Buscar

ESCOLAS DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLAS DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Pensamento Estraégico
Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores num único livro, dividindo as dez escalas estratégicas em três categorias
Pensamento Estratégico
Escolas Prescritivas:
Escola do Design;
Escola do Planejamento;
Escola do Posicionamento.
Pensamento Estratégico
Escolas Descritivas:
Escola Empreendedora;
Escola Cognitiva;
Escola do Aprendizado;
Escola do Poder;
Escola cultural;
Escola Ambiental.
Pensamento Estratégico
Escola Configurativa:
Escola da Configuração.
Escola do Design
A formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente.
A responsabilidade pela persepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação dos outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.
Escola do Design
Exemplo:
Fazer a análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa para criar/gerar a base da estratégia da empresa.
Escola do Planejamento
A formação da estratégia é vista como um processo formal, sustentado por técnicas, programas e planos. É feito um estudo formal para “pensar” a estratégia. Deriva da escola do design, mas é mais elaborada, com planos mais complexos e controles específicos.
Escola do Planejamento
Exemplo:
As atividades de controle exercidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) de uma empresa. A partir das análises delas é possível verificar os pontos a melhorar na empresa, como por exemplo, melhorar a programação da produção de um setor químico com produção em bateladas.
Escola do Posicionamento
A formação de estratégia é visto como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. Michael Porter foi o impulsionador dessa escola, contribuindo com ferramentas, com as “cinco forças de Porter”, que influenciam a concorrência e, “as estratégias genéricas de Porter” que busca alcançar um desempenho acima da média na indústria. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia e, não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.
Escola do Posicionamento
Exemplo:
Fazer análise da atratividade/competitividade de um setor, descrevendo as 5 forças de Porter referentes ao negócio, a fim de analisar a rivalidade dos concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha de fornecedores e clientes. A partis da análise dos resultados, é possível pensar numa estratégia competitiva para entrar ou manter-se no mercado.
Escola Empreendedora
A formação de estratégia é visto como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo. Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado). As estratégias visionárias são proativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização. Contudo por ser dependente de um único indivíduo - o líder – a estratégia possui um processo obscuro, enterrado na cognição humana.
Escola Empreendedora
Exemplo:
Pequenas empresas que são administradas pelo próprio dono e criador do negócio são dependentes das ideias e visões dele para formular estratégias de concorrência. Por exemplo, um posto de combustível num bairro, para aumentar suas vendas ou manter seus clientes, o líder/empreendedor passa a comercializar GNV, visto que é uma tendência de novo combustível que os clientes estão aderindo e não há nenhum posto na região oferecendo este produto.
Escola Cognitiva
A formação de estratégia é vista como um processo mental. E o estudo de como os indivíduos processam as informações vidas do ambiente e formulam uma estratégia na mente, a fim de categorizar o processo em mapas, modelos conceitos e esquemas. Assim, o mundo visto pode ser modelado, emoldurado e construído. Compreender a mente humana e como as várias áreas de conhecimento interage na mente do estrategista é uma grande contribuição para a psicologia cognitiva. Apesar deste mapeamento não ser ainda possível, esta escola reconhece o processo criativo mental do estrategista e o quanto esta subjetividade cognitiva é uma incógnita interessante a ser desvendada.
Escola Cognitiva
Exemplo:
Perante um ambiente em crise econômica, com por exemplo, a crise mundial vivida em consequência do não pagamento das hipotecas nos EUA, o estrategista de uma empresa utiliza seu conhecimento inconsciente e/ou consciente, relacionando-o com a percepção do ambiente e, formula uma estratégia de sobrevivência financeira para a empresa.
Escola de Aprendizado
A formação da estratégia é vista como um processo emergente que procede do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação. A estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente. Assim o papel da liderança passa a ser de não preconceber estratégias deliberadas, mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, pelo qual novas estratégias podem surgir. A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um empreendedor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis.
Escola de Aprendizado
Exemplo:
O conhecimento tácito de indivíduo pode visualizar coisas ocultas e formular ideias e estratégias que só pelo conhecimento explícito não seria possível. Por exemplo, os operários que trabalhavam no processo de fabricação de creme dental possuíam uma solução mais simples e barata que os engenheiros para o problema de caixas de creme dental vazias, pois obtinham o conhecimento tácito do processo.
Escola do Poder
A formação da estratégia é vista como um processo de negociação, utilizando a influência do poder e da política. As estratégias tendem a ser emergentes e assumem mais a forma de posições e meios de iludir do que de perspectivas. É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utiliza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). A dimensão política pode ter um papel positivo na organização, pois possibilita mudanças necessárias bloqueadas pelas formas mais estabelecidas e legítimas de influência. Por outro lado, também pode ser a fonte de muito desperdício e distorção, pos as forças integradoras de liderança e cultura são desprezadas pela escola.
Escola do Poder
Exemplo:
Vários municípios solicitam recursos federais para financiar obras de saneamento básico para a população