Buscar

ppt de Teste ObjetivosII 2017.2 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TESTES PSICOLÓGICOS
TÉCNICAS DE EXAMES 
PSICOLÓGICOS
“Testes e avaliações não são sinônimos”. 
Os testes são uma das ferramentas usadas no processo de avaliação. 
Avaliar é muito mais do que aplicar testes. 
Avaliar é um processo dinâmico. 
O que é um teste psicológico?
É um procedimento sistemático para observar o comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou categorias fixas; É fundamentalmente uma mensuração objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento, uma verificação ou projeção futura dos potenciais do sujeito. 
Segundo Alchieri, Noronha e Primi (2003), os testes psicológicos são “instrumentos objetivos e padronizados de investigação do comportamento, que informam sobre a organização normal dos comportamentos exigidos na execução de testes ou se suas perturbações em condições patológicas”. Assim, percebe-se que o teste dá ao profissional a possibilidade de observar o comportamento de forma padronizada e julgar se os comportamentos que observa durante a execução deste encontram - se, segundo o próprio teste, dentro das condições observadas na população normal pesquisada durante a sua fabricação. 
Testes Psicológicos 
A função do teste torna-se, dessa forma, medir as diferenças entre indivíduos ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões. É importante ressaltar que os testes psicológicos devem ser entendidos como instrumentos auxiliares nesta coleta de dados que é a Avaliação Psicológica e que, juntamente com as demais informações organizadas pelo psicólogo, auxiliam na compreensão do problema estudado, de forma a facilitar a tomada de decisões. 
Testes Psicológicos 
“Testes são ferramentas. São um meio para se alcançar um fim. Podem ser mal aplicados, o que limita ou anula sua utilidade. A responsabilidade última pelo uso e interpretação apropriados dos testes é do psicólogo.” 
Os testes psicológicos, ao longo da história da Psicologia, foram protagonistas de uma série de problemáticas que contribuíram para o seu descrédito e pouca utilização. De forma geral, a principal problemática se refere ao uso inadequado das técnicas, sendo que, infelizmente, muitos psicólogos as usam de forma pouco criteriosa, com conhecimento prévio pouco cuidadoso, não fazendo a análise necessária quanto a atualização das mesmas, utilizando procedimentos que não apresentam condição de cientificidade. 
Testes Psicológicos 
“Testes são ferramentas. São um meio para se alcançar um fim. Podem ser mal aplicados, o que limita ou anula sua utilidade. A responsabilidade última pelo uso e interpretação apropriados dos testes é do psicólogo.” 
Os testes psicológicos, ao longo da história da Psicologia, foram protagonistas de uma série de problemáticas que contribuíram para o seu descrédito e pouca utilização. De forma geral, a principal problemática se refere ao uso inadequado das técnicas, sendo que, infelizmente, muitos psicólogos as usam de forma pouco criteriosa, com conhecimento prévio pouco cuidadoso, não fazendo a análise necessária quanto a atualização das mesmas, utilizando procedimentos que não apresentam condição de cientificidade. 
Testes Psicológicos 
Origens
Galton (1883), biólogo inglês, acreditava que a discriminação sensorial poderiam servir como processos para medir o intelecto de uma pessoa. Ampliou a aplicação de processos estatísticos à análise de dados de teste.
Binet – Em 1905 primeira escala, com 30 problemas. Outras duas em 1908 e 1911 (ano de sua morte)
Stanford-Binet em 1916 cria o conceito de Q.I. que é a relação entre a idade mental e a cronológica. A revisão de 1960 é a utilizada até hoje.
Experimentação - Teste
Experimentação: pretende descobrir a natureza de uma função psíquica (qual é seu mecanismo, quais são as leis que regem tal função...)
Teste: permite calcular em que medida um sujeito possui uma determinada função, a qual é comparada com a média do grupo dos indivíduos submetidos ao mesmo instrumento.
Da Experimentação para a Avaliação Psicológica
Laboratório de Wundt “substitui experimentação fisiológica pela experimentação direta de eventos mentais através do método da introspecção”.
Psicometria
Campo que prima por medir e estudar quantitativamente os fenômenos psíquicos;
Esse processo conduz à elaboração de escalas estatísticas utilizadas em muitos testes.
Validade - O teste mede o que se propõe a medir? 
Fidedignidade - O escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito? 
