Buscar

Psicopatologia quest 2.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA
QUESTIONÁRIO 2 – AV2
Qual a principal característica do Transtorno de Estresse Pós Traumático? Cite dois sintomas que geralmente estão presentes neste transtorno.
R: Sintomas intrusivos como lembranças, sonhos ou reações dissociativa, com duração a mais de um mês associados a um evento traumático vivenciado. Reações fisiológicas intensas na presença de sinais que se assemelham ao evento traumático e Reações dissociativa em que o individuo reage como se estivesse em revivendo o evento traumático.
(Mais informações sobre o transtorno na pagina 271 do DSM V ou nos slides)
Qual a principal característica do Transtorno de Pânico? Cite quatro sintomas que podem ocorrer neste transtorno.
R: Suros abruptos de medo intenso onde alcança seu pico em questão de minutos. Taquicardia, tremores, parestesia, medo de morrer.
(Mais sintomas pra citar na página 208 do DSM V ou nos slides)
Apesar de apresentarem nomes semelhantes, os transtornos obsessivo-compulsivo e da personalidade obsessiva-compulsiva podem ser distinguidos. Explique esta distinção. 
R: O transtorno de personalidade obsessiva-compulsiva não apresenta pensamentos intrusivos ou comportamentos repetitivos feitos para satisfazer os pensamentos intruisvos, apenas uma personalidade rígida e que apresenta uma necessidade de perfeccionismo excessivo.
(Mais informações na pagina 241-242 do DSM V)
Defina os seguintes conceitos: intoxicação, tolerância, fissura e abstinência.
R: (Resposta copiada dos Slides)
Intoxicação: Síndrome reversível específica de determinada substância que ocorreu devido a sua recente ingestão.
Tolerância: Quando uma dose acentuadamente maior da substância é necessária para obter o efeito desejado ou quando um efeito acentuadamente reduzido é obtido após o consumo da dose habitual.
Fissura: Vontade intensa de usar drogas que ocorre quando os indivíduos são expostos a estímulos relacionados a elas. (Por exemplo, ver alguém usando a droga)
Abstinência: Síndrome que ocorre quando as concentrações de uma substância no sangue ou nos tecidos diminuem em um indivíduo que manteve uso intenso prolongado. Após desenvolver os sintomas de abstinência, o indivíduo tende a consumir a substância para aliviá-los. Esses sintomas apresentam grande variação de uma classe de substância para outra.
O que são sintomas positivos da esquizofrenia? Cite um exemplo.
R:Sintomas positivos se caracterizam pelas manifestações novas, floridas e produtivas na no processo esquizofrênico. Um exemplo é a alucinação.
(Mais exemplos de sintomas positivos nas paginas 331 do livro do Paulo)
O que são sintomas negativos da esquizofrenia? Cite um exemplo.
R: Sintomas negativos se caracterizam pela perda das funções psíquicas, empobrecimento geral das atividades executadas pelo individuo. Um exemplo é a Avolia.
(Mais exemplos na pagina 331 do livro do Paulo e 88 do DSMV)
Cite uma diferença entre o transtorno esquizoafetivo e a esquizofrenia.
R: Uma diferença é que o transtorno esquizoafetivo para ser diagnosticado exige que haja episódios de depressão maior ou mania juntamente com os sintomas da esquizofrenia.
Explique em que consiste o transtorno delirante. Cite e explique dois tipos de delírio que podem estar presentes neste transtorno.
R: O transtorno delirante é a presença de delírios por mais de um mês. Os delírios se dividem em vários tipos, dois deles são: Delírios persecutórios onde o sujeito acredita ser vítima de uma percepção, conspiração ou difamação e delírio grandioso, onde a pessoa acredita ser detentor de um grande talento ou descobridor de algo inédito embora não reconhecido.
(Mais exemplos na pagina 90-91 DSMV)
Em psicopatologia, o conceito de mania não possui o mesmo sentido que costuma apresentar no senso comum. Explique esta afirmativa. 
R: Mania para a psicopatologia é o estado de euforia ou alegria patológica onde o individuo está com a autoestima extremamente exaltada e com sentimentos de expansão e engrandecimento do Eu.
Estabeleça uma diferença entre o Transtorno Depressivo Maior e o Transtorno Depressivo Persistente (Distimia).
R: O transtorno depressivo maior precisa estar presente por um período mínimo de semanas para ser diagnosticado, já o transtorno depressivo persistente precisa de um período mínimo de 2 anos para que seja diagnosticado.
(Mais informações 170p dsmv)
Qual a diferença entre o Transtorno Bipolar Tipo I e o Transtorno Bipolar Tipo II? 
R: A diferença é que no transtorno bipolar tipo I o indivíduo alterna entre a mania e a depressão e no transtorno bipolar do tipo II o sujeito alterna entre a hipomania e a depressão, nunca alcançando o estado de mania.
Qual a principal característica do Episódio Maníaco? Cite e explique dois sintomas que podem ser observados nesse quadro.
R: Episódio maníaco é um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável com duração de uma semana ou mais e durando a maior parte do dia. Neste quadro podem ser observado vários sintomas, dentre eles a auto estima grandiosa ou elevada, que é um engrandecimento e expansão do eu, e mais eloquência que o habitual, uma necessidade de continuar falando que é explicado pela expansão do Eu.
Descreva a principal característica do Transtorno da Personalidade Antissocial.
R: A principal característica do transtorno de personalidade antissocial é o desdém e o prazer na violação das regras da sociedade, mais especificamente, no direito.
Descreva a principal característica do Transtorno da Personalidade Paranóide.
R: A principal característica do transtorno de personalidade paranóide é um padrão de desconfiança e suspeita dos outros mesmo que sem embasamento, de modo que as motivações alheias são interpretadas como malévolas.
15) Descreva a principal característica do Transtorno da Personalidade Narcisista.
R: A principal característica do transtorno de personalidade narcisista é a crença da grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia.

Continue navegando