Buscar

GESTÃO POR COMPETÊNCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO POR COMPETÊNCIA
COMPETÊNCIA
Competência é a combinação de:
Conhecimento
Habilidades
Atitudes
CONHECIMENTO
HABILIDADE
ATITUDE
C
H
A
SABER
SABERFAZER
QUERER FAZER
Conhecimentos técnicos, escolaridade, cursos, especializações, etc.
Experiêncianos conhecimentos técnicos, ter colocado em prática o saber.
Ter atitudes compatíveis para atingir eficácia em relação aos conhecimentos e habilidadesadquiridas ou a ser adquirido.
As competências se dividem em técnicas e comportamentais. 
A competência técnica é a combinação entre conhecimentos e habilidades, ou seja, entre o saber e o saber fazer, para desempenhar funções em cada processo ou setor.
  
A competência comportamental é a atitude que os profissionais precisam ter, individual ou organizacionalmente para diferencia-los garantido sua identidade e impactando com os resultados gerais.
VIDIO
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
A Gestão por Competência vem a ser um modelo de gestão orientado para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, que são necessários para que se possa apresentar determinado comportamento ou desempenho esperado pela organização de modo a alcançar as suas estratégias.
Quando novos colaboradores são contratados por meio de uma seleção por competências, é importante realizar constantes avaliações de competências para, então, definir planos de desenvolvimento deles.
Planejamentos necessários para o projeto de uma empresa:
Planejamento e sensibilização;
Mapeamento de competências;
Divulgação dos resultados;
Elaboração de estudos acadêmicos.
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
Mapeamento de competências é o processo de identificar as competências requeridas pela organização e inventariar as competências já existentes.
 Mapeamento dos GAPS, ou lacunas, de competências para a partir disso planejar, captar e desenvolver as pessoas baseando-se no plano estratégico organizacional. 
Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepância entre o que eles são capazes de fazer (competência atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).
A valorização das pessoas (e não simplesmente dos "funcionários") que atuam na empresa leva, por exemplo, a pensar seriamente na questão da gestão do conhecimento. Uma bem-sucedida criação e distribuição do saber é caminho privilegiado para o desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas, tornando o "local de trabalho" um lugar em que o aprendizado não se dissocia dos desejos de crescimento individual e da necessidade de crescimento da própria organização.
A empresa pode contribuir para alcançar os objetivos através de alguns indicadores, tais como:
1. A identificação com o trabalho – a pessoa deve gostar do que faz. Por isso a qualidade de vida, a satisfação e a confiança são peças importantes desse quebra-cabeça.
2. A integração do empregado no todo – o indivíduo deve acreditar que é essencial ao grupo, ter a percepção de estar integrado ao todo.
3. O talento e capacidade – todo ser humano tem talentos e habilidades, cabe a empresa procurar identificá-los, dando espaço para o desenvolvimento de novas atividades e desafios.
4. Descobrir as potencialidades – o profissional que busca aprimorar constantemente seus conhecimentos deve receber incentivo nessa direção, com certeza conquistará novos espaços e agregará muito mais valores à empresa.
5. Valores pessoais – pautar as ações empresariais e profissionais em valores tais como justiça, honestidade, valorização, respeito e dignidade.
6. A criatividade e inovação – a empresa deve desenvolver a capacidade criativa das pessoas, buscar formas de realizar os objetivos, não desistindo de inovar, mesmo quando algo não der certo na empresa.
 
Contudo, podemos esperar: 
Programas de capacitação mais eficazes
Seleção interna, 
Locação de pessoas e movimentação
Melhoria no clima e comprometimento organizacional 
Adequação das atividades exercidas pelo servidor as suas competências. 
Proporcionando assim a prestação de serviço com maior eficácia, eficiência e efetividade, alinhados as estratégias organizacionais.
UNIVERSIDADE ESTÁCO DE SÁ
MATÉRIA: Gestão Estratégica de Pessoas
PROFESSOR: Wagner Attina
TURMA: 1005
ALUNAS:
Fernanda Lobato
Isabella Paula de Souza
Lara Garcia Camporez
Luciene Oliveira Lopez
Maria Eduarda Agostini

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais