ADM. SIST. INFORM TESTE 9
4 pág.

ADM. SIST. INFORM TESTE 9


DisciplinaAdm. Sist. de Informação27 materiais18 seguidores
Pré-visualização1 página
ADM. SIST. INFORM. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Considerando a relevância e o Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais, podemos afirmar que a interferência para a melhoria dos processos passa por:
		
	
	
	
	 
	Depreciação das redes de telefonia móvel; elevação do consumo de informação on-line; interferência nas habilidades dos profissionais e antigos modelos de marketing e propaganda na internet.
	
	 
	Ampliação das redes de telefonia móvel; elevação do consumo de informação on-line; interferência nas habilidades dos profissionais e novos modelos de marketing e propaganda na internet.
	
	
	Exclusão das redes de telefonia móvel; elevação da informação on-line; interferência nas habilidades dos profissionais e novos modelos de marketing e propaganda na tv.
	
	
	Redução das redes de telefonia móvel; elevação do consumo de informação on-line; exclusão nas habilidades dos profissionais e antigos modelos de marketing e propaganda na internet.
	
	
	Redução das redes de telefonia móvel; elevação do consumo de informação on-line; interferência nas habilidades dos profissionais e antigos modelos de internet.
	
	
	
		2.
		Característica que faz parte da organização como um sistema aberto, exceto:
		
	
	
	
	 
	Comportamento probabilístico e não- determinístico: o ambiente inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis.
	
	 
	Fronteiras ou limites: Os sistemas abertos não possuem fronteiras ou limites.
	
	
	Morfogênese: Capacidade de modificar a si próprio e sua estrutura básica.
	
	
	Resiliência: Capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo.
	
	
	Interdependência das partes: A mudança em uma das partes provoca impacto sobre as outras
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comportam-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. A homeostasia (autoregulação) garante a rotina e a permanência do sistema, levando a adaptabilidade que conduz a ruptura e a inovação. Assinale a alternativa correta considerando as características de um sistema:
		
	
	
	
	 
	O conceito de sinergia diz respeito a não cooperação entre as partes, desta forma o sistema age de forma independente e com objetivos específicos
	
	
	Homeostase é a capacidade sistêmica de não regulação do ambiente interno, não procurando uma condição estável
	
	 
	Homeostase é a capacidade de regulação do ambiente interno de modo a manter-se uma condição estável mediante múltiplos ajustes. No contexto empresarial é essencial para a evolução e dinamismo do sistema
	
	
	Entropia aplicada ao contexto empresarial não promove a organização, não permitindo a renovação do sistema
	
	
	Empresas são sistemas fechados por concepção, pois há uma preocupação primeiramente com o ambiente interno empresarial para depois se estabelecer relações com meio externo
	
	
	
		4.
		As informações podem ser tornar um forte elo de sinergia entre as equipes e um importante fator de motivação dos colaboradores. Sobre esse assunto, avalie as afirmações a seguir:
I. Com a disseminação adequada de informações entre os colaboradores, estimula-os a participar e a se tornarem mais produtivos.
II. Quando há a disseminação de informações na empresa, os colaboradores tornam-se mais conscientes de seus direitos e mais críticos com relação à atuação dos líderes, gerando insubordinação.
III. Quando as informações organizacionais são disseminadas entre as equipes, os colaboradores compreendem os aspectos relevantes da empresa em que atuam e reconhecem os problemas e desafios enfrentados por ela, o que favorece sua autonomia e proporciona um clima organizacional baseado na transparência e na credibilidade.
Está correto o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	II e III
	
	 
	I e III
	
	
	Apenas 1
	
	
	I e II
	
	
	Apenas II
	
	
	
		5.
		A/O __________________ de um sistema de informação é responsável pelo registro ou coleta de todos os dados gerados nas empresas em suas atividades diárias, tanto internas quanto externas; A/O__________________ é o combustível para mudanças estratégicas necessárias à evolução natural da estrutura organizacional da instituição; Um sistema_____________ é aquele que sofre influência apenas de fatores internos da organização; A/O _____________é qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Assinale a resposta correta:
		
	
	
	
	 
	Entrada, dado, fechado, informação.
	
	 
	Entrada, informação, fechado, dado;
	
	
	Informação, aberto, entrada, dado;
	
	
	Informação, dado, fechado, entrada;
	
	
	Entrada, informação, aberto, dado;
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Assinale a alternativa que de acordo com a Teoria Geral de Sistemas, completa a frase: "O todo apresenta propriedades e características próprias que"
		
	
	
	
	 
	Nenhuma das opções apresentadas.
	
	 
	Não são encontradas em nenhum dos elementos isolados.
	
	
	São a soma das características individuais dos elementos isolados.
	
	
	São encontradas em alguns dos elementos isolados.
	
	
	Não correspondem a soma das características individuais dos elementos isolados.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Em relação aos conceitos sistêmicos relacionados a um sistema de informações, podemos conceituar adaptabilidade como:
		
	
	
	
	 
	Sinônimo de Homeostasia
	
	
	a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo seu ¿status quo¿ interno;
	
	 
	a mudança na organização do sistema, na sua interação ou nos padrões requeridos para conseguir um novo e diferente estado de equilíbrio com o ambiente externo, mas alterando seu status quo;
	
	
	Um processo relacionado à escolhas dos insumos que compõe a entrada de um sistema;
	
	
	a garantia de manutenção da rotina do sistema
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas, indique nas alternativa a seguir, aquela que explicita a importância da TI para as organizações?
		
	
	
	
	 
	Reduzir o numero de funcionários com uma substituição progressiva de pessoas por elementos automatizados.
	
	 
	Através dos recursos de hardware, software e telecomunicações, a TI proporciona os meios necessários para tratamento das informações importantes para tomada de decisões.
	
	
	Aumentar a escala de produção
	
	
	Sempre reduzir custos nos processos produtivos a fim de aumentar a rentabilidade da organização
	
	
	Permitir que o trabalhador se ajuste melhor as ferramentas de trabalho, pois como este sendo uma peça de uma engrenagem maior que é a organização deve estar mais especializado possível para gerar produtividade operacional.