Padronização - Há uniformidade dos procedimentos tanto de aplicação quanto de pontuação do teste? 
Adaptação - O teste corresponde à realidade em que é utilizado? 
Resumidamente, os requisitos fundamentais para que um teste possa ser considerado um bom instrumento de avaliação são: 
Conhecer os princípios que regem a elaboração dos testes é fundamental. 
Entretanto os profissionais, quando em sua prática, ficam em dúvida quanto ao qual instrumento deverá utilizar para avaliar determinada característica. É importante ressaltar que não existem instrumentos melhores ou piores – visto que todos passaram por um processo científico de elaboração – e sim instrumentos mais indicados ou menos indicados para determinada situação. 
A escolha dos instrumentos 
Que atributos ou características se quer avaliar: personalidade, atenção, inteligência etc.; 
Quais as técnicas disponíveis e aprovadas: técnicas que constam na lista do CFP como aprovadas; 
Idade, escolaridade, nível socioeconômico etc. do testando: perfil da pessoa a ser avaliada; 
Familiaridade com o instrumento: ter conhecimento prévio do material antes de sua aplicação; 
Qualidade do instrumento: confiabilidade do material mediante indicação ou não do CFP; 
Materiais originais: utilização de materiais da editora e nunca fotocópias. 
O que podem ajudar o profissional a pensar melhor e a escolher o teste mais adequada para a ocasião: 
Dessa forma, há testes que não podem ser utilizados com pessoas de baixa escolaridade, adultos, etc. e há instrumentos que exigem do profissional mais treino do que outros. Isso deve ser pensado antes da formalização e da escolha dos materiais que se pretende utilizar. 
Antes da aplicação do teste, é importante que o profissional observe o avaliando (ou o grupo de avaliandos) nos seguintes aspectos: condições físicas (medicações, estado de cansaço, problemas visuais e auditivos, alimentação etc) e condições psicológicas (problemas situacionais, alterações comportamentais), procurando identificar possíveis situações que possam influenciar na qualidade do desempenho do sujeito. 
Além disso, estabelecer um bom rapport é imprescindível: no início da avaliação é importante salientar os objetivos da mesma, procurando esclarecer todas as dúvidas. 
Cuidados na aplicação dos testes 
O ambiente físico de uma sala de aplicação individual deve ter, no mínimo, as dimensões de quatro metros quadrados. Uma sala de aplicação de testes coletivos deve possuir, no mínimo, dois metros quadrados por candidato. Estas medidas são necessárias para o conforto do candidato, reduzindo efeitos negativos, facilitando as tarefas de observação do aplicador e reduzindo as possibilidades de comunicação entre os testandos ou que um observe o teste de outro; 
O ambiente deve estar bem iluminado por luz natural ou artificial fria, evitando-se sombras ou ofuscamento; 
Além das recomendações relativas a aplicação do teste é imprescindível considerar a importância do ambiente quanto à sua adequação. Assim, um ambiente correto deve possuir, no mínimo, as seguintes características: 
c) As condições de ventilação devem se adequadas à situação de teste, considerando- se as peculiaridades regionais do país; 
d) Deve ser mantida uma adequada higienização do ambiente, tanto na sala de recepção como nas salas de teste, escritórios, sanitários e anexos; 
e) As salas de teste devem ser indevassáveis, de forma a evitar interferência ou interrupção na execução das tarefas dos candidatos. 
Após a aplicação dos testes, a próxima etapa corresponde
à avaliação dos mesmos. Deve-se, neste momento, observar todos os princípios contidos no manual e segui-los com rigorosidade. A entrega dos resultados e a entrevista de devolução baseiam- se na boa avaliação. Após isso, é importante observar o resguardo e o sigilo das informações, assegurando a guarda adequada dos materiais. 
A integração das informações obtidas quando há a utilização de mais de uma ferramenta de avaliação torna-se um processo demorado, porém fundamental. Para que se possa ter uma real visão do objeto de estudo, é preciso expor para si todas as informações obtidas e organizá-las. Identificar padrões de comportamento é o primeiro passo, ou seja, quando o sujeito, em diferentes momentos, apresentar formas semelhantes de reação. Além disso, essas informações deverão ser correlacionadas com o que se conhece sobre a história do indivíduo e de sua família, bem como o registro contratransferencial do profissional. 
