Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA SIMULADO3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
	
	 1a Questão (Ref.: 201510598573)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A estratégia competitiva adotada pelo Laboratório Fleury, um centro de medicina diagnóstica, é oferecer um serviço de qualidade e confiabilidade para um segmento de mercado disposto a pagar por ele. O Fleury busca a proximidade com seus clientes e oferece serviços diferenciados, como exames ultramodernos e específicos, atraindo determinado público e buscando satisfazê-lo." Fonte: FLEURY, Maria Tereza L. (org.). "As pessoas na organização", São Paulo: Gente, 2002. Com base na leitura sobre o Laboratório Fleury, assinale a alternativa que contém a estratégia utilizada pela empresa, de acordo com o modelo das estratégias genéricas defendido por Michael Porter:
		
	 
	Foco em diferenciação.
	
	Orientação para o mercado.
	
	Inovação em produto.
	
	Liderança em custo.
	
	Cadeia de valor.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511236600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale Verdadeiro ou Falso para as afirmativas abaixo e em seguida faça a correlação das respostas com as letras que respondem a questão. I - Afirmativa: A estratégia no nível organizacional operacional está associada às grandes decisões tomadas em uma organização, como operacionalizar os resultados pretendidos. II - Afirmativa: A estratégia no nível organizacional tático geralmente constitui-se em decisões para operacionalizar as grandes decisões. III - Afirmativa: Os aspectos da estratégia no nível tático estão diretamente relacionados às tarefas individuais, ligadas às decisões cotidianas e seu impacto, em teoria, reduz-se no curto prazo.
		
	
	I - Falso; II - Falso; III - Falso
	
	I - Verdadeiro; II - Verdadeiro; III - Verdadeiro
	
	I - Verdadeiro; II - Verdadeiro; III - Falso
	 
	I - Falso; II - Verdadeiro; III - Falso
	
	I - Falso; II - Falso; III - Verdadeiro
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511224127)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como
		
	
	e) Diversificação.
	 
	a) Liderança total em custos
	 
	b) Diferenciação.
	
	c) Foco.
	
	d) Desinvestimento
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510808667)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as 4 afirmativas a seguir e assinale a opção correta. 
1. A prática de uma administração não estratégica estimula o desenvolvimento de improvisações, visão sistêmica e de longo prazo.
2. Estudos indicam que o planejamento estratégico organizado de "fora para dentro" é sempre mais produtivo do que aquele de "dentro para fora".
3. Analisar cenários, diagnosticar o próprio perfil e definir missão/visão são consideradas etapas filosóficas que antecedem a definição das ações palpáveis: os objetivos empresariais.
4. A criatividade, por ser marcada pela subjetividade e ser uma prática rara nos negócios, não é um ramo de interesse para a administração estratégica.
		
	 
	As afirmativas 2 e 3 são falsas
	 
	As afirmativas 1 e 4 são falsas
	 
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
	 
	As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
	 
	As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511148798)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) A análise do ambiente externo permite que as empresas identifiquem ameaças e oportunidades para os seus negócios. Esta análise gera informações para a decisão gerencial da organização.¿ BARNEY, J. B. e HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Com base na situação acima, identifique o elemento do radar ambiental que foi avaliado no caso a seguir: Os brasileiros estão sempre preocupados com o que acontece nas passarelas dos grandes centros da moda no mundo. Após desfiles do último verão europeu, diversos estilistas brasileiros encomendaram tecidos em variadas cores neon. Qual elemento do radar ambiental foi avaliado?
		
	
	Condições econômicas;
	 
	Tendências culturais;
	
	Mudanças tecnológicas.
	
	Tendências demográficas;
	
	Condições políticas;

Outros materiais