Buscar

Civil I Avaliando Aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603117089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao nome, assinale a opção correta, depois de observar as afirmativas abaixo: I ¿ O nome é composto de prenome e do sobrenome; II ¿ O pseudônimo é protegido no ordenamento jurídico ainda que utilizado para atividades ilícitas; III ¿ O hipocorístico é chamado de nome de família; IV ¿ Agnome é o complemento do nome que indica o grau de parentesco da geração.
		
	 
	I e IV estão corretas
	
	II e III estão corretas
	
	III e IV estão corretas
	
	II e IV estão corretas
	
	I e II, estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603027706)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta.
A respeito da capacidade civil, levando em conta a Lei nº 13.146/2015:
		
	 
	A curatela de pessoas com deficiência afetará tão somente os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial, isto é, sua definição não alcança o direito ao próprio corpo, à sexualidade, ao matrimônio, à privacidade, à educação, à saúde, ao trabalho e ao voto. 
	
	Parte superior do formulário
Qualquer pessoa com mais de dezesseis anos pode casar, independentemente de autorização de seus pais e representantes legais. 
Parte inferior do formulário
	
	Parte superior do formulário
A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. Contudo, a incapacidade cessará, para os menores, dentre outras hipóteses legalmente elencadas, pelo desempenho de funções inerentes a cargo público comissionado ou de provimento efetivo. 
Parte inferior do formulário
	
	Parte superior do formulário
O direito ao recebimento de atendimento prioritário da pessoa com deficiência não abrange a tramitação processual e os procedimentos judiciais em que for parte ou interessada. 
Parte inferior do formulário
	
	Parte superior do formulário
A pessoa com deficiência ¿ assim entendida aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas ¿ é considerada capaz para casar-se e constituir união estável, exercer direitos sexuais e reprodutivos e conservar sua fertilidade, mas não para exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção. 
Parte inferior do formulário
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603255298)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE-2015 TRE-RS) No que diz respeito às pessoas naturais e aos direitos da personalidade, assinale a opção correta:
		
	
	Em atendimento ao princípio da autonomia da vontade considera-se legítimo o ato de disposição do próprio corpo que importe em diminuição permanente da integridade física, firmado mediante benefício econômico em proveito do doador, desde que oriundo de contrato escrito com cláusula de irrevogabilidade e irretratabilidade.
	
	A personalidade jurídica das pessoas naturais tem início com o nascimento com vida, motivo pelo qual diz-se que são incompatíveis com o ordenamento jurídico brasileiro os atos de proteção aos direitos do nascituro.
	
	Os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, sendo que o seu exercício não pode sofrer qualquer limitação. Por esses motivos, os direitos da personalidade não podem ser objeto de reparação por perdas e danos.
	 
	A pessoa maior de dezoito anos de idade poderá tornar-se relativamente incapaz caso ela, mesmo por causa transitória, não puder exprimir sua vontade. A interdição depende de autorização judicial e está sujeita a registro no cartório de registro civil de pessoas naturais.
	
	A emancipação é o ato pelo qual o relativamente incapaz adquire a capacidade civil plena. A sua concessão depende de autorização judicial e se estende para todos os atos da vida civil, eleitoral e criminal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603045762)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as disposições do código civil brasileiro sobre o domicílio da pessoa natural, assinale a alternativa correta.
		
	
	O domicílio do preso é o lugar em que tiver sido condenado.
	 
	O domicílio do militar é o lugar onde servir e, sendo da Marinha, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado.
	
	O domicílio do servidor público é o lugar em que tomou posse pela primeira vez para o exercício de suas funções.
	
	O domicílio do marítimo é o lugar onde o navio estiver atracado.
	
	O domicílio do incapaz é aquele declarado pelo juiz e independe do estabelecido pelo seu representante ou assistente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602158646)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(MPU/25º) - Assinale a opção CORRETA:
		
	
	O caráter extrapatrimonial dos direitos da personalidade significa que é juridicamente impossível requerer indenização em face de sua violação.
	
	Conforme disciplina do novo Código Civil, o pseudônimo, mesmo adotado para atividades lícitas, não goza da proteção que se dá ao nome.
	
	Tanto o Código Civil em vigor como o Código Civil DE 1916, disciplinam os direitos da personalidade.
	 
	De acordo com o novo Código Civil, salvo o caso de exceções legais, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.

Continue navegando