Buscar

História da África século XX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da África século XX
	1a Questão (Ref.: 201202104572)
	
	A organização africana no século XIX com a chegada de uma nova leva de Europeus era:
	
	
	Estruturada em reinos poderosos, que resistiram a invasão.
	 
	Marcada por fraturas populacionais sérias devido a nos de escravismo comercial e considerada uma nova área de exploração pelo potencial agrícola.
	
	Marcada por um intenso comércio ao sul e um abandono social ao norte.
	
	Uma estrutura inteiramente tribal, atrasada, e que os Europeus tomaram com grande facilidade.
	
	Estruturada em torno de alguns reinos de domínio islâmico que escravizavam a população negra de toda a África.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202130038)
	
	¿Deus Todo Poderoso colocou diante de mim dois grandes objetivos , a supressão do Tráfico de Escravos e a Reforma dos Valores morais¿. William Wilberforce ¿ parlamentar britânico, líder da campanha que culminou no Ato contra o comércio de escravos, em 1807, na Inglaterra. O combate ao tráfico negreiro na África provocou alguns impactos em algumas regiões organizadas em torno dessa atividade econômica, entre os quais NÃO podemos considerar:
	
	
	Instabilidade social provocada por conflitos entre grupos étnicos que disputavam a soberania em uma determinada região, a exemplo dos Zulus e africânderes na parte sul da África.
	
	Fragmentação de sociedades costeiras da África, facilitando a interiorização de europeus, em especial por meio do comércio de produtos industrializados.
	
	Enfraquecimento político de algumas sociedades cuja unidade política se mantinha graças ao tráfico de escravos, com a cobrança de impostos para a não escravização, por exemplo.
	
	A substituição do comércio de escravos por gêneros tropicais , como: açúcar, amendoim, cacau, dendê, entre outros, para sustentar as negociações com comerciantes europeus.
	 
	A absorção de africanos, que seriam vendidos como escravos, como mão-de-obra assalariada mais barata nas indústrias inglesas, na Europa.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202104237)
	
	Analise a veracidade das afirmativas com base no movimento abolicionista, na segunda metade do século XIX: I. A campanha abolicionista reforçava-se pela pressão antiescravista; II. O movimento abolicionista tinha a participação de missionários e parlamentares, bem como de setores das camadas médias urbanas: intelectuais, profissionais liberais e estudantes universitários; III. Importantes setores do abolicionismo viam a necessidade de serem criados meios de integração dos negros à sociedade na condição de trabalhadores assalariados após a abolição. Pela análise das afirmativas, conclui-se que:
	
	
	Apenas a I está correta
	
	Apenas a III está correta
	 
	Apenas a I e a II estão corretas
	 
	A I, a II e a III estão corretas
	
	Apenas a II e a III estão corretas

Continue navegando