Buscar

efeitos do consumo das fibras alimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Efeitos do consumo das fibras alimentares
As fibras são elementos (carboidratos) que fazem parte dos vegetais.Elas não são absorvidas nem digeridas pelo organismo,sendo que passam intactas pelo sistema digestório . Elas também não fornecem nenhum tipo de nutriente para o organismo. São importantes pois atuam no bom funcionamento intestinal evitando a constipação. 
As fibras fermentadas convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das bactérias biofidos e lactobacilos, aumentando favoravelmente a flora bacteriana. Um dos pontos mais positivos da formação desta superpopulação bacteriana benéfica é a inibição do crescimento de bactérias patogênicas (malignas). Entre tanto não é usada diretamente como nutriente pela flora intestinal mas o primeiro aspecto importante das fibras solúveis é o aumento do tempo de exposição dos nutrientes no estômago,proporcionando uma melhora na digestão do mesmo , em particular nos açucares e gorduras. Este aspecto contribui na regularização do metabolismo energético para um melhor aproveitamento no desempenho de todas atividades físicas.
A fibra alimentar consumida atravessa o intestino grosso,sendo neste local parcialmente ou totalmente fermentada pelas bactérias intestinais. Durante o processo de fermentação, vários subprodutos são formados,como ácidos gordos de cadeia curta e gases. Os efeitos benéficos para a saúde da fibra alimentar e proveniente do efeito combinado da fermentação com subprodutos formados.
As fibras alimentares tem uma capacidade de diminuir a biodisponibilidade,dos minerais, já que alguns alimentos rico em fibras contem fitatos que podem formar compostos insolúveis com os minerais, evitando sua absorção e metabolismo normais. Julga-se que certas fibras , inclusive a pectina , goma guar , fibra de aveia e celulose, ligam os ácidos biliares no intestino delgado , impedindo assim , a reabsorção dos sais biliares e aumentando sua excreção.
As fibras insolúveis , no cólon , elas abrandam e aumentam a massa fecal , absorvendo a água, assim como facilitam e promovem a reprodução da flora bacteriana normal e sua consequente produção de gás. Isto aumenta a frequência dos movimentos peristálticos , causa a redução de tempo de trânsito intestinal e assegura o funcionamento normal do cólon. As fibras solúveis também sofrem fermentação causada pela flora bacteriana, promovendo o aumento da massa fecal e gerando produtos secundários de efeitos laxativos.

Outros materiais