Buscar

Fichamento Cafes Monte Bianco: elaborando um plano financeiro

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
Juliana Chaves Migliavacca
Trabalho da disciplina de Contabilidade
 Tutor: Prof. Claudia Basilio
Passo Fundo
2017
Estudo de Caso:
CONTABILIDADE
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
O caso analisado trata-se da empresa Cafés Monte Bianco, sediada em Milão, onde é produtora e distribuidora de cafés do tipo premium. Seu café era comercializado em toda a Europa e era conhecido por ser um dos melhores. 
A empresa foi fundada por Mario Salvetti no início do século, onde passando por gerações, perdura a mais de 80 anos sobre o controle da família. 
Giacomo Salvetti, atual presidente e neto do fundador, todo ano, buscava viajar ao redor do mundo, visitando e conhecendo fazendas de cafés, se aperfeiçoando e aprendendo cada vez mais a respeito de grãos e também buscando contatos com produtores de cafés. 
Giacomo era arrojado e ambicioso, pretendia superar o sucesso do avô, buscando aumentar consideravelmente o tamanho do negócio herdado de seu antecessor, ao longo dos anos aumentou a capacidade da empresa, construindo novas instalações.
Para dar continuidade a expansão e decidir o futuro da Cafés Monte Bianco, Giacomo convocou uma reunião. O principal assunto era produção de cafés com marcas próprias de supermercados italianos, o que nos últimos anos tinha salvo a empresa, ou continuar e focar na produção de café premium.
	“Nós estamos prestes a tomar uma decisão que pode afetar o futuro da nossa empresa. Eu espero que cada um de vocês tenha informações adequadas para embasar seus argumentos. Não quero perder tempo com argumentação infundada. Quero dados. ”
No ano de 2000, o principal fator que levou a empresa ao sucesso foi a produção de marcas próprias de cafés para duas cadeias de supermercados da Itália. Houve grande procura pela Cafés Monte Bianco para pedidos de fornecimento de café a ser comercializado com marcas próprias. 
Carla Salvetti, prima de Giacomo, e diretora de planejamento estratégico, explanou durante a reunião, sobre uma possível transição para produção apenas de cafés para marcas próprias. Com o argumento de que marcas próprias já haviam salvado a empresa uma vez na última recessão, enquanto a demanda de cafés premium quase havia se extinguido.
Por outro lado, Roberto Bianchi, diretor de P&D, lembrou que cafés premium sempre foram a essência da empresa. Ele acreditava que direcionar toda a produção da Monte Bianco para marcas próprias seria uma traição a missão do fundador da empresa, Mario Salvetti. 
Apesar de Giacomo gostar do ponto de vista de ambos os lados, ele se encontrava em dúvida, pois precisava de mais fatores sobre a lucratividade da estratégia de produção de cafés com marcas próprias. Notava-se que ele estava incomodado e relutante em mudar toda a direção estratégica da empresa.
Foi aí que o gerente de Marketing, Giovanni Calvaro, expõe que mesmo o segmento de cafés premium sendo o carro chefe da empresa, ele era volátil, onde que direcionar a produção de cafés de marcas próprias seria um mercado mais estável.
Paolo, diretor de produção, completou informado sobre os custos de produção e mostrando com dados que a produção de cafés com marcas próprias diminuiria consideravelmente os custos fixos e também facilitaria a estocagem de grãos.
Já Dino, o diretor financeiro, informa que mesmo a produção de marcas próprias de cafés ser uma opção que reduz custos de produção, propaganda, P&D e também administrativa, a projeção é de que até o final do ano a empresa estaria usando todo seu limite de crédito. Isso devido aos varejistas de marcas próprias exigirem um prazo maior de pagamento. 
O presidente bastante chateado, dá por fim a reunião solicitando aos executivos a elaboração de um plano financeiro para ano 2001, onde fosse considerado adicionar a capacidade de produção de 1.800.000 kg de café e também a produção apenas de marcas próprias. Finalizou dizendo: “eu desejo saber como ficará a saúde financeira da empresa. Fui claro?”
REFERÊNCIA: Simons, Robert L.; Davila,Antonio; Cafés Monte Bianco: Elaborando um 
Plano Financeiro. Harvard Business School, 114 – P02, 2000. 
	
�

Continue navegando