Buscar

Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim

Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências 

de análise até os tempos atuais.  

 

Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores.



Tempo restante 1:27:38

Questão 5

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão


Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências 

de análise até os tempos atuais.  

 

Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores. 


Escolha uma opção:

a.

Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao “desencantamento do mundo”; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social. 

b.

Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura, para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade. 

c.

Karl Marx decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração; Max Weber, a partir do estudo das religiões, concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos. 

d.

Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia. 

e.

Karl Marx estudou o caráter civilizador das religiões; Max Weber analisou as relações entre as classes sociais como relações de exploração; Émile Durkheim desenvolveu, em detalhes, a ideia de fetichismo. 

💡 3 Respostas

User badge image

debcris

LETRA B

0
Dislike1
User badge image

Sergio de Almeida

d.Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia. 

0
Dislike0
User badge image

Ivanda sousa Squarelli

Émile Durkheim foi o autor que elaborou as bases concretas para o caráter cien2)

Émile Durkheim foi o autor que elaborou as bases concretas para o caráter científico do estudo da sociedade, a partir da publicação da obra As Regras do Método Sociológico.

Tomando como referência seus conhecimentos sobre o assunto, julgue as afirmativas em V para verdadeiro e F, para falso:

( ) A Sociologia deveria levar a premissa das ciências com rigor, partir dos fatos da realidade, da observação e da experimentação, fugindo das noções prévias ou dos pré conceitos, para posteriormente induzir as conclusões gerais.

( ) A Sociologia é um ciência que deve se distanciar da neutralidade científica considerando, portanto, para Durkheim os sentidos e as motivações da prática dos indivíduos.

( ) A ciência "positiva" para Durkheim teria que partir dos fatos, dos dados factiveis, mensuráveis e comprováveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

  • a)
  • V – V – F.
  • b)
  • F – F – V.
  • c)
  • V – F – V.
  • d)
  • F – F – F.
  • e)
  • V – V – V.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais