Buscar

MOTOR DE STIRLING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MOTOR DE STIRLING
Carla Guimarães - Julia Iseid - Lariza Fernanda de Oliveira
FACULDADE ESTÁCIO RADIAL
I - INTRODUÇÃO
O motor Stirling é um motor de combustão externa, aperfeiçoado pelo pastor escocês Robert Stirling em 1816, auxiliado pelo seu irmão engenheiro. Eles visavam a substituição do motor a vapor, com o qual o motor Stirling tem grande semelhança estrutural e teórica. No início do século 19, as máquinas a vapor explodiam com muita freqüência, em função da precária tecnologia metalúrgica das caldeiras, que se rompiam quando submetidas à alta pressão. Sensibilizados com a dor das famílias dos operários mortos em acidentes, os irmãos Stirling buscaram conceber um mecanismo mais seguro. É referido também como "motor de ar quente", por utilizar os gases atmosféricos como fluido de trabalho. Este tipo de motor funciona com um ciclo termodinâmico composto de 4 fases e executado em 2 tempos do pistão: compressão isotérmica (=temperatura constante), aquecimento isométrico (=volume constante), expansão isotérmica e resfriamento isométrico. Este é o ciclo idealizado (válido para gases perfeitos), que diverge do ciclo real medido por instrumentos. Não obstante, encontra-se muito próximo do chamado Ciclo de Carnot, que estabelece o limite teórico máximo de rendimento das máquinas térmicas. O motor Stirling surpreende por sua simplicidade, pois consiste de duas câmaras em diferentes temperaturas que aquecem e resfriam um gás de forma alternada, provocando expansão e contração cíclicas, o que faz movimentar dois êmbolos ligados a um eixo comum. 
II – PARTE EXPERIMENTAL
II – OPINIÃO SOBRE OS PROJETOS
III – MAIORES DIFICULDADES
IV –MELHORIAS
V – ONDE APLICAR
O motor stirling não é muito conhecido, porém suas características a utilização deste tipo de motor, podem se verificar muito eficiente como são os exemplos:
 Produção de energia: 
Este pode ser o uso mais conhecido e mais prático para este tipo de motor. Tanto utilizando fontes de energia fosseis como energias renováveis. O uso deste motor é vantajoso devido ao rendimento superior e à possibilidade poder utilizar a luz do sol para aquecer não sendo necessários processos intermédios.
Parabolicas solares 
com Motores Stirling
Locomoção: (TEDOM – Stirling Motor
Este motor também já foi utilizado em meios de transporte, aumentando ligeiramente o rendimento, mas porque este motor produzia pouco torque e demorava algum tempo a arrancar e por isso a investigação neste campo foi abandonada.
	
Refrigeradores (cryocooler): 
Os motores stirling podem funcionar de modo inverso, ou seja em vez de dar energia calorífica de modo a criar uma diferença de temperaturas e energia de mecânica, pode se aplicar trabalho ao motor e desta forma este irá produzir a diferença de temperaturas. Pode então ter aplicações na refrigeração como por exemplo nos frigoríficos, ou até na investigação pois permite atingir temperaturas muito baixas. A NASA conseguiu chegar a temperaturas abaixo dos 60k.
Uso marinho: 
Os motores stirling também já foram usados nos submarinos maioritariamente devido ao seu funcionamento silencioso e sem vibrações (algo de vantajoso nos submarinos) e aumenta o tempo que podem passar debaixo de água de uns dias para algumas semanas, algo apenas possível antes pelos submarinos nucleares. Também são usados como  geradores de electricidade em iates.

Outros materiais