A avaliação dos testes 
A integração de todos os dados de uma avaliação psicológica (entrevistas, testes, observações, dinâmicas) não é um trabalho fácil e exige do psicólogo muito treino e competência 
A avaliação dos testes 
 Utilizar testes não aprovados pelo CFP. 
Usar cópias de testes. 
Não encarar a Avaliação Psicológica como um processo. 
Dispensar a entrevista. 
Adaptar os testes de acordo com a sua vontade: alterar tempos,instrumentos, não observando a padronização. 
Não pedir ao candidato para assinar o teste. 
Não registrar todas as informações pertinentes ao caso. 
Aceitar remuneração incompatível com a sua prática. 
Não esclarecer a respeito da Avaliação Psicológica ao cliente e ao usuário do serviço. 
 Não fazer entrevistas de devolução. 
Não se aperfeiçoar em reciclagens, cursos, supervisões e congressos. 
Não guardar os materiais por cinco anos. 
Os 12 Pecados Mortais do Uso de Testes Psicológicos 
“Observar é estudar, examinar, olhar com atenção, pesquisar minuciosamente.” 
A observação é um método mais aberto de avaliação psicológica e sem dúvida o primeiro instrumento que o profissional de Psicologia aprende a utilizar. Assim, o seu treino é fundamental para que haja clareza e exatidão nas informações coletadas. 
Observação 
Atenção 
Capacidade de concentração do psiquismo frente a determinado estímulo; 
Senso percepção
 Capacidade de receber um estímulo e transformá-lo em uma imagem; 
Consciência 
Estado de clareza psíquica; 
Orientação 
Capacidade de situar-se em relação a si mesmo e ao ambiente; 
Memória 
Capacidade de fixar, conservar, evocar e reconhecer um estímulo; 
Exame do estado mental 
Pensamento 
 Capacidade de elaborar, associar e criticar ideias. Traduz a aptidão de elaborar conceitos, articulá-los em juízos e construir raciocínios de modo a solucionar problemas; 
Linguagem 
 Conjunto de sinais convencionados utilizados para se expressar; Afetividade Capacidade de experimentar sentimentos e emoções; 
Conduta 
Tendência psicomotora da atividade psíquica. 
AMSCOPLICA 
Aparência geral: 
Higiene, cuidados corporais e vestimenta. 
Aspecto físico e de saúde. 
Modo de comportar-se. 
Área sensorial e motora 
Visão 
Audição
 Movimento corporal 
Observação 
A entrevista é uma técnica de investigação científica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do método clínico. (...) Compreende o desenvolvimento de uma relação entre o entrevistado e o entrevistador, relacionada com o significado da comunicação. Revela dados introspectivos (a informação do entrevistado sobre os seus sentimentos e experiências), bem como o comportamento verbal e não-verbal do entrevistador e do entrevistado. (Cunha, 1986) 
Entrevista 
Ao mesmo tempo em que os dados objetivos são coletados, deve-se observar o processo de comunicação que se estabelece entre o cliente e o profissional que o atende. Quando se processa uma entrevista, o psicólogo tem que ter em mente que há outras formas de comunicação, além da verbal, que seria a mais tradicional e óbvia. A comunicação não verbal muitas vezes é mais intensa e rica, complementando ou não a exposição oral. 
ENTREVISTA 
Ao mesmo tempo em que os dados objetivos são coletados, deve-se observar o processo de comunicação que se estabelece entre o cliente e o profissional que o atende. Quando se processa uma entrevista, o psicólogo tem que ter em mente que há outras formas de comunicação, além da verbal, que seria a mais tradicional e óbvia. A comunicação não verbal muitas vezes é mais intensa e rica, complementando ou não a exposição oral. 
ENTREVISTA 
A forma de organização espacial, a localização, os gestos, o olhar e a voz irão fornecer ao psicólogo treinado adequadamente dados muito confiáveis a respeito dos sentimentos do cliente, assim como sobre as condições da comunicação que está acontecendo (vontade de favorecer a comunicação, bloqueios, inseguranças, etc.). 
ENTREVISTA 
“Pelos atos que praticamos em nossas relações com os homens nos tornamos justos ou injustos.”
