Buscar

Avaliando Neuro 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ___________ decorre da lesão do neurônio motor superior e pode ser definida como a resistência, dependente da velocidade, ao estiramento passivo de um musculo, com reflexos tendíneos exagerados.
		
	 
	Espasticidade;
	
O teste índex nariz é útil para diagnosticar alterações na função de qual estrutura de neuroanatomia?
		
	 
	Cerebelo
		
	
Sr. José Carlos, 42 anos, pedreiro, é encaminhado para o setor de Fisioterapia, com quadro de dores lombares, após esforço físico (transferência de sacos de cimento), há uma semana. O fisioterapeuta ao avaliá-lo, realiza a seguinte manobra: Paciente em decúbito dorsal, o fisioterapeuta eleva MIE da maca (flexão coxo-femural). Realiza a mesma manobra com o MID. Pode-se afirmar que o fisioterapeuta está pesquisando a manobra de ___________, com o objetivo de evidenciar _____________:
		
	 
	Lasegue, comprometimento do nervo isquiático.
	
O cerebelo é o órgão do sistema nervoso responsável pela coordenação dos movimentos. Pacientes com lesão cerebelar podem apresentar dificuldade na realização de movimentos rápidos, opostos (alternados) e sucessivos. A esta dificuldade dá-se o nome de:
		
	 
	Disdiadococinesia.
	
A espasticidade é um fenômeno neuromuscular em modificação que responde a estímulos externos e internos; Com esta afirmação podemos dizer que:
		
	 
	Perda de inibição recíproca, que é uma forte base por trás do movimento coordenado;
	A subluxação do ombro em pacientes com hemiplegia ocorre:
		
	 
	Tanto no estágio flácido como no estágio espástico
	
O distúrbio de comunicação caracterizado por discurso que flui normalmente, com construções gramaticais variadas e preservação da melodia da fala, porém com compreensão auditiva comprometida é denominado de:
		
	 
	Afasia de Wernicke.
	
O acidente vascular encefálico (AVE) é considerado a causa mais comum de deficiência em adultos. No AVE, a localização anatômica da lesão pode ser estabelecida baseada na delineação cuidadosa dos déficits neurológicos. As características típicas observadas em pacientes com síndrome da artéria cerebral média são
	 
	Hemianópsia homônima, hemiplegia e alteração sensorial contralateral e afasia.
	
Ao avaliarmos a presença do reflexo córneo, estamos verificando a integridade de dois nervos cranianos. Este reflexo é caracterizado pelo fechamento da pálpebra ao se tocar a córnea com um pedaço de algodão. Levando em consideração os nervos que participam desse reflexo, pode-se afirmar que:
	 
	O n. trigêmeo é a via aferente e o n. facial é a via eferente.
		
	
A ___________ decorre da lesão do neurônio motor superior e pode ser definida como a resistência, dependente da velocidade, ao estiramento passivo de um musculo, com reflexos tendíneos exagerados.
		
	 
	Espasticidade
	Assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Todas as alternativas estão incorretas
	
São manifestações comumente observadas no paciente com doença de Parkinson, EXCETO:
	 
	hiperreflexia músculotendinosa.
		
	Paciente TCE, 32 anos, apresentou a 5 dias a hemiface direita paralisada, com desvio da boca e déficit para fechamento do olho (D), além disso vem apresentando epífora e sinal de Bell. Diante do exposto, qual o Par Craniano que foi lesionado?
		
	 
	Nervo Facial
		
	
	Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, aposentada com suspeita diagnóstica de Esclerose Lateral Amiotrófica, na avaliação fisioterapêutica queixou-se de fadiga muscular e dificuldade para deglutir, mastigar, e para se comunicar verbalmente. No exame físico foi notória a impossibilidade de fechar o olho e levantar as sobrancelhas, Diante das afirmativas abaixo, assinale o ítem verdadeiro: I- A paciente apresenta uma tendência de ressecamento da córnea, deve receber orientação para usar um tampão no olho para ajudar a prevenir a perda da córnea. II- Essa patologia é também conhecida como Doença de Charcot III- É provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. IV- Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Acredita-se que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco. V- Outra causa provável é a dieta rica em glutamato seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas.
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
Na presença do Sinal de Babinski, a resposta ao estímulo feito na região plantar do pé é:
	 
	a extensão do hálux com a abdução dos outros quatro artelhos
	
As atividades precoces no leito com um paciente com AVC devem ser centradas :
	 
	No rolamento, postura sentado e postura em ponte
	
Um paciente que sofreu um acidente vascular encefálico decorrente de uma obstrução da artéria cerebral anterior direita, pode apresentar como sequela:
		
	 
	Alterações da personalidade, hemiplegia e perda sensorial no hemicorpo esquerdo.
	
Um indivíduo sofreu lesão completa da vértebra T4 por Projeção de Arma de Fogo há aproximadamente 2 anos e 08 meses, quanto ao possível diagnóstico e prognóstico do mesmo, marque a alternativa correta:
		
	 
	O nível motor tende a coincidir com o seu nível de lesão.
	Um paciente que teve um AVC, embora não apresentasse nenhum déficit motor, sensorial ou de coordenação, evoluiu, dentre outros sinais e sintomas, com dificuldade para sequenciar o movimento e dificuldade em reconhecer objetos usando a visão. Esses sintomas são denominados, respectivamente:
		
	 
	Apraxia e agnosia
	
Quanto a Doença de Parkinson, nas afirmativas abaixo marque (V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas:
		
	 
	Na fisiopatologia da doença de Parkinson temos disfunção das regiões dos núcleos da base, cerebelo, substância negra e corpo estriado (núcleo caudado e putâmem).
	 
	Quanto a tabela de classificação da incapacidade (HOEHN-YAHR) com relação a doença de Parkinson, o paciente se encontra no estágio IV quando os reflexos de endireitamento estão comprometidos, assim como a instabilidade no virar ou levantar da cadeira.
	 
	A Doença de Parkinson é uma patologia de progressão lenta, crônica, e idiopática que acomete o SNC, envolvendo os gânglios da base e resultando em alterações: tônus, controle postural, movimentos involuntários.
	 
	O Parkinson Idiopático, antes chamada de paralisia agitante é considerada por O¿ SULLIVAN (1998), a menos comum.
	 
	Na progressão da doença de Parkinson podemos encontrar alguns pacientes com comprometimentos como a falta de expressão facial, distúrbios na marcha, disfunção cardiopulmonar.

Continue navegando