Buscar

ÉMILE DURKHEIM e MAX WEBER OLHARES DIFERENTES

Prévia do material em texto

ÉMILE DURKHEIM e MAX WEBER: OLHARES DIFERENTES.
 Os sociólogos, Émile Durkheim e Max Weber, ambos teóricos do século do século XIX, buscam encontrar razões explicativas pelas quais passou a sociedade do século anterior e as mudanças que vem se estabelecendo no mundo da modernidade. Diante desse desafio, ambos, através dos seus métodos próprios procuram estudar a sociedade e levantar algumas hipóteses que aferem importantes teorias sociais sob as quais nós nos constituímos como indivíduos e vivemos em sociedade . 
 Durkheim por exemplo, ao fazer sua analise ele ressalta a importância e predominância da sociedade em relação ao individuo. Logo, para ele o consenso das regras, das normas, das sanções é importantíssimo. Porque são elas que poderão trazer maior coesão social e organizacional entre os indivíduos. E nesse caso é extremamente necessário que os individuo internalizem essas regras e que compartilhem de forma natural um com o outro.
 É nesse ponto em que se estabelece com mais precisão uma consciência coletiva, e ai Durkheim aplicar método para estudar essa as relações sociais desenvolvida na sociedade . E um principio que toma para si considerar os fenômeno sociais como “coisas”. Ele faz questão de notificar que há algo que foge da normalidade fisiológica e da natureza e que se deve ter um olhar diferenciado por ser visto e considerado como fato social . Que na concepção dele, deve ter suas características própria como fatos sociais. Deve ser exterior ao homem ; dever ser coercitivo e deve ter generalidade. 
 Essa sua lógica descreve que o homem está sujeito a sociedade logo assim que ele nasce e permanecerá sob as normas e regra que coletivamente foram implantadas. Com isso o recurso para o bom andamento e melhor ajustamento da vida em sociedade encontra nela mesmo. Na própria sociedade. Cabendo então aos cientistas sociais estudar fenômeno destoante da realidade que ela se apresente e buscar sua explicação. 
 Max Weber, porém chama atenção para as ações sociais desenvolvidas pelos indivíduos . Ou seja, o que movem os indivíduos agir como agem . Nesse caso, o olhar de Max Weber se põe sob o individuo . Os motivos e propósitos pelos quais elas passam a existir na sociedade e assim formam suas estruturas sócias nas quais as pessoas vivem e convivem socialmente . 
 Não querendo anular o homem enquanto sujeito pensante e ativo sobre aquilo que faz. Max Weber descreve alguns tipos de ações que consciente ou inconsciente passam ser produzido pelo individuo em suas relações sociais . São Elas: Ação relacional com relação ao fins. Que na concepção dele é uma ação com vista a um resultado; Ação relacional com relação a valores, expressa normas morais inerente no agente. No ponto de vista dele essas duas ações são claramente racionais . Também ele aponta mais dois tipos de ações que pode ser classificadas como irracionais porque são normalmente geradas a partir de sentimentos costumes . São elas : Ação social afetiva e Ação social tradicional. Ambas dispensa o senso critico e se concretiza de forma nem sempre consciente por parte do sujeito que dirige a ação. Mas sim pela tradição estabelecida antes dele e pelo sentimento que aprendeu a desenvolver .
 Na conclusão fica claro que, embora o objeto de estudo entre os dois sociólogos seja o mesmo, a sociedade . Eles apropriam de elementos diferentes para estudar a forma como a sociedade funciona e persiste na história . Durkheim tem como valor determinante das suas analise a própria sociedade, e Max Weber, toma como objeto das suas analise e estudo, o próprio individuo

Continue navegando