 Aristóteles 
Antes de tratar os aspectos éticos que norteiam a Avaliação Psicológica, é importante conhecer a definição básica de ética 
Aspectos Éticos da Avaliação Psicológica 
Toda sociedade possui regras de convivência humana. Sabemos que não podemos andar sem roupas nas ruas, que não podemos matar uma outra pessoa e que devemos cuidar bem de nossos filhos. Essa é a moral, ou seja, um conjunto de princípios que norteiam a ação dos homens em sociedade. Cada sociedade, evidentemente, possui suas normas sociais fruto da construção de sua história. A ética é, por sua vez, a ciência da reflexão crítica desses princípios, os quais referem- se aos ideais da conduta humana. 
Aspectos Éticos da Avaliação Psicológica 
Estabelecer padrões de conduta esperados, fortalecendo o reconhecimento sócia da categoria de psicólogos; 
Fomentar a autoreflexão exigida de cada indivíduo acerca de sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e consequências no exercício profissional. 
Apresenta, assim, as responsabilidades e deveres do profissional para a população, oferecendo diretrizes para a sua formação. 
Os objetivos do Código de Ética são: 
Respeito, liberdade, dignidade, igualdade e integridade 
Promover a saúde e a qualidade de vida Responsabilidade Social 
Aprimoramento Profissional Contínuo 
Acesso ao conhecimento da ciência Posicionamento crítico 
Os princípios fundamentais da prática profissional apontados neste documento são: 
Fotocopiar materiais sujeitos a direitos autorais; 
Utilizar testes inadequados na sua prática; Estar desatualizado na área de atuação; Desconsiderar os erros de medida nas suas interpretações; 
Utilizar folhas de resposta inadequadas; Ignorar a necessidade de explicações sobre pontuação nos testes aos solicitantes da avaliação 
Segundo o estudo, a postura inadequada do profissional fere princípios de responsabilidade e ética: 
Permitir a aplicação de testes por pessoal não qualificado; 
Desprezar as condições que afetam a validade dos testes em cada cultura; 
Ignorar a necessidade de arquivar o material psicológico coletado; 
Interpretar além dos limites dos testes utilizados. 
Testes Psicológicos
Nomenclatura usada para diferentes tipos de instrumentos
“Teste psicotécnico” - exemplo de nomenclatura não aceita de forma unânime no contexto da psicologia acadêmica
Testes Objetivos
Instrumento que mensura quantitativamente um determinado comportamento, traço de personalidade, função cognitiva e/ou intelectual.
Seu resultado independe do julgamento subjetivo do avaliador.
Testes Objetivos
Tipos:
Testes de Inteligência
Testes de aptidão
Testes de interesse
Testes de personalidade
Classificação de testes: 
Não existe um modo inteiramente satisfatório de classificar os testes que seja adotado por unanimidade pelos diversos autores. Diferentes critérios podem ser adotados. 
Segundo o método utilizado: 
 Testes Psicométricos 
São aqueles cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que 
 quer
dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens do teste são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros, seguindo uma tabela (ex.: testes de inteligência). 
 Testes Projetivos
São aqueles cujas normas são qualitativas, ou seja, são testes menos objetivos. O resultado se expressa através de uma tipologia. Por terem uma avaliação qualitativa, evidentemente que seus elementos (itens de teste) não podem ser medidos em separado. E a constância de certas características avaliadas no teste como um todo que dará a relativa certeza de um diagnóstico (ex.: testes de personalidade em geral). 
Segundo o modo de administração:
Coletivos
Podem ser aplicados em grandes grupos simultaneamente 
O papel do examinador é bastante simplificado
Elimina a necessidade da relação direta com o examinando 
Dão mais uniformidade de condições 
Individuais
Exigem treinamento intensivo e a experiência para aplicação
Oportunidade do examinador estabelecer relação com o examinando para obter sua cooperação e manter o seu interesse. 
Propicia observações complementares do comportamento do sujeito 
Segundo o Atributo Medido: 
Os testes dividem-se em: de rendimento, aproveitamento ou realização; e aptidão e de personalidade . 
Os testes de aproveitamento servem para medir o grau de eficiência na realização de uma tarefa aprendida. O objetivo é medir, objetivamente, o conhecimento que o indivíduo adquiriu sobre algo, em relação ao seu grupo. 
Os testes de aptidão medem o “potencial ” do indivíduo para aprender ou realizar uma tarefa - testes de aptidão específica; testes de aptidão especial. 
Segundo o Atributo Medido: 
Os testes de aptidão geral (Fator G) medem inteligência como um todo; dão a medida geral da esfera intelectiva. São os testes que se referem , ao mesmo tempo, a diferentes aspectos da atividade inteligente. 
