Buscar

SIMULADO 1 DE HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Simulado: CCJ0105_SM_201407050419 V.1 
	Aluno(a): REJANE MENDES LIMA
	Matrícula: 201407050419
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 04/09/2017 15:20:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407064214)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o historiador Boris Fausto (História do Brasil, Edusp/FDE, 1995), considerações de natureza política levaram a Coroa Portuguesa à convicção de que era necessário colonizar sua possessão na América do Sul, seriamente ameaçada pela presença de franceses em seu litoral, onde praticavam o escambo do pau-brasil e a pirataria. Assim, no que se refere à ambiência e às condições que marcaram os primórdios da colonização e da implantação da estrutura judicial-administrativa portuguesa em sua colônia sul-americana, podemos afirmar que:
I - A tomada de decisão acerca da implantação da efetiva colonização no início da década de 30 do século XVI se configurou através de um empreendimento de natureza estatal, marcado pela divisão do território em capitanias hereditárias e pela centralização jurídico-político-administrativa.
II - Os direitos e deveres dos donatários e das condições de organização do povoamento e da administração das capitanias encontravam-se fixados na Carta de Doação e no Foral, incluindo-se as questões relacionadas à prestação jurisdicional.
III - Com a implantação de um Governo Geral no Brasil, a instância mais elevada da organização judicial da colônia passou a ser o ouvidor-geral.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	As afirmativas I e II estão erradas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407082364)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Guilherme Braga da Cruz (Obras esparsas: estudos de história do direito moderno - Coimbra Editora), citado por Ricardo Marcelo Fonseca (A cultura jurídica brasileira e a questão da codificação civil no século XX , in História & Direito - Editora Revan), as Ordenações Filipinas quando vieram a lume no início do século XVII já se apresentavam antiquadas, constituindo-se como simples atualizações das Ordenações Manuelinas, as quais, por sua vez, nada mais foram do que atualizações das Ordenações Afonsinas. Apesar disso, as Ordenações Filipinas tiveram uma grande longevidade no ambiente jurídico português e, posteriormente, no ambiente jurídico do Brasil Independente. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos das Ordenações Filipinas e de sua aplicação no contexto jurídico do Brasil Colônia e do Brasil independente podemos afirmar que:
 
I - As punições sofridas pelos inconfidentes de Minas Gerais, especialmente por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorreram sob a égide do Livro V das Ordenações Filipinas.
 
II - No que diz respeito à legislação criminal, as Ordenações Filipinas deixaram de ter validade, no Brasil, a partir da promulgação do Código Comercial de 1850.
 
III - Apesar de serem consideradas como simples atualizações das Ordenações Manuelinas e Afonsinas, as Ordenações Filipinas já apresentavam uma organização de temas e de matérias quase iguais as das codificações modernas.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa III está CORRETA.
	
	Somente a afirmativa II está ERRADA.
	 
	Somente a afirmativa I está CORRETA.
	
	As afirmativas I e II estão CORRETAS.
	
	As afirmativas I e III estão ERRADAS.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407073743)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo que contém um trecho da sentença de Tiradentes:
 "... Portanto condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier por alcunha o Tiradentes Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas publicas ao lugar da forca e nella morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Villa Rica aonde em lugar mais publico della será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregados em postes pelo caminho de Minas no sitio da Varginha e das Sebolas aonde o Réu teve as suas infames práticas e os mais nos sitios (sic) de maiores povoações até que o tempo também os consuma; declaram o Réu infame, e seus filhos e netos tendo-os, e os seus bens applicam para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Villa Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados e no mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infamia deste abominavel Réu; (...)" (Sentença de Tiradentes. Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=612, acessado em 10 de outurbro de 2008).
Como podemos notar, a execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um "simples" enforcamento. Assim, com relação a este tipo de pena aplicada ao inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, é possível afirmar que:
I - Ela ocorreu sob a égide de uma legislação criminal que havia substituído, em meados do século XVIII, o Livro V das Ordenações Filipinas.
II - Tratou-se de uma punição exemplar que visava incutir nos súditos o temor de desafiar o poder soberano do rei.
III -  Continuou a fazer parte da legislação penal do Brasil independente até os dias de hoje.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
 
		
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	
	Somente a afirmativa I está errada.
	
