Buscar

Lista de Exercícios Bioquímica - UNESP

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS PRIMEIRA PROVA BIOQUÍMICA 2017
1. A maior parte do CO2 produzido na respiração é carregada dos tecidos aos pulmões como íon bicarbonato (HCO3-). Em altas concentrações de CO2, parte dele liga-se à hemoglobina. Sob estas condições o efeito Bohr pode ser resumido na equação
 HbNH2 + CO2 → Hb-NH-COO- + H+
Use esta equação para explicar como a hemoglobina promove a remoção de H+ e CO2 produzidos no tecido muscular. 	
2. A hemoglobina S é caracterizada pela substituição de um resíduo de ácido glutâmico na posição 6 da cadeia ß da hemoglobina A por um resíduo de valina. Você acredita que esse resíduo de valina esteja colocado na superfície da hemoglobina S exposto a água ou no interior da proteína? Por quê? Qual efeito esta substituição tem na solubilidade da hemoglobina S? Explique.
3. Explique porque o KM aumenta enquanto a Vmáx permanece igual numa inibição competitiva típica.
4. Os aminoácidos tendem a ser menos solúveis em água, nos seus pontos isoelétricos. Um exemplo importante é a cistina (pI= 6,0) cuja solubilidade em água é apenas cerca de 160 mg/L a 37° C. Pessoas nascidas com defeito genético conhecido como cisteinúria excretam grandes quantidades de cistina na urina. A baixa solubilidade deste aminoácido na urina (pH normal da urina aproximadamente 6,0) causa a precipitação da cistina (cristal) como pedra nos rins, no ureter e na bexiga. Um procedimento médico para contornar este problema envolve a ingestão repetida de doses de bicarbonato de sódio. Diante do que você aprendeu qual a base científica para este procedimento médico?
5. Em solução aquosa, a conformação de uma proteína é determinada por dois fatores básicos. Um é a formação do maior número possível de pontes de hidrogênio. O outro é:
a) formação do maior número possível de interações hidrofóbicas
b) máximo de interações iônicas
c) minimização máxima da entropia pela formação de uma camada de solvente aquoso ao redor da proteína
d) colocação dos aminoácidos polares ao redor da molécula
e) colocação dos resíduos de aminoácidos hidrofóbicos no interior da proteína
6. Dê quatro forças ou fatores que contribuem para estabilizar a estrutura nativa de uma proteína e descreva uma condição ou reagente que desestabiliza cada tipo de fator ou força.
7. O esquema S→T→U→V→W→X→Y representa um caminho hipotético para a síntese do composto Y. O caminho é regulado por inibição em feedback. Indique onde há maior probabilidade da inibição ocorrer e qual o provável inibidor.
8. Desenhe a estrutura de qualquer aldohexose na forma piranosídica. b) Desenhe a estrutura de um anômero da aldohexose que você acabou de fazer. c) Quantos carbonos assimétricos cada uma dessas estruturas têm? d) Quantos estereoisômeros de cada estrutura desenhada são teoricamente possíveis?
9. Circule, em cada par, o ácido graxo com maior temperatura de fusão.
a) 18:1(9 18:2(9,12
b) 18:0 18: 1(9 
c) 18:0 16:0 
10. Qual das seguintes afirmações a respeito do 2,3-bifosfoglicato (BPG) não está correta ?
a) aumenta a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio
b) ela se liga a distância dos grupos heme da hemoglobina
c) está sempre associada com moléculas de hemoglobina que são extraídas das hemácias
d) é um modulador alostérico
e) liga-se com menor afinidade a hemoglobina fetal do que a hemoglobina do adulto.
11. Qual a diferença química mais significativa entre triacilgliceróis e glicerofosfolipídeos que os torna moléculas com diferentes funções biológicas?
12. O tetrapeptídeo Ala-Glu-Gly-Lys é um bom tampão em pH 7,0? Ele se moverá em um campo elétrico quando em pH 7,0?
	Ala pK1= 2,34 pK2= 9,69
	Glu pK1= 2,1 pK2= 9,7 pKR= 4,3
	Gly pK1= 2,34 pK2= 9,60
	Lys pK1= 2,18 pK2= 8,95 pKR= 10,53
13. Qual das seguintes afirmações sobre catálise enzimática é verdadeira?
a) para as enzimas serem ativas devem estar na mesma concentração do substrato 
b) as enzimas aumentam a constante de equilíbrio de uma dada reação até mais de 1000 vezes.
c) diminui a energia de ativação para conversão do substrato ao produto
d) a atividade catalítica independe do pH
e) os isômeros D ou L da enzima são igualmente ativos, para um dado substrato
14. A hexoquinase isolada do cérebro de rato catalisa a seguinte reação. 
açúcar + ATP ( açúcar--fosfato + ADP
Esta enzima pode usar diferentes substratos, incluindo glucose (KM = 6 x 10-6 M) e frutose (KM = 2 x 10-3 M). Por qual substrato a hexoquinase tem maior afinidade? Explique.
15. Uma amostra de um peptídeo de seqüência desconhecida foi tratada com tripsina e uma outra amostra do mesmo peptídeo foi tratada com quimotripsina. As seqüências (da extremidade amino terminal para carboxila terminal) dos menores peptídeos produzidos pela digestão com tripsina foram:
Met-Val-Ser-Thr-Lys
Val-Ile-Trp-Thr-Leu-Met-Ile
Leu-Phe-Asn-Glu-Ser-Arg
As seqüências dos menores peptídeos produzidos pela digestão com quimotripsina foram::
Asn-Glu-Ser-Arg-Val-Ile-Trp
Thr-Leu-Met-Ile
Met-Val-Ser-Thr-Lys-Leu-Phe
Deduza a seqüência do peptídeo original.
16. A (-D-Manose, um monossacarídeo encontrado em algumas frutas e vegetais apresenta estrutura piranosídica. A (-D-Manose tem sabor adocicado. Entretanto, uma solução de (-D-Manose, quando deixada em repouso, transforma-se em uma mistura contendo também o anômero (, de sabor amargo. O ( anômero está presente na pele da laranja (parte branca) e é, parcialmente, responsável pelo sabor amargo da fruta. Qual a estrutura do anômero (? Como o anômero ( se transforma em (?
17. Uma das principais funções do sulfato de condroitina, uma glicosaminoglicana, é atuar como um lubrificante nas juntas esqueléticas criando um meio como um gel, resistente a fricção e aos choques. Esta função parece estar relacionada ao volume ocupado por esta classe de molécula biológica quando em meio aquoso. Porque o volume ocupado pela solução em meio aquoso é muito maior que desidratado? Porque esta propriedade é fundamental para a função biológica da molécula?
18. Um polissacarídeo de estrutura desconhecida foi isolado, submetido à metilação exaustiva e hidrolisado. Análise dos produtos revelou três açúcares metilados na proporção de 20:1:1. Os açúcares foram 2,3,4 tri-O-metil-D-glucose; 2,4-di-O metil-D-glucose e 2,3,4,6-tetra-O-metil-D-glucose. Qual é a estrutura proposta para o polissacarídeo?
19. Todos os polissacarídeos que ocorrem naturalmente possuem um resíduo terminal que contém um carbono anomérico livre. Porque esses polissacarídeos não dão um resultado positivo no teste químico para açúcar redutor?

Continue navegando