Buscar

Relatório fisica Lab 3 Medindo Velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Medindo velocidade
R.M.Silva
Centro Universitário Uninter
 Rua José da Costa Vieira 520. – CEP: 36420-000 – Ouro Branco – MG - Brasil
e-mail: richoms@yahoo.com.br
Resumo. Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. Atravez do software virtual physics La, registraremos as variações de tempo e velocidade de um objeto para percorrer uma distancia de 500cm variando apenas a força aplicada para iniciar o movimento do objeto. deve ser capaz de entender o experimento realizado e aos resultados obtidos.
Palavras chave: (palavras que relacionam a experiência realizada, pelo menos 3, separadas com virgula)
1
Introdução
A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca. A análise da velocidade se divide em dois principais tópicos: Velocidade Média e Velocidade Instantânea. Neste trataremos apenas da velocidade média. Indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio e é dada pela seguinte razão: 
Procedimento Experimental
1-Inicie o programa Virtual Physics e selecione Lab3 Measuring Speed na lista de atividades (Workbook). O programa vai abrir a bancada de mecânica (Mechanics) fig. 1.
 2- Atraves do botão parameters e possível verificar e alterar as características dos itens envolvidos na realização do experimento. Fig 2, mantendo as características padrão configuradas pelo programa, iremos alterar apenas o parâmetro de força aplicada pelo plunger sobre o bloco de madeira. Conforme tabela fig.3 
3- O botão FORCE dispara o plunger que aplica a força diretamente no bloco de madeira que inicia seu movimento e o sistema registra o tempo e velocidade gasto para percorrer a distancia estabelecida de 500cm. fig.1
Fig.2
	Força (N)
	Distancia Percorrida (cm)
	Tempo decorrido (s)
	20
	500
	5,22
	40
	500
	2,64
	60
	500
	1,88
	80
	500
	1,48
	100
	500
	1,19
	200
	500
	0,65
Fig.3
Análise e Resultados
Desenhando gráficos indique no gráfico a seguira distância e o tempo observados no experimento inicial. Denomine o eixo horizontal como Tempo (s) eo eixo vertical como Distância (cm).Você tem dois pontos de dados: o primeiro ponto será (0 s, 0 cm) e é o ponto em que o deslizamento começou; o segundo ponto será o tempo e a distância total que você mediu. Trace uma reta ligando esses dois pontos.
Aplicando conceitos cada reta no gráfico que você desenhou deve apresentar inclinações diferentes. Oque a declividade das retas informa sobre o movimento do bloco sobre a mesa? Lembre-se do que você observou nos experimentos. No respectivo teste, os objetos chegaram a 500 cm em diferentes tempos, em decorrência da diferença de força aplicada entre os testes. Fazendo previsões O que você pode dizer sobre a declividade da reta no gráfico, se o bloco Levar ainda menos tempo para percorrer a mesma mesa? A reta irá se declinar cada vez mais, devido ao acréscimo de tempo que o objeto levara para chegar aos 500 cm. Interpretando dados você pode calcular a declividade de uma reta em um gráfico utilizando a seguinte equação: declividade da reta = (variação no 
eixo y) /(variação no eixo x)Neste experimento, a variação do eixo y é a distância percorrida pelo bloco e a variação do eixo x é o tempo que o bloco levou para percorrer essa distância. Utilizando os dados do gráfico ou da Tabela de dados fig. 3. calcule a velocidade média dos blocos. Registre os valores na Tabela de dados 2
Tabela 2 
A velocidade dos blocos foi constante ou mudou durante o experimento? A velocidade do bloco mudou proporcionalmente a força aplicada. Segue tabela e gráfico da velocidade em relação a força: No caso de colocação de gráficos e tabelas grandes, que ficariam prejudicados caso fossem reduzidos para serem adaptados em apenas uma coluna, você pode coloca-los utilizando duas colunas. 
Fig.. 2: Esta figura foi colocada de forma a ocupar duas colunas de texto, ou a largura total da página.
Conclusão
Concluímos que a variação de velocidade está diretamente ligada a força aplicada no corpo em questão. Portanto, a ideia é bem simples: se um móvel, durante todo o percurso, mantiver sua velocidade constante em V km/h ,a força c om que ele está se deslocando também é constante.
Referências
Programa: Virtual Lab física Mecânica
Rodrigues, M.; D ias F.; 
Física na Nossa Vida;Porto Editora; 20 04; Porto.
Mecânica, Curso de física básica 4º edição, Volume 1 Editora Edgard Blucher.
Wikipédia Física Mecânica.

Continue navegando