Buscar

avaliando palpatoria 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603565160)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na região anterior do punho conseguimos fazer a palpação de 3 tendões superficiais quando solicitado sua flexão. De lateral para medial quais são eles?
		
	 
	Flexor radial do carpo - Palmar longo - Flexor ulnar do carpo
	
	Flexor ulnar do carpo - Palmar longo - Flexor radial do carpo
	
	Palmar longo - Flexor radial do carpo - Flexor ulnar do carpo
	
	Flexor radial do carpo - Flexor ulnar do carpo - Palmar longo
	
	Flexor ulnar do carpo - Flexor radial do carpo - Palmar longo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603564609)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para palpar a tensão do músculo peitoral menor pede-se ao paciente a realização de qual movimento?
		
	
	Elevação da escápula
	
	Abdução do braço
	
	Rotação externa do braço
	 
	Depressão da escápula
	
	Adução (retração) da escápula
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603564627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para palpar a tensão das fibras descendentes do músculo trapézio deve-se solicitar ao indivíduo o movimento de:
		
	
	Adução (retração) da escápula
	
	Abdução (protração) da escápula
	
	Rotação inferior da escápula
	
	Depressão da escápula
	 
	Elevação da escápula
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603564621)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para palpar a tensão da porção acromial do músculo deltoide pode ser solicitado ao paciente um movimento. Qual movimento deverá ser resistido para sua identificação?
		
	
	Adução do braço
	
	Abdução horizontal do braço
	 
	Abdução do braço
	
	Adução horizontal do braço
	
	Flexão do braço
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603556200)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Músculos que ligam o Membro Superior e Cintura escapular às paredes torácicas anterior e lateral: Peitoral maior, peitoral menor, subclávio, serrátil anterior. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo Peitoral Maior.
		
	 
	Paciente em DD ou em pé com o braço a 90°. Fisio - ao lado ou de frente para o paciente. O paciente mantém o braço elevado acima de 90°, o terapeuta posicionará as polpas dos seus dedos próximo às costelas, imediatamente lateral e posteriormente ao bordo ínfero-Iateral do peitoral maior. Pedirá ao paciente para posicionar o cotovelo um pouco para frente e para cima. Esse movimento mantém a escápula contra o tórax sob a ação do serrátil anterior e o terapeuta poderá sentir sua tensão. Poderá também pedir a protração da escapula para perceber seu aumento de tensão. Obs.: A porção inferior é facilmente visualizada e palpável, as porções média e superior são encobertas pelo peitoral maior.
	 
	Paciente sentado ou em DD, com o braço fletido a aproximadamente 90°. Fisio - de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de flexão horizontal.
	
	Paciente em DL ou em pé com o braço a 90°. Fisio - ao lado ou de frente para o paciente. O paciente mantém o braço elevado acima de 120°, o terapeuta posicionará as polpas dos seus dedos próximo às costelas, imediatamente lateral e posteriormente ao bordo ínfero-Iateral do peitoral maior. Pedirá ao paciente para posicionar o cotovelo um pouco para frente e para cima. Esse movimento mantém a escápula contra o tórax sob a ação do serrátil anterior e o terapeuta poderá sentir sua tensão. Poderá também pedir a protração da escapula para perceber seu aumento de tensão. Obs.: A porção inferior é facilmente visualizada e palpável, as porções média e superior são encobertas pelo peitoral maior.
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisio - em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 2 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos. (Palpação indireta).
	
	O peitoral maiolr também pode ser palpado com o paciente em DD e o terapeuta localizando sua mão sensitiva abaixo da borda lateral do peitoral maior objetivando chegar próximo ao processo coracóide que se encontra abaixo do peitoral maior. Porem, há que se tomar muito cuidado pois essa é uma região sensível podendo tornar essa palpação extremamente desconfortável. Partindo da premissa que estamos com pacientes acometidos de dor, é preferível a primeira palpação já que ela permite a localização correta do músculo sem agravar a dor.

Continue navegando