Buscar

Empresa Sadia - Desenvolvimento Economico

Prévia do material em texto

Empresa Sadia 
A Sadia começa sua história nos anos 40, em um momento que o mundo sofria alterações e o cenário brasileiro era propício para o crescimento industrial. A empresa foi estabelecida na cidade de Concórdia/SC sendo que o principal motivo que levou a ser instalada nesta cidade foi o fato de ser pólo produtor de suínos e desenvolviam produtos agrícolas. A Sadia começou com um pequeno moinho e um frigorífico inacabado, e com o retorno dos investimentos foi possível terminar a edificação do frigorifico. 
Com o progresso industrial os padrões de consumo modificaram e foi preciso se adequar ao negócio. No ano de 1947 adquiriu marca registrada e abriu uma filial na cidade de SP, conquistando assim o mercado na década de 50. Foi nesta época que o país passava por um rápido processo de desenvolvimento, chegando a superar a agricultura na conciliação do PIB. Ao mesmo tempo, SP crescia e oferecia mais vagas de empregos, melhores salários e, portanto mais oportunidade de consumo. 
No ano de 1952, a Sadia alugou um avião para transportar seus insumos para o RJ e SP, estimulando as vendas e difundiu os seus produtos. Investiu no refinamento da matéria-prima e nas obras para se firmar no comércio da grande rota consumista RJ-SP. 
Nos anos 60, o país passava por problemas e improbabilidade política. A inflação dava sinal que não estava favorável empreender, mas contrariando isso, a Sadia começa a focar em tecnologia, reestruturação de vendas e aumento das atividades. Desenvolvimento, progresso tecnológico, análises em genética animal, novos produtos, imagem de marca de qualidade, acesso nas exportações fazem parte desta etapa.
Nos anos 70, ocorre o crescimento econômico no Brasil e o cenário econômico evolui. A empresa comprometeu-se em abrir novos horizontes e instituir novos negócios, até mesmo no mercado internacional. 
 Nos anos 80 os indicadores da inflação estavam altos e tivemos planos econômicos frustrados, mas mesmo assim, ampliou sua produção e eficiência, investindo em desenvolvimento e aceleração das exportações. É inaugurada a Sadia Trading, responsável por vendas no comércio exterior. Nesta década a Sadia fecha exportando para muitos países, e é um dos maiores exportadores do país.
Nos anos 90, o país ainda sofria com os efeitos do descontrole da inflação, foi então com o Plano Real que o país começou a se equilibrar. Começa então a globalização, ou seja, a era da ciência da informação, do conhecimento, da procura pela capacidade, da concorrência e das sociedades. 
A Sadia começa a proporcionar aos seus consumidores produtos industrializados que sejam mais práticos no preparo e que acatem as mais variadas necessidades. Realiza um expressivo desenvolvimento no exterior, abre uma central de estocagem e distribuição em Buenos Aires, voltado para o Mercosul. 
Começa um procedimento de contínuas inclusões, em um plano de racionalização de trabalho, mudam a estrutura societária que tem como finalidade abordar uma economia de linha graduada, redução de custos, reduzirem os métodos e dar maior transparência para o mercado de capitais.
Na década de 90 aconteceram aquisições na concepção empresarial, comunitário e ambiental, em busca de ser uma empresa responsável. 
Em 2000, a economia está firmada, os índices de inflação controlados e os estabelecimentos concretizados. Com a globalização surgem as fusões, joint ventures (união de duas ou mais empresas em busca de um mesmo ideal), sociedades, uniões estratégicas, comércio virtual (e-commerce), logística integrada, direção corporativa, responsabilidade social, treinamentos profissionais entre outros. A Sadia adquire um perfil de empresa de alto valor e sua marca torna-se solidificada.
Em relação ao fator socioambiental tornou-se referência no mercado como empresa sustentável e isso adveio devido ao Programa de Suinocultura Sustentável que diminuiu as emissões de gases do efeito estufa e comercialização de créditos de carbono.
Na crise econômica global a Sadia teve prejuízos enormes, mesmo sendo grande exportadora e com receitas em dólar. Em virtude disso, ocorre a fusão da Sadia com a Perdigão, somando desta forma vantagens competitivas e se tornando líder em vendas de produtos processados.
A Sadia se transformou bastante desde a sua criação e atualmente é a marca de produtos industrializados mais apreciados no nosso país, exportando para diversos países e com ótima aceitação de seus produtos. Contudo, o embasamento são as mesmas que na época em que foi criada no ano de 1954: o respeito ao trabalho, o cuidado com a terra e a valorização da técnica.
A Sadia trabalha com o processo de Terceirização, outsourcing, com prestadores de serviço para abate de frangos e já foi multada em 2010 por expor seus trabalhadores em condições degradantes, não tinham carteira de trabalho assinada, não havia água potável nos alojamentos, ventilação, roupas de cama e instalações elétricas. 
A terceirização é considerada uma forma de redução de custos com os colaboradores, mas precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da empresa, o que não correu com a Sadia, acarretando em problemas judiciais. O outsourcing deve ser bem ponderada antes de ser implementada dentro de uma empresa, porque poderá ter efeitos positivos, como tornar uma empresa mais rentável, ou ter efeitos negativos, contribuindo com a exploração dos colaboradores.
A Sadia passou por um amplo processo de expansão internacional, auxiliada pela globalização, com lançamentos de novos produtos, diversificação no ramo das atividades e um crescimento através de novas plantas industriais. Atualmente, tem forte presença no mercado mundial, e, para isso, enfrentou diversas barreiras e dificuldades em sua inserção. 
O objetivo principal deste estudo de caso foi traçar um paralelo entre a Empresa Sadia e as influências sofridas direta ou indiretamente com base na globalização, crise econômica mundial e o outsourcing. 
A Sadia é uma sólida empresa multinacional, que se expandiu e atua em diversos países, possui mão de obra própria e também conta com serviços terceirizados que tem como objetivo uma melhor rentabilidade. Surgiu na década de 40, passou por diversos cenários econômicos, enfrentou crises, mas o planejamento estratégico sempre foi muito bom, fazendo com que conseguisse driblar as dificuldades que iam surgindo. Foi necessário investir fortemente em inovações, melhorias e se adaptando ao mundo globalizado para atender as novas exigências dos consumidores e acompanhar a rápida transformação que ocorre diariamente no mundo.
Um dos pontos negativos apresentados neste estudo de caso são os serviços terceirizados que não seguiram a base de negócio criada pelo fundador, de valorizar o capital humano. 
Um ponto positivo que exerce sobre a sociedade é a sustentabilidade, com foco na melhoria contínua e o consumo sustentável.
Pode se concluir com base nos estudos apresentados que a Empresa Sadia é considerada uma grande marca e com grande credibilidade empresarial global.

Continue navegando