Q.I. = 100 (IM/IC)X100
Fator G de Spearman: 
Aptidão verbal
Fluência verbal
Aptidão numérica
Aptidão espacial
Memória associativa
Aptidão Perceptiva
Raciocínio Abstrato
Segundo o Atributo Medido: 
Os testes de personalidade medem as características de personalidade propriamente ditas, que não se referem aos aspectos cognitivos da conduta. Ex.: estabilidade emocional, atitude, interesse, sociabilidade, etc. 
Sabendo-se que a personalidade do indivíduo muda constantemente, surge a seguinte pergunta: Que medir? Na verdade, medem-se características mais ou menos constantes da personalidade – mesmo assim, em determinado momento. 
Testes de Inteligência
WAIS - Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) publicado em fevereiro de 1955 avalia capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos. 
O WAIS-III oferece a possibilidade de se obter medidas para as seguintes Escalas e Índices:
QIs : Verbal, de Execução e Total 
Índices fatoriais: de Compreensão Verbal, de Organização Perceptual, de Memória Operacional e de Velocidade de Processamento 
Testes de Inteligência
WISC-IV: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (6 anos e 0 meses e 16 anos e 11meses)
Composto por 15 subtestes, divididos entre:
Índices Fatoriais e Quociente de Inteligência Geral. 
WISC-IV: Cont.
Os subtestes do WISC-IV são: 
Informação (IN), Semelhanças (SM), Vocabulário (VC) e Compreensão (CO), medidas de fatores específicos da inteligência cristalizada; o subteste Aritmética (AR), do fator Conhecimento Quantitativo. 
Os subtestes Dígitos (DG) e Sequência de Números e Letras (SNL) medem o fator memória de curto prazo. Os subtestes Cubos e Completar Figuras calculam o processamento visual. Os subtestes Código (CD), Procurar Símbolos (PS) e Cancelamento (CA) são específicos de Velocidade de Processamento.
Testes de Inteligência
D – 70 – Teste de Inteligencia
 Prova de inteligência geral que constitui uma excelente medida de fator "g". Avalia a capacidade para conceitualizar e aplicar o raciocínio sistemático a novas situações 
Testes de Inteligência
G-36 / G-38
Teste saturado do "fator G" e de múltipla escolha. As questões estão dispostas como se segue:
A) Compreensão de relação de identidade simples
B) Compreensão de relação de identidade mais raciocínio por analogia
C) Raciocínio por analogia envolvendo mudança de posição
D) Raciocínio por analogia de tipo numérico e envolvendo mudança de posição de tipo espacial
Testes de Personalidade
Projetivos: 
Apresentação de uma tarefa não estruturada. Permite o livre jogo de imaginação da pessoa.
Rorschach e TAT
Expressivos:
Possibilita a auto-expressão através de técnica com uso de lápis e papel.
HTP e Palográfico
Teste de Personalidade
Rorschach
Criada por psiquiatra suíço em 1942, utiliza borrões de tinta para o diagnóstico da personalidade, com apresentação de 10 pranchas com figuras.
Aplicação demorada e 
interpretação de resultados
complexa.
Teste de Personalidade
TAT Teste de Apercepção Temática
Criado por Murray e col em 1938. Estímulo mais estruturado que Rorschach. São 19 pranchas com figuras e 1 em branco. Deve-se contar uma estória descrevendo o que sentem os personagens, o que está acontecendo e dar as consequências.
CAT – versão infantil
Teste de Personalidade
Teste da casa-árvore-pessoa – HTTP
Foi desenvolvido por Buck e publicado em 1948.
Exige também a necessária interpretação de cada desenho em separado, já que os três desenhos proporcionam informações, simultaneamente em diferentes níveis de personalidade.
Pessoa - o grau de ajustamento a um nível psicossocial, e é a expressão da sua imagem corporal
Árvore investiga os sentimentos e atitudes mais profundas e é o desenho que sofre menos alterações em casos em que pode ser necessário proceder a repetições.
Casa - reflete o local em que o sujeito vive e convive e as suas relações familiares.
Teste de Personalidade
Palográfico
O teste PLG foi idealizado e elaborado pelo Prof. Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha. 
