Buscar

Trabalho Tec. Rec. Edu

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO EM ENSINO SUPERIOR
Fichamento de Estudo de Caso
Aline Naiara Sousa do Carmo
Trabalho da disciplina Tecnologias e Recursos Educacionais Digitais no Ensino Superior de Educação,
 Tutor: Profª. Daniele Borges De Mello.
BELÉM
2017
Estudo de Caso 1:
Cisco Systems, Inc.: Implantação de ERP.
REFERÊNCIA: AUSTIN, Robert D.; NOLAN, Richard L.; COTTELEER, Mark J., Cisco Systems, Inc.: Implantação de ERP. Harvard / Business/ School, 2002.
O texto abordado faz referência a Cisco Systems, uma empresa norte americana fundada em 1984, na cidade de São Francisco, cujos fundadores foram Sandy Lerner e Len Bosak, tendo como carro-chefe de produtos os Roteadores e os Switches, o que lhes rendeu a liderança nas vendas de roteadores multiprotocolos. O sucesso da Cisco Systems foi inegavelmente grande, contudo, falhas no sistema da empresa fizeram com que suas limitações fossem expostas e os roteadores multiprotocolo caíssem em desuso. 
Desse modo, foram necessárias profundas mudanças no sistema da Cisco, os quais se encontravam à beira de um colapso total, bem como para recuperar suas receitas que vinham em constante queda. Com a crise no sistema e na gestão organizacional, cada setor que compunha a empresa começou a implantar suas próprias aplicações o progresso na empresa andava a passos lentos, as dificuldades de substituição nas redes deterioraram o ambiente de sistemas existentes na Cisco e a forte crise fez com que a implantação da ERP, antes resistida pelos colaboradores, passasse a ser considerada.
Objetivando implantar um sistema que atendesse as necessidades dos negócios da empresa, a Cisco Systems inicia uma parceria com Oracle, que apresenta seu “Know How” de banco de dados de desenvolvimento de sistemas, ou seja, um conjunto de tecnologias oferecem grandes melhorias e integração de tecnologias, cuja consequência é a redução relevante nos seus custos de aquisição e operação. 
Com o início do projeto, era necessário entender sobre o que se tratava uma ERP – Enterprise Resource Planning, se tratava de um software que facilitava o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa, um banco de dados único, um conjunto integrado de aplicações que consolidaria todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional. Partindo dessa premissa, a ERP propiciaria a informação correta, para a pessoa correta e no momento correto o que culminaria com a melhoria de relatórios, haveria fidelidade, consistência e comparação de dados, eficiência operacional e principalmente redução de custos.
No princípio da implantação do novo projeto, a Cisco Systems encontrou dificuldades em implementar o sistema ERP, o que fez com que houvesse queda no desempenho da organização, contudo, uma vez sanada a pane, a empresa conseguiu fazer a substituição total do sistema por 15 milhões de dólares e enfim concluir os testes de implantação do novo sistema com a expectativa de dar suporte rápido ao crescimento esperado da empresa.
Estudo de Caso 2:
Método de Aprendizagem Enspire
REFERÊNCIA: HALLOWELL, Roger., Método de Aprendizagem Enspire. Harvard Business School, 2002.
O texto aborda o Método de Aprendizagem Enspire, o qual expõe o promissor mercado de e-learning, o qual foi desenvolvido por Bjorn Billhardt, na Harvard Business School, a partir de um projeto de estudo de campo, no seu segundo ano de faculdade, em que são projetados tutoriais que utilizam a interação via web para os diversos conceitos presentes no curso.
O projeto teve aceitação do alunado, o que fez com que Bjorn visse com bons olhos de tirar do papel sua ideia, mas ao mesmo tempo que se animou com a possibilidade de executar seu projeto, também se preocupou com a intensa concorrência enfrentada na área de educação on-line, o que o fez refletir sobre diversas questões como por exemplo o público-alvo, o modelo de negócio a ser explorado por sua equipe e ainda a abordagem correta a ser considerada no desenvolvimento do seu projeto.
A educação era uma das grandes indústrias nos Estados Unidos, muitos milhões de dólares eram investidos nessa área, o que fez com que a aprendizagem on-line sofresse divisão de opiniões da comunidade, de modo que alguns defendiam que esse novo conceito educativo seria prejudicial, uma vez que substituiria por completo as salas de aula, na contramão deste argumento, aqueles que defendiam o modelo argumentavam que ele facilitaria no compartilhamento do aprendizado, ou seja, o conhecimento seria compartilhado em qualquer hora e qualquer lugar.
A ideia do e-learning foi se popularizando e contando com a adesão de várias universidades e escolas. Esse modelo educacional precisava contar com acesso fácil pelos alunos e conexões com internet banda-larga. Nesse contexto o método Enspire, desenvolvido por Bjorn, enxergava a pluralidade dos estudantes e considerava que cada um tinha sua particularidade no momento da aprendizagem. 
Bjorn considerava ainda que seu método, que consistia em tutorias de em média 2 minutos, eram apenas um complemento do que devia ser abordado em sala de aula, considerava também que o professor tinha papel fundamental na aplicação do método, não podendo em hipótese nenhuma ter o seu fazer substituído pelas tutorias.
Inúmeros investimentos foram feitos em relação à equipe que trabalharia no desenvolvimento do método proposto por Bjorn, uma vez que ele sabia da alta competitividade no setor e-learning e por isso buscou inovar, uma vez que empresas já exploradoras do mercado, como a Quisic e a Cognitive Arts, por exemplo, tinham focos e planejamentos estratégicos distintos dos seus objetivos. Com dedicação de sua equipe, Bjorn conseguiu criar o protótipo que mais tarde consolidaria sua empresa e seu método no mercado de aprendizagem on-line.
Local: Biblioteca Virtual da Faculdade Estácio

Continue navegando