Buscar

Síndrome do impacto ocorre quando os tendões do manguito rotador e a bursa esfregam contra o teto do ombro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síndrome do impacto ocorre quando os tendões do manguito rotador e a bursa esfregam contra o teto do ombro, o acrômio
Sintomas
O que eu sinto na síndrome do impacto?
Síndrome do impacto do ombro provoca dores generalizadas no ombro nos primeiros estágios. Ela também causa dor ao levantar o braço para o lado ou na frente do corpo. A maioria dos pacientes se queixam para dormir, especialmente quando rolam ou deitam sobre o ombro afetado.
Um outro sinal de síndrome do impacto é uma dor aguda quando você tentar alcançar seu bolso traseiro da calça ou abotoar o soutien. Com a piora do quadro, o desconforto aumenta. A articulação pode tornar-se mais enrrigecida. Às vezes, uma sensação de captura ou travamento é sentida quando você abaixa o seu braço(geralmente parece que você tem que encaixar/ajeitar o ombro para poder descer o braço). Fraqueza e incapacidade de levantar o braço pode indicar que os tendões do manguito rotador estão rompidos e já demosntra um quadro mais grave.
Descompressão subacromial
O objetivo da cirurgia é aumentar o espaço entre o acrômio e os tendões do manguito rotador. O cirurgião deve primeiro remover qualquer esporão sob o acrômio que esteja em contato com os tendões do manguito rotador e a bursa.Normalmente o cirurgião também remove uma pequena parte do acrômio para dar aos tendões ainda mais espaço e retira toda aquela bursa/bolsa que está inflamada (bursite) . Este tipo de cirurgia que consiste em retirar os esporões e fazer uma "raspagem/modelagem" do acrômio chama-se em termos médicos: acromioplastia e bursectomia
Teste do impacto de Neer – Eleva-se o ombro em extensão e rotação neutra passiva e rapidamente; o tubérculo maior projeta-se contra a face ântero-inferior do acrômio e reproduz o impacto, a dor é um sinal de impacto subacromial ou ruptura do manguito rotador.
Teste de Neer-Hawkins – Eleva-se o ombro a 90º, e flete-se o cotovelo em 90º, roda-se passivamente e rapidamente para dentro, nessa posição o tubérculo maior e projetado contra o ligamento coracoacromial. Indica síndrome do impacto com tendinite do infra-espinhoso 
Teste do bíceps (speed) - Sugere a presença de alterações da cabeça longa do bíceps, testado pela flexão ativa do ombro em extensão e rotação externa, contra uma resistência usada pelo examinador. Indica tenossinovite da cabeça longa do bíceps.
Teste de Yocum – Pede-se ao paciente colocar a mão sobre o ombro oposto, e fletir o braço elevando o cotovelo, nesse movimento o tubérculo maior é deslocado sob o ligamento coracoacromial e sob a articulação acromioclavicular. Acusa lesão acromioclavicular.
Teste de queda do braço – Ombro e cotovelo em 90º de flexão e é feira uma rotação externa passivamente do ombro, mantendo ativamente. Não conseguindo manter indica lesão grave, tendinite ou até mesmo ruptura completa do tendão do supra-espinhoso.
Teste de Yergason – Paciente com cotovelo em flexão de 90°. Pede-se ao paciente um supinação ativa contra resistência e ao mesmo tempo fazer uma rotação externa passiva do ombro. Indica tenossinovite e/ou subluxação da cabeça longa do bíceps.
Teste de Ludington – Paciente com as mãos na cabeça. É solicitado uma contração do bíceps. Caso haja dor, significa que há lesão da cabeça longa do bíceps, caso haja fraqueza ou ventre palpável distalmente, há provavelmente ruptura da cabeça longa do bíceps.
Teste de Apley: Paciente ao paciente para alcançar por trás da cabeça, o ângulo médio da escapula. Avaliando a presença de tendinite do manguito rotador através do estiramento do manguito rotador e da bursa subacromial, obtida pela rotação externa e abdução do ombro 
Teste de Relocação - Paciente em Decúbito dorsal, ombro e cotovelo fletido a 90°, em máxima rotação externa. Caso haja dor, o examinador repete a manobra, deslocando a cabeça do umero posteriormente, caso a dor desapareça o teste é positivo. Indicando impacto posterior do supra-espinhoso, instabilidade anterior discreta e alguns casos ruptura do manguito rotador.
Teste do Sulco – Paciente com o ombro em posição neutra, e cotovelo fletido a 90º, o examinador puxa o ombro no sentido caudal,o aparecimento de um sulco de 1cm ou mais entre o acrômio e a cabeça do umero indica frouxidão capsuloligamentar

Outros materiais