	As afirmativas I e III está corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407141108)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A assimetria das relações entre Inglaterra e Portugal, explicitada ao longo da segunda metade do século XVII e durante o século XVIII, ganhou contornos dramáticos por ocasião da invasão napoleônica do território português, ocorrida em finais de 1807 e que levaria à transferência da corte para o Brasil, atingindo assim, a dependência portuguesa em relação à Inglaterra, o seu ponto máximo. No que se refere ao desdobramento das relações anglo-portuguesas a partir da transferência do núcleo decisório do Estado português para sua colônia americana, podemos afirmar que:
I  Com a presença da Família Real portuguesa no Rio de Janeiro, todos os "mecanismos" da relação monopolista entre a metrópole portuguesa e a colônia brasileira foram reforçados, apesar da ocupação do território metropolitano pelas tropas francesas.
II  A promulgação da carta régia de 28 de janeiro de 1808 que fixava a abertura provisória das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas vinha atender a uma antiga reivindicação de comerciantes ingleses que pressionavam seu governo a obter de Portugal livre acesso a todos os portos brasileiros.
III  Os tratados de 1810, diferentemente da carta régia de janeiro de 1808, trouxeram um pouco de equilíbrio às relações econômicas e políticas entre Inglaterra e o Império Português, já que, em um de seus dispositivos, ficava estabelecida a cobrança, por parte de Portugal, de uma única taxa de importação (fixada em 24%) para os produtos provenientes de quaisquer países, inclusive da Inglaterra.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentreas alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407073745)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos textos que se seguem, encontramos, em primeiro lugar, alguns exemplos de leis que, durante séculos, regulamentaram a economia brasileira. Em seguida, temos fragmentos de um Decreto, a "Carta Régia" de janeiro de 1808.
Texto 1 - As Leis:
1591: decreto fecha os portos do Brasil aos navios estrangeiros. 1603: o governo português decreta o monopólio real da pesca da baleia.
1642: a Coroa portuguesa estabelece o monopólio sobre o tabaco. 1658: é imposto pela Coroa o monopólio do sal.
1682: o governo português cria a Companhia de comércio do Maranhão.
1731: Carta Régia estabelece o monopólio sobre a extração de diamantes.
1785: o governo português proíbe as manufaturas de tecidos no Brasil.
Texto 2:
Carta Régia de 28 de janeiro de 1808, promulgada pelo príncipe regente D. João:
 [...]Primo: que sejam admissíveis nas Alfândegas do Brasil todos e quaisquer gêneros,fazendas e mercadorias transportadas, ou em navios estrangeiros das Potências, que se conservam em paz e harmonia com a minha leal Coroa, ou em navios dos meus vassalos, [...] Segundo: que não só os meus vassalos, mas também os sobreditos estrangeiros possam exportar para os Portos, que bem lhes parecer a benefício do comércio e agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gêneros e produções coloniais, a exceção do pau-brasil, ou outros notoriamente estancados.[...]
A partir dos textos acima, analise as seguintes afirmativas:
I - Pelos conteúdos dos textos apresentados, podemos afirmar que não houve qualquer mudança nas relações comerciais entre Brasil e Portugal, a partir da Carta Régia de 1808.
II - Durante o período colonial, as medidas restritivas ao comércio do Brasil faziam parte do que ficou conhecido como Pacto Colonial.
III - A Carta Régia de 1808 e os tratados de 1810 assinados com a Inglaterra refletiram as reivindicações dos comerciantes monopolistas portugueses, interessados na adoção do livre-comércio.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
 
		
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente a afirmativa I está errada.

Outros materiais