Buscar

Caso concreto 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 4
Psicologia aplicada ao Direito
A) - Sintetizando definições de personalidade como condição estável e duradoura dos comportamentos da pessoa, embora não permanente, apresente as características mais evidentes da personalidade dos atores do caso concreto apresentado.
Mediante o caso supracitado, percebemos como características mais evidentes das personalidades dos atores em questão:
Os estupradores: foram agressivos, violentos, frios, possuem a intensão de humilhar, subjulgar, ferir, nesse caso não mataram a vítima, porém roubaram.
 Já Luciana, a vítima em questão, à principio parece ter uma personalidade comum à uma adolecente de 17 anos, estudante com seus sonhos e ideais próprios da sua idade. Entretanto, após ser violentada se fechou em seu mundo tornando uma menina envergonhada e introvertida sendo esse o exemplo de como a personalidade não é permanente.
A mãe adota uma personalidade protetora e materna.
O padrasto já se mostra de maneira insensível ao que aconteceu a ponto de deixar claro que, ao seu ver, o que aconteceu foi uma consequência dos “modos” da vítima. Portando uma personalidade fria com desprezo ao que aconteceu. 
B) - Relacione, na medida do possível, as características evidenciadas pelos personagens do caso com as teorias de personalidade estudadas.
Os estupradores: na pequena análise apresentada percebemos através das características dos estupradores, que a abordagem que melhor se adequa seria a psicodinâmica. Freud descreve três componentes, sendo que o ID é a parte mais primitiva da personalidade, aquela que busca a sua satisfação, seus desejos, busca satisfazer seus impulsos. O estupro é um exemplo desse componente, que quando não freado pelo ego, esse com sua função reguladora, presenciamos o desvio de conduta.
A Vitima: percebemos a abordagem dos traços de personalidade, uma vez que houve uma mudança em sua personalidade mediante ao trauma que sofreu e sócio cognitivas onde percebemos a mudança da auto estima.
C) - Se o atendimento de Luciana fosse encaminhado para um Psicólogo, qual seria sua conduta para um estudo mais completo da personalidade?
Para um estudo mais completo faz-se necessário realizar testes psicológicos afim de avaliar o comportamento e a personalidade. Seja através de entrevistas, escalas de avaliação, inventários de personalidade, testes projetivos e ou situacionais.
Questão 2) D Q3) A

Continue navegando