências de trabalho de determinadas ocupações que reforçam esses valores (LOCKE e TAYLOR, 1990).
- Possuem uma relação causal com os significados que as pessoas atribuem ao seu trabalho (NORD, et al. 1990, p.21).
Perspectiva predominantemente PSICOLÓGICA.
Valor é uma crença duradoura de que um modo específico de conduta ou finalidade da existência é pessoal e socialmente preferível a modos alternativos de conduta ou finalidade da existência.
Os valores podem ser de 2 tipos: valores instrumentais e os valores terminais.
TEORIA DOS VALORES 
DE MILTON ROKEACH
VALORES INSTRUMENTAIS (OU DE COMPORTAMENTO): É uma crença sobre o modo de proceder. Encontram-se em função de outros valores, se referem a modos ideais de conduta e servem como instrumentos para alcançar valores terminais. Permitem ainda, dar independência pessoal e ajudam a conformar o caráter. 
1.1 VALORES MORAIS: se relacionam com as ações que o sujeito considera bom desde uma interpretação pessoal.
1.2 VALORES DE COMPETÊNCIA: se referem ao desenvolvimento adequado dos papéis e normas determinadas pela sociedade considerados como boas ações.
2. VALORES TERMINAIS (OU VALORES DE ESTADO FINAL DE EXISTÊNCIA): é uma crença sobre a finalidade da existência. Podem ser de ordem intrapessoal (como por ex. a paz de espírito) ou de ordem interpessoal (como a fraternidade) 
Retirado do livro: SÁNCHEZ, A. C. Formación de Valores: Teoría, reflexiones y respuestas. Grijalbo, México, 2000. 
3. MOTIVAÇÃO: 
o grau em que cada pessoa experimenta sentimentos internos positivos quando realiza efetivamente o seu trabalho (OLDHAM, 1976).
MODELO DE CARACTERÍSTICAS DE HACKMAN e OLDHAM (1976): destaca a interconexão entre sentido e a motivação do trabalho estabelecendo que experimentar um trabalho com sentido é estado psicológico crítico necessário para o desenvolvimento da motivação interna do trabalho.
Ao experimentar um trabalho como significativo (ex.: significante, desafiador e completo), o potencial de motivação interna é grande e promove o sentimento que o trabalho desenvolvido importa (HACMAN e OLDHAM, 1976;1980).
4. CRENÇAS (BELIEFS): especificamente crenças sobre a função ou o papel do trabalho na vida – pesquisa outra rota através da qual o SELF MOLDA O SIGNIFICADO DO TRABALHO. 
4.1 Os pesquisadores estudam como o envolvimento com o trabalho molda o significado do trabalho.
a) O envolvimento com o trabalho: estudam o quanto os empregados acreditam que o trabalho é central em suas vidas, e reflete a congruência entre suas necessidades e percepções que o trabalho pode atingir essas necessidades (KANUNGO,1982). 
 - Produz nos empregados uma identificação psicológica com o trabalho 
b) Centralidade do trabalho: o quanto o trabalho é central na vida dos indivíduos em relação a outras esferas da vida (ex. família, lazer, religião, comunidade). 
- O significado do trabalho varia dependendo da profundidade ou força das relações entre o indivíduo ou o ambiente de trabalho (MOW, 1987).
4.2 ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO: pesquisa como as crenças dos indivíduos sobre o trabalho influencia no significado do trabalho (BELLA, MADSEN, SULLIVAN, SWIDLER e TIPTON, 1985; WRZESNIEWSKI, 1997). 
Considera as crenças das pessoas sobre a atividade em geral, como em oposição às crenças em relação ao seu trabalho atual.
É uma forma primária de caracterização de como as pessoas veem a atividade laboral, apoiada na suposição que as pessoas podem atribuir diferentes significados para a maioria dos trabalhos e ocupações, mas que esses significados são moldados ou determinados pela orientação para o trabalho de maneira geral e individual.
MODELO TRIPARTIDE DE ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO
Os indivíduos tendem a ver a atividade laboral primeiramente como um trabalho, uma carreira ou um chamado (BAUMEISTER, 1991; BELLAH et al., 1985; SCHWARTZ, 1986, 1994; WRZESNIEWSKI et al., 1997).
O tipo de orientação para o trabalho modela o significado do trabalho, influencia nos tipos que trabalho
que o individuo procurará quando estiver desempregado assim como os valores gerais que eles atribuem à vida e ao trabalho.
ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO: possui um objetivo financeiro e desfrutar o tempo fora do trabalho. Esses indivíduos focam suas orientações para o trabalho para o ambiente externo que envolvem hobbies e outros interesses.
ORIENTAÇÃO PARA A CARREIRA: As pessoas trabalham para o crescimento e desenvolvimento estrutural da organização, desejam um aumento de salário, prestígio, e status que conseguem por meio de promoção e ascensão no trabalho. Os indivíduos possuem alta auto-estima, maior poder e posição social.
ORENTAÇÃO PARA O CHAMADO: o trabalho não é voltado à recompensas financeiras ou para o desenvolvimento organizacional, mas para que o trabalho contribua para que o mundo se torne um lugar melhor. 
5. COLEGAS DE TRABALHO: 
- O ambiente de trabalho é um local no qual são formadas relações (DUTTON e RAGINS, 2007) e essas relações podem ter forte influência no significado do trabalho (WRZESNIEWSKI et al., 2003).
- Um relacionamento interpessoal mais próximo com os colegas de trabalho possui um impacto positivo na percepção do significado e se ele promove oportunidades para o empregados se expressarem e reforçarem as entidade de valor no trabalho (KHAN, 2007).
As pessoas olham umas para as outras e a partir delas observam como devem pensar e se comportarem, e desenham a partir dessas observações suas próprias atitudes (SALANICK e PFEFFER, 1978).
O significado do trabalho é influenciado pelas interpretações pessoais acerca do significado de outras pessoas (WRZESNIEWSKI et al., 2003).
6. LÍDERES: 
Desenham a missão, o propósito, as metas, e a identidade da organização para os empregados de uma forma que influenciará nas percepções sobre o significado do trabalho (PODOLNY, KHURANA e HILL-POPPER, 2005; SMIRCICH e MORGAN, 1982).
Os simbolismo das interpretações dos líderes, as suas formas de comunicação, e suas respostas aos vários eventos e circunstâncias relacionados ao trabalho (PODOLNY et al.,2005).
O estilo de liderança (BONO e JUDGE, 2003; PICCOLO e COLQUITT, 2006).
 
7. GRUPOS E COMUNIDADES
A identificação psicológica ou a falta de identificação com a comunidade de trabalho é um determinante relevante do significado do trabalho (KATZ e KAHN, 1978; WEICK, 1995).
Times de trabalho, divisões, networks profissionais e várias categorias sociais (ALDERFER,1977).
Os papéis dos indivíduos e o senso de identificação com os grupos (ASHFORTH e KREINER, 1999; BECHKY, 2003).
Os indivíduos se categorizam de acordo com os grupos sociais que eles consideram membros (TAJFEL e TURNER, 1985).
As afiliações e identificações podem acontecer bem devagar, incluindo associação organizacional (ASHFORTH e MAEL, 1989).
7. FAMÍLIA
É a relação fora do trabalho mais importante para os indivíduos (BRIEF e NORD, 1990).
Pode colocar pressão no trabalho através da demanda de tempo, energia e necessidades econômicas. Em particular, à medida que as demandas financeiras da família aumentam, as recompensas econômicas se tornam mais salientes e o trabalho provavelmente terá mais um significado econômico BRIEF e ALDAG, 1989; BRIEF e ATIEH, 1987; BRIEF, KONOVSKY, GEORGE, GOODWIN e LINK, 1995).
Pode expressar significados positivos quando oferece um ambiente de suporte e tranquilo no qual a pessoa pode recorrer a demandas do trabalho e da pessoa; afirmando que disse e fez o que era certo; e oferecendo assistência como dinheiro, tempo, trabalho ou uma relação recíproca (BRIEF e NORD, 1990d)
O SENTIDO E O SIGNIFICADO DO TRABALHO NOS ESTUDOS BRASILEIROS
Surgiram na década de 1980 na Psicologia sob a égide do cognitivismo social e/ou tendências bastante empíricas (BORGES, ALVES-FILHO e TAMAYO, 2008).
Os significados são componentes fundantes da natureza humana (BRUNER, 1997).
A atribuição de significados aos diferentes eventos ou fatos sociais tem implicada a intencionalidade humana, bem como a inserção do sujeito que atribui na sociedade (FISKE, 1992) e por conseguinte, nas organizações (BORGES, 1996; MOW, 1987; SOARES, 1992).
SIGNIFICADO DO TRABALHO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando