Buscar

Descreva a gametogênese masculina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva a gametogênese masculina :
A produção de espermatozoides, é chamada de espermatogênese, e ocorre nos testículos, iniciando durante a fase embrionária. As células de origem são as espermatogônias, que se multiplicam por mitose. Na puberdade essas células maturam para espermatócitos primários que entram em meiose. Após a meiose I as células são chamadas de espermatócitos secundários, que sofrerão a meiose II e darão origem a 4 células haplóides (com metade do material genético), chamadas de espermátides. Essas células ainda não tem aquele jeitão característico de um espermatozoide e por isso passam por uma fase de espermiogênese, para finalmente formar os espermatozoides.
Descreva a gametogênese feminina:
A produção de óvulos, é chamada de ovulogênese, ovogênese ou oogênese, e ocorre nos ovários. Ao contrário dos homens, no qual as espermatogônias sofrem mitose durante toda a vida, nas mulheres as ovogônias sofrem mitose apenas na fase embrionária, portanto a menina já nasce com um número limitado dessas células precursoras. Logo após sua formação, as ovogônias já entram em meiose, que é interrompida na prófase I. Do nascimento até a puberdade, essas ovogônias crescem e amadurecem, formando os ovócitos primários. Durante a puberdade, um ovócito por mês terminará a meiose formando um ovócito secundário (célula grande) e um corpúsculo polar (célula pequena) que se degenera. Ao final da meiose o ovócito secundário da origem ao óvulo e ao segundo corpúsculo polar. No final da ovulogênese, portanto forma-se apenas um gameta funcional para cada ovócito primário que entra em meiose.
Comente o ciclo menstrual :
O ciclo menstrual normal dura em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte inicia. Cada ciclo é dividido em 3 fases:
Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias;
Fase ovulatória: dura cerca de 8 dias, e é quando ocorre a ovulação, que normalmente acontece na metade do ciclo. Para um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece no 14º dia;
Fase lútea: dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.
Como se dá o processo de fecundação e onde adequadamente ocorre?
A fecundação humana ocorre quando o espermatozoide se funde ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, onde o óvulo fecundado caminha, em seguida, em direção ao útero.
Descreva o processo de nidação:
Momento de implantação de um embrião de na parede uterina que ocorre durante a blástula. Como o processo de deslocamento do embrião das trompas uterinas (onde ocorreu a fertilização) até o útero pode demorar cerca de 4 a 15 dias, então a fixação do embrião ocorrerá nesse intervalo de tempo (4° ao 15° dia após a fertilização).
O que é clivagem? 
Nome dado ao desenvolvimento de um organismo multicelular através de uma série de divisões mitóticas, onde o grande volume de citoplasma do embrião é dividido em numerosas pequenas células nucleadas, chamadas blastômeros.
Comente a formação dos gêmeos monozigóticos:
Gêmeos idênticos também são chamados de monozigóticos ou univitelinos e correspondem a aproximadamente 30% dos casos de duplas gestações. Eles são o resultado da fecundação de um único óvulo, por um único espermatozoide, cujo zigoto, no início da gestação, divide-se em dois (ou mais), cada um fixando-se em uma região diferente do útero
O que são gêmeos fraternos ?
Os gêmeos dizigóticos ou fraternos, são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos e esses são fecundados por dois espermatozóides, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico.
Comente o mecanismo da ovulação:
Processo de libertação de um óvulo do ovário, acionado pelas alterações hormonais e que ocorre uma vez durante cada ciclo menstrual, normalmente entre 12 e 16 dias antes da menstruação.
Como se dá a neurulação?
Processo em que a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural. Neste processo, o embrião pode ser chamado de nêurula.
O que é organogênese?
É o processo de desenvolvimento no qual os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) que se diferenciam e dão origem aos órgãos internos do organismo.
Se a mãe de um bebê foi vacinada ou já teve sarampo, o bebê fica temporariamente protegido. Por que?
O bebê fica temporariamente protegido pq recebe anticorpos maternos, durante a gravidez, através da placenta. A pessoa fica permanentemente protegida devido à memória imunológica dos plasmócitos. A vacina atua induzindo a produção de anticorpos.
Que nome se dá a estrutura de células embrionárias humanas com 16 células?
Mórula
Uma senhora deu a luz dois gêmeos de sexos diferentes. O marido, muito curioso deseja saber informações sobre o desenvolvimento de seu filhos a partir da fecundação. Explique 
Dois óvulos, isoladamente, foram fecundados, cada um por um espermatozóide, originando dois embriões.
Dois irmãos se originam de blastômeros de um mesmo zigoto. Podemos afirmar que os gêmeos são :
univitelinos e, obrigatoriamente, do mesmo sexo
Comente as afirmações:
A união de 2 células haploides para formar um indivíduo diploide caracteriza uma forma de reprodução de seres vivos. 
Gametas são produzidos pela gametogênese, um processo que envolve a divisão meiótica.
Gametas são produzidos a partir de células somáticas
Trata-se de reprodução sexuada. 
A proibição do aborto não decorre da concepção religiosa de que a vida deve ser protegida porque provém de Deus, mas da constatação científica de que o feto é individualidade diferente da mãe que o gera, porque tem DNA próprio, não se confundindo com o do pai ou o da mãe. Que argumento pode ser usado para justificar que o feto tem DNA próprio não sendo igual o do pai ou da mãe?
O feto não herda integralmente o material genético do pai, nem da mãe. Na verdade, o feto herda 50% do material genético do pai (através do espermatozóide) e os outros 50% da mãe (através do óvulo). Portanto, o feto é um indivíduo geneticamente diferente de seus progenitores.
As filas de espera para transplantes aumentam a cada dia que passa. Centros de pesquisa em todo o mundo preparam alternativas para o tradicional transplante de órgão doados de pessoa clinicamente mortas. Alguns laboratórios pesquisam a utilização de células tronco. Comente quais são e onde se encontram:
Mórula.
No BBB6 dois irmão gêmeos revezaram-se em uma brincadeira. Nenhum dos participantes descobriu a farsa. Ao final do programa o apresentador disse: “ dois espermatozoides + óvulo = encrenca embrionária” comente:
Univitelinos
Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos 3 folhetos germinativos ( ectoderma, mesoderma, endoderma). Quando ocorre a fase e qual o resultado morfogenético (organogênese)?
Gastrulação

Outros materiais