Buscar

Diversidade cultural

Prévia do material em texto

Diversidade cultural 
Como vimos no início do capítulo, entre todas as sociedades humanas conhecidas coexistem diversos hábitos, costumes, línguas, crenças, saberes etc. A essa multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir no mundo damos o nome de diversidade	cultural. No mundo contemporâneo, a diversidade cultural assumiu grande relevância para a compreensão dos fenômenos sociais devido ao processo de globalização ocorrido a partir da década de 80 do século passado, quando a influência dos países ocidentais mais ricos, em especial os Estados Unidos, passou a se dar em escala mundial. Contudo, não houve uma padronização total da cultura ao redor do mundo. Como resposta, houve o que se conheceu como movimentos antiglobalização, que visam contestar não apenas o domínio econômico norte-americano, mas também sua dominação cultural. Culturalmente, com o vertiginoso avanço da tecnologia, da mídia, da informática e com a diluição de fronteiras geográficas, tem-se acelerado o intercâmbio cultural. O mundo assume, definitivamente, as feições e as marcas da multiculturalidade, da diversidade cultural, fazendo-nos crer que estamos condenados a pensar a unidade humana na base de sua diversidade cultural e nos desafiando a desenvolver a capacidade de conviver com as diferenças. É nesse contexto que se impõe o multiculturalismo, baseado na convivência de culturas diversas em uma mesma sociedade, buscando não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo. 
COMENTÁRIO
O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc., posto que se trata de indivíduos de etnias diferentes entre si.
Neste sentido, nas sociedades contemporâneas, nas quais a diferenciação dos indivíduos faz com que se identifiquem enquanto seres humanos e enquanto membros de determinado contexto social, o conflito de culturas é inevitável. Assim, se o processo de globalização cada vez mais aproxima grupos de culturas diferentes, a diversidade 
CONCEITO
Diversidade cultural Diversidade Cultural: Por diversidade cultural compreendem-se as diferenças culturais que existem entre os seres humanos. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuários e outras tradições como a organização da sociedade. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. 
CONCEITO
Globalização Define-se pela intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa. (GIDDENS, 2010)

Continue navegando