Pode ser entendido como a avaliação da personalidade com base na expressão gráfica. A folha de papel, representa o mundo no qual o indivíduo se coloca afetivamente e a maneira pela qual ele se relaciona com o meio externo, através dos traçados. 
Alguns cuidados
Os testes psicológicos só podem ser aplicados por psicólogos com registro profissional
O candidato que submetem aos testes tem o direito a toda e qualquer informação que desejar; 
O sigilo e a segurança dos resultados dos testes devem seguir as normas seguintes: a) Os arquivos devem ser seguros, de modo que ninguém possa ter acesso a um dado sem a autorização do profissional responsável; b) O código de ética do psicólogo diz: É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional (Art. 9º, 2005, p.13). 
Alguns cuidados
O objetivo do estudo e/ou a relevância do teste para o problema em questão é o primeiro fator a ser considerado. Se o objetivo é realizar uma seleção profissional, por exemplo, através da descrição do cargo chega-se à escolha dos testes que irão compor a bateria. 
Em segundo lugar, deve-se estar atento às características dos sujeitos que sofrerão a aplicação – sexo, idade, escolaridade, etc -, as quais determinam o tipo de teste a ser utilizado. 
A aplicação do teste deve obedecer rigorosamente às instruções contidas no manual, o tempo estabelecido para a sua execução e outras recomendações especificadas. A modificação de tais instruções invalida o teste. 
Dessa forma, é importante que o psicólogo esteja ciente de seus direitos e deveres frente ao atendido, evitando problemas futuros com a legislação e garantindo credibilidade ao trabalho da classe. 
Exercício
A partir das informações recebidas, discuta:
Você adotaria a aplicação de testes psicológicos em sua empresa.
Supondo que sim, escolha os testes que seriam utilizados para os níveis operacionais, administrativos e gerencial.
E. B.Titchener
1867-1927
Clark University (1909), Harvard (1917) Cornell
Psicologia experimental
James McKeen Cattell
1860-1944
Pensilvânia e Columbia
Estatística e testes individuais
G. S. Hall
1844-1924
JohnsHopkins e Clark
Psicologia do Desenvolvimento
H. Judd
1873-1946
Chicago
Educação
E. A.Pace
1861-1938
The Catholic University of America
Psicologia Escolástica e Aristotélica
G. W. Patrick
1857-1949
Iowa
Moral e Pedagogia
R.Pintner
1884-1942
Columbia University
Testes Psicológicos
W. D. Scott
1869-1955
Northwestern
Psicologia Industrial
L.Witmer
1867-1956
Pensilvânia
Clínica Psicológica para Crianças
Escala Binet-Simon
As concepções teóricas de Binet que davam sustentação à sua escala foram totalmente ignoradas quando entraram nos EUA:
Recurso prático e aproximativo para identificar crianças com problemas de aprendizagem e/ou ligeiramente retardadas, com fins de indicar estudo especial e não de criar uma hierarquia para enquadrá-las;
A escala não mede inteligência, a qual não é definida como inata e tampouco se constitui como uma teoria do intelecto
Os resultados obtidos na escala servem para enfatizar possibilidades de aprimoramento das capacidades a partir de uma escola especial adequada.
Nível Intelectual Geral - Quociente de Inteligência
IC - IM = NIG
 (Nível Intelectual Geral da criança)
William Stern em 1912 modifica a escala e propõe quociente intelectual geral 
	QI = IM/IC x 100
Henry Goddard nos EUA: criador do termo “débil mental” (feeble-minded), criou taxonomia hierarquizada a partir da escala de Binet: 
débeis mentais = indivíduos com IM de 8-12 anos
 imbecis = IM de 3-7 anos
idiotas = IM < 3 anos.
Próxima aula:
Texto: “Influências Médicas”
de Hearnshaw (traduzido) 
material está no xerox ou no “polígrafo” de História da Psicologia
Questões norteadoras:
1. Descreva o contexto histórico/cultural europeu no século XIX.
2. Descreva os denvolvimentos na área da Psicologia no século XIX.
3. Nesse período, localize a medicina e a filosofia com relação ao estudo da mente.
4. Descreva como se explicavam as doenças mentais.
5. Localize os principais conceitos de psiquiatria da época.
6. Busque traçar relações entre a teoria psicanalítica e o contexto histórico em que surge.
http://slideplayer.com.br/slide/5627788/
Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo - se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do art. 13 da lei no 4.119/62. (Resolução CFP 002/2003) 
Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. (idem) 
Psicológicos 
Segundo Alchieri, Noronha e Primi (2003), os testes psicológicos são “instrumentos objetivos e padronizados de investigação do comportamento, que informam sobre a organização normal dos comportamentos exigidos na execução de testes ou se suas perturbações em condições patológicas”. Assim, percebe-se que o teste dá ao profissional a possibilidade de observar o comportamento de forma padronizada e julgar se os comportamentos que observa durante a execução deste encontram - se, segundo o próprio teste, dentro das condições observadas na população normal pesquisada durante a sua fabricação. 
