Buscar

BIOLOGIA CELULAR

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709155841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os diferentes grupos de organismos que existem na Terra, destacam-se os Vírus, que não são considerados seres vivos por alguns cientistas. Este grupo é caracterizado por:
		
	 
	Não serem formados por células
	
	Possuírem metabolismo próprio
	
	Não possuírem proteínas
	
	Não apresentarem material genético
	
	Ser formado exclusivamente por lipídeos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708826194)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao tecido epitelial glandular. Qual das seguintes afirmações abaixo é verdadeira?
		
	 
	e) As glândulas são formadas exclusivamente pelo tecido epitelial do tipo glandular.
	
	c) Glândulas endócrinas são aquelas que lançam suas secreções para dentro e fora dos vasos.
	
	b) Glândulas exócrinas produzem substâncias que são lançados diretamente dentro dos vasos.
	 
	a) Glândulas são conjuntos de células epiteliais especializadas na secreção de substâncias que só são lançados para dentro dos vasos.
	
	d) Glândulas mistas são aquelas que produzem e lançam suas secreções pra dentro e pra fora dos vasos, tendo como exemplo a glândula sebácea.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708930900)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os íons de cálcio estão envolvidos em diversas funções celulares; por isso o cálcio pode ser utilizado como alvo terapêutico em diversas doenças, inclusive o câncer. No câncer qual a função do cálcio, descrita abaixo, teria de ser inibida com o intuito de diminuir o tumor?
		
	
	Contração celular
	
	Apoptose
	 
	Proliferação celular
	
	Secreção celular
	 
	Adesão celular
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709063371)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Fatec-1996) "A silicose é uma doença muito comum em trabalhadores que lidam com amianto. Um dos componentes do amianto é a sílica, uma substância inorgânica que forma minúsculos cristais que podem se acumular nos pulmões. As células dos alvéolos pulmonares afetadas por estes cristais acabam sofrendo autólise". Essa doença está relacionada com organóides citoplasmáticos denominados:
		
	
	mitocôndrias.
	
	plastos.
	
	dictiossomos
	
	centríolos.
	 
	lisossomos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709119541)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os lipídios que compõem as membranas celulares, o colesterol é um componente estrutural essencial, presente nas membranas da maioria dos vertebrados. Algumas das funções do colesterol são permitir a formação de uma barreira semipermeável entre os compartimentos celulares e regular a fluidez de membrana. O colesterol contém, em sua cadeia, quatro anéis que conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos. Como a cadeia carbônica do colesterol é rígida, este lipídio é empacotado juntamente com lipídios de cadeia longa, os lipídios saturados, uma vez que as cadeias dos lipídios insaturados são mais flexíveis e encurtadas, em comparação aos lipídios saturados (Simons e Vaz, 2004). Dessa forma, o colesterol acaba formando na membrana, regiões ordenadas com lipídios empacotados conferindo a essas membranas uma menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares (adaptado por: Bárbara Hissa, B et al. Membrane Cholesterol Regulates Lysosome-Plasma Membrane Fusion Events and Modulates Trypanosoma cruzi Invasion of Host Cells. Plosntds. March 2012 | Volume 6 | Issue 3). Com esse texto e os conhecimentos adquiridos sobre a temática, pode-se dizer que:
		
	
	O colesterol é bem mais maleável que lipídios insaturados, dando à membrana, flexibilidade e encurtamento.
	
	O colesterol é um componente agressivo à membrana pois impede sua movimentação.
	
	Embora não essencial, o colesterol auxilia a membrana no seu deslocamento e na permeabilidade seletiva.
	 
	Quatro moléculas de colesterol conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos.
	 
	O colesterol organiza junto com outros lipídeos uma membrana com menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares.

Continue navegando

Outros materiais