Buscar

AV - RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0527_AV_201407217666 » RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CARLA SENDON AMEIJEIRAS VELOSO
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2015 10:49:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201407879655)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os Sindicatos possuem determinadas prerrogativas e deveres destinados a uma melhor representação da categoria profissional. Neste sentido conceitue representação sindical e filiação sindical.
		
	
Resposta: Representação sindical é quando um sindicato representa os trabalhadores e/ou as empresas para tentar chegar em acordo quanto as possíveis melhorias para os trabalhadores, a fim de evitar que sejam necessários entrar com processos na Justiça do trabalho. Filiação Sindical é quando o trabalhador filia-se ao sindicato da sua categoria para que seja representado pelo mesmo.
	
Gabarito: Representação é ato derivado da representatividade, que confere ao sindicato o poder de atuar em nome de uma categoria profissional, independente de outorga de poderes ou da vontade individual de cada um dos trabalhadores. Filiação é o ato voluntário do representado de participar da organização sindical, seja de trabalhadores ou de empregadores, o que lhe confere direitos e acarreta obrigações específicas, tais como votar, ser votado, pagar a contribuição associativa, etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407289846)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a finalidade da Negociação Coletiva?
		
	
Resposta: A finalidade da Negociação Coletiva é alcançar melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora
	
Gabarito: A finalidade da negociação coletiva é alcançar melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora, pelo menos em princípio, já que as questões da manutenção dos empregos ganhas relevam a cada dia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407446655)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No século XVII, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento dos transportes, surgindo:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	As locomotivas a vapor;
	
	Os trens elétricos;
	
	As grandes rodovias;
	
	As grandes embarcações;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407907015)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca da liberdade sindical, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O princípio da liberdade sindical pode ser visto sob o aspecto coletivo, quando um grupo tem liberdade para constituir o sindicato e sob o aspecto individual, quando um trabalhador tem a liberdade de associar-se ou de manter-se associado.
	 
	Visando a fomentar maior participação no sindicato, o acordo coletivo de trabalho estabelece que a empresa dará preferência à contratação de trabalhadores sindicalizados.
	
	O sistema sindical brasileiro, a partir da Constituição da República de 1.988, identifica-se pelos princípios da unicidade e da liberdade sindical.
	
	o princípio da liberdade sindical, tal como consagrado na Convenção nº 87 da OIT, não é aplicado integralmente ao ordenamento jurídico doméstico;
	
	O princípio da liberdade sindical, previsto na Constituição Federal (CF), garante a criação de entidades sindicais pelos trabalhadores e empregadores sem interferência do Estado, inclusive no que se refere à elaboração dos estatutos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407508304)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1720, a figura do sindicato surge em detrimento do desaparecimento das:
		
	
	Federações;
	 
	Corporações de Ofício;
	
	Centrais sindicais;
	
	Confederações;
	
	Comissões de trabalhadores.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407970719)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analisando os deveres dos sindicatos marque a opção incorreta:
		
	 
	Os sindicatos não possuem programas de recolocação profissional do trabalhador, tendo em vista expressa proibição legal, bem como não mantém programas sociais.
	
	As prerrogativas e os deveres legais dos sindicatos (previstos nos Artigos 513 e 514 da CLT) decorrem do ato estatal que formaliza o reconhecimento e a investidura sindicais. Embora sejam entidades privadas, os sindicatos são órgãos que atuam em cooperação com o Poder Público.
	
	A CLT, também em seu Artigo 514, Parágrafo Único, determina aos sindicatos o dever de promover a fundação de cooperativas de consumo e crédito e de fundar e manter escolas de alfabetização e pré-vocacionais.
	
	A assistência nas rescisões dos empregados com mais de um ano de emprego (prevista no Artigo 477 da CLT) e dos empregados estáveis demissionários (prevista no Artigo 500 da CLT) é prestada também pelo sindicato.
	
	Determinados sindicatos têm programas de recolocação profissional do trabalhador no mercado de trabalho, além de manter programas sociais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407970724)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os objetivos das representações internas de trabalhadores nas empresas marque a opção correta:
		
	 
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	Inexiste a possibilidade de negociação direta dos trabalhadores com os empregadores.
	
	A representação não torna possível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa para propor e debater possíveis melhorias nas condições de trabalho e nos salários a serem pagos, sendo, portanto inoperante.
	
	O representante não poderá exercer a fiscalização trabalhista dentro da empresa, nem, tampouco verificar o fiel cumprimento da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
	
	Os trabalhadores não ganham um novo fórum já que ele não tem a possibilidade de fiscalizar a empresa por proibição legal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407446671)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O surgimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1943, fez com que as empresas passassem a dar uma importância maior aos direitos dos trabalhadores, trazendo algumas novidades, exceto:
		
	
	Definiu que as férias devem ser remuneradas;
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Definiu e regulamentou os horários de trabalho na indústria e no comércio;
	
	Trouxe como novidade a Carteira Profissional;
	 
	Instituiu as comissões mistas de conciliação;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407815212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a Constituição de 1988, o Estado Brasileiro começou a dar a devida atenção à sociedade trabalhadora, criando normas para as negociações trabalhistas e a atuação dos sindicatos, que assumiram a função de defesa dos direitos coletivos dos trabalhadores. O que aconteceu a partir desse momento?
		
	 
	A participação dos sindicatos, tanto laboral quanto patronal, tornou-se obrigatória.
	
	Somente a participação do sindicato laboral tornou-se obrigatória.
	
	Somente a participação do sindicato patronal tornou-se obrigatória.
	
	A participação dos sindicatos tornou-se obrigatória somente no pedido de instrução de dissídio.
	
	Não há necessidade de participação dos sindicatos quando há acordo na negociação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407828892)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é INCORRETA a afirmação:
		
	
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	 
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisaçãoSão considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros, transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais.
	
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	
	São necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.