Testes Psicológicos 
A função do teste torna-se, dessa forma, medir as diferenças entre indivíduos ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões. É importante ressaltar que os testes psicológicos devem ser entendidos como instrumentos auxiliares nesta coleta de dados que é a Avaliação Psicológica e que, juntamente com as demais informações organizadas pelo psicólogo, auxiliam na compreensão do problema estudado, de forma a facilitar a tomada de decisões. 
Testes Psicológicos 
“Testes são ferramentas. São um meio para se alcançar um fim. Podem ser mal aplicados, o que limita ou anula sua utilidade. A responsabilidade última pelo uso e interpretação apropriados dos testes é do psicólogo.” 
Os testes psicológicos, ao longo da história da Psicologia, foram protagonistas de uma série de problemáticas que contribuíram para o seu descrédito e pouca utilização. De forma geral, a principal problemática se refere ao uso inadequado das técnicas, sendo que, infelizmente, muitos psicólogos as usam de forma pouco criteriosa, com conhecimento prévio pouco cuidadoso, não fazendo a análise necessária quanto a atualização das mesmas, utilizando procedimentos que não apresentam condição de cientificidade. 
Testes Psicológicos 
CPS - Escalas de Personalidade de Comrey 
EFEx - Escala Fatorial de Extroversão 
EFN - Escala Fatorial de Neuroticismo 
H T P 
IFP - Inventário Fatorial de Personalidade 
IHS - Inventário de Habilidades Sociais Palográfico 
Pirâmides Coloridas de Pfister 
PMK - Psicodiagnóstico Miocinético
QUATI - Questionário de Avaliação Tipológica 
Rorschah 
STAXI - Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço 
Teste Z de Zulliger 
TAT - Teste de Apercepção Temática 
Testes de Personalidade – 
ADULTO 
DFH III - O Desenho da Figura Humana 
ETPC - Escala de Traços de Personalidade para Crianças 
FTT- Teste Contos de Fada 
H T P 
SMHSC - Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças 
Testes de Personalidade – INFANTIL 
AC - Teste de Atenção Concentrada 
AC 15 - Teste de Atenção Concentrada 
BFM 1 - Testes de Atenção 
BFM 2 - Testes de Memória 
BFM 3 - Teste de Raciocínio Lógico 
BFM 4 - Testes de Atenção Concentrada 
BGFM 1 - Testes de Atenção Difusa 
BGFM 2 - Testes de Atenção Concentrada 
BPR 5 - Bateria de Provas de Raciocínio 
D-2 - Teste de Atenção Concentrada 
G 36/ G 38 - Teste Não Verbal de Inteligência 
RAVEN - Escala Geral 
R 1 - Teste Não verbal de Inteligência 
Teste dos Relógios 
WAIS III - Escala de Inteligência Wechsler para Adultos 
Testes de Habilidades - Aptidões - Inteligência para Adultos 
WISC III - Escala de Inteligência Wechsler para Crianças 
Colúmbia - Escala de Maturidade Mental 
Raven - Escala Especial 
R 2 - Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças 
Teste das Fábulas 
Testes de Habilidades - Aptidões - Inteligência Infantil 
BBT- Testes de Fotos de Profissões 
EMEP - Escala de Maturidade para a Escolha Profissional 
Escalas Beck 
Estilos de Pensar e Criar 
ISSL - Inventário de Sintomas de Stress de Lipp 
IECPA- Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool 
QSG - Questionário de Saúde Geral 
Outros Testes para Adultos 
Bender - Teste Gestáltico Viso-Motor de Bender 
IEP - Inventário de Estilos Parentais 
TDAH - Escala de Transtorno do 
Déficit de Atenção/Hiperatividade 
SDT - Teste do Desenho de Silver 
Outros Testes Infantis

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais