Buscar

Minha defesa oral (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CAMPUS IRAJÁ
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO
FASE DE QUALIFICAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
2
Declaro que esta submissão do meu projeto de pesquisa, para realização do meu TCC na modalidade Artigo, é resultado de pesquisa preliminar que desenvolvi para ter domínio do meu objeto de pesquisa
apoiado em dois autores fundamentais para esse propósito:
1- CHIAVENATO, 2003
2- HARDUIR REICHEL, 2008
Assim, declaro que possuo conhecimento mínimo necessário ao
desenvolvimento do estudo proposto bem como domínio adequado da linguagem usualmente empregada neste campo de estudos da administração
OBJETIVO GERAL DA PESQUISA
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO TREINAMENTO DE
PESSOAS
AUTOR: DAIANE DE JESUS SOUZA
EM QUE MEDIDA A TECNOLOGIA DA	INFORMAÇÃO PODE SER CONSIDERADA UM RECURSO NO TREINAMENTO DE PESSOAS?
10
QUESTÃO DA PESQUISA – “PROBLEMA”
O estudo proposto visa identificar e descrever a importância da tecnologia da informação nas organizações como recurso no treinamento de pessoas.
Dessa forma, o estudo proposto tem como objetivo identificar os tipos de treinamentos mais utilizados, comparar o investimento das ferramentas com os resultados almejados e as vantagens que a organização tem em investir na tecnologia.
10
OBJETIVO GERAL DA PESQUISA
DELIMITAÇÃO DO TEMA
10
O recorte que se pretende dar ao estudo passa pela seguinte abordagem:
a) A tecnologia da informação implantada no treinamento de pessoas beneficia as organizações nas reduções de custos e possíveis investimentos em outras áreas.
a) A implantação de treinamentos modernos e eficazes extrai o melhor de seus colaboradores.
HIPÓTESES
10
a)	Como	um
recurso,	ela
deve
é	vista
como
processo
de	mudança
organizacional.
A	forma	como	os	modelos	de	treinamentos	se	modificam
significativamente com a implantação da tecnologia da informação.
Após a implantação, tecnologia gera um custo menor para a organização uma vez que elimina a mão de obra ociosa e cria oportunidade para investir em outros setores.
A tecnologia da informação (TI) invade a vida das organizações e das pessoas provocando profundas transformações. Quando a empresa se volta para o treinamento de pessoas, utilizando ferramentas como ensino EAD, palestras, seminários, cursos, sessões de vídeo, exercícios de vivência e integração grupal, esta estimula o capital humano à satisfação e execução de seu trabalho corretamente.
Acredita-se que, a partir deste trabalho, as organizações podem buscar novas iniciativas de melhorias e investimentos, bem como: gestão da qualidade, logística e produção, competição baseada no tempo, produção enxuta/ empresa enxuta,
gestão	de	custos	baseadas	em
criação	de	organizações		focadas	no	cliente, atividades, empowerment²	dos funcionários.
empowerment²- fortalecimento
10
JUSTIFICATIVA DO ESTUDO
RELEVÂNCIA
10
Durante a elaboração desta pesquisa foi possível notar que o processo de treinamento é ferramenta estratégica primordial no desenvolvimento organizacional, mas para que ele seja eficiente deve ser bem ministrado, e para que seja eficaz é necessário que os treinados apliquem o que aprenderam, e para que seja efetivo e para que o objetivo seja alcançado, é necessário um planejamento bem elaborado no uso da tecnologia.
APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
10
REFERENCIAL TEÓRICO
– AS MUDANÇAS PERCEBIDAS PELAS ORGANIZAÇÕES, NO AMBIENTE INTERNO UMA VEZ QUE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É IMPLANTADA.
–A CAPACIDADE DE AVALIAR RESULTADOS ATRAVÉS DA
IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
- A INTERAÇÃO DAS PESSOAS DURANTE E APÓS	UTILIZAREM ESSA TECNOLOGIA.
OBJETIVO ESPECÍFICO I
10
1.
AS MUDANÇAS PERCEBIDAS PELAS ORGANIZAÇÕES NO AMBIENTE INTERNO, UMA VEZ QUE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É IMPLANTADA
Uma vez implantada, a tecnologia da informação promove a redução do custo operacional, estimula o desempenho dos colaboradores, facilita a comunicação entre departamentos e além disso, contribui para o funcionamento de outras áreas da organização, como a logística, marketing, etc.
OBJETIVO ESPECÍFICO II
10
2. A CAPACIDADE DE	AVALIAR RESULTADOS ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO
DELA.
Dias (1993) avaliou a eficácia de sistemas de informação, considerando duas dimensões: satisfação do usuário e qualidade das informações geradas pelos sistemas. Assim, podemos afirmar que através das práticas de treinamento utilizando a tecnologia, é possível perceber e identificar o desempenho do colaborador, o desempenho dos negócios da organização e se de fato é necessário manter o colaborador	na organização ou reduzir seus custos	dispensando – o.
OBJETIVO ESPECÍFICO III
10
3. A INTERAÇÃO DAS PESSOAS DURANTE E APÓS	UTILIZAREM ESSA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Atualmente a aprendizagem móvel e as mídias sociais funcionam melhor como complementos de instrução presencial, atuando como facilitadores do aprendizado e da transferência	do treinamento.
A utilização da tecnologia da informação no treinamento	de pessoas estimula a comunicação entre os colaboradores, entre gestor e colaborador e gestor e departamentos, assim elimina-se o receio de abordar e opinar em novas ideias e assim	contribuir para o bom andamento e sucesso da organização.
METODOLOGIA
10
O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto.
Desse modo, a priori, define-se o tipo de pesquisa como descritiva, bibliográfica podendo assumir outros contornos metodológico a partir do julgamento resultado de um processo de orientação na fase inicial de orientação do TCC.
CONCLUSÃO
10
Baseando – se na pergunta, podemos afirmar que :
A tecnologia da Informação como um recurso no treinamento de pessoas possibilita a interação entre gestores e colaboradores;
Uma	vez	implantada	para	melhoria	contínua	de	processos	internos	da
organização,	a
tecnologia	auxilia	na	tomada	de	decisões	e	no	sucesso
organizacional.
3- A tecnologia unificada ao treinamento , “traz mudanças no desemprenho dos colaboradores e trás benefícios para o organização bem como o aumento no rendimento ou produtividade, economia de tempo, melhoria da qualidade e abstenção de erro”(Alfredo Castro, 2004, p.144).
A tecnologia da informação é a aliada perfeita para o sucesso da organização.
AUTORES MAIS REPRESENTATIVOS
10
HARDUIN REICHEL fala em seu livro “Treinamento e Desenvolvimento”(2008) sobre a importância do setor de treinamento e desenvolvimento de talento humano como condição obrigatória para a empresa manter a competitividade no mercado por meio de inovação constante.
CHIAVENATO- Ele aborda em seu livro “Teoria Geral da Administração”(2003), a forma como a tecnologia da informação modificou profundamente o trabalho dentro das organizações.
Havia um tempo em que as organizações eram muito mecanizadas, substituíam a mão de obra por máquinas e com isso a execução do trabalho não era eficiente. Chiavenato(1999) declarou que com os computadores e com a tecnologia de ponta, o trabalho jamais seria o mesmo, após rapidamente pesquisar sobre a tecnologia da informação em seus livros, percebi que não havia outro autor que falasse mais sobre pessoas e tecnologia como ele.
Embora Chiavenato aborde sobre esse assunto de tecnologia da informação, Hardiun Reichel frisou muito a parte de treinamento e desenvolvimento de pessoas, isso causou a combinação perfeita para o meu tema.
APRENDIZAGEM
10
A dificuldade que tive neste projeto foi a falta de tempo e as noites de sono
perdidas pois fizeram diferença na minha concentração nas pesquisas.
A facilidade que tive ao correlacionar este conteúdo foram as pessoas que	que se envolveram comigo neste trabalho, como meu Gestor e meus professores	que
me deram	referências de livros e minha força de vontade para continuar nesta jornada.
Esse projeto foi um dos maiores desafios que tive por ter que realiza-lo em um pouco espaço de tempo e investir na leitura de modo que nunca havia feito nestes último 07 semestres.	Quando estudei a matéria de administração e sistemas de informação, minha visão se estendeu ao longe e me fez querer fazer minha pós graduação nesta área(sistemas de informação).
O que levo dessa experiência é que embora pareça simples, há muito o que se aprender para a elaboração de um projeto. Compreendo que	não basta gostar do assunto é preciso ler, reler e estudar cada assunto repetidamente, pois a cada leitura, novas informações vão aparecendo, o que nos propiciam amplo conhecimento sobre o assunto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
10
DIAS, D. DE S. Eficácia de sistemas de informação, participação do usuário e mudança organizacional. (1993, p. 163 a 165).
IDALBERTO CHIAVENATO. Teoria Geral da Administração 7ª Edição( 2003, p 290).
HARDUIN REICHEL. Treinamento e desenvolvimento de pessoas(2008, p. 15). IDALBERTO CHIAVENATO-Gestão de Pessoas(2008, - p.12 ,13 e 42).
FATIMA BAYMA DE OLIVEIRA- Tecnologia da informação e da Comunicação (2009,
Cap. 2 p.55 a 59).
FERNANDO GUILHERME TENÓRIO- Tecnologia da informação transformando as
organizações e o trabalho 1ª Edição(2007, p. 36).
Nome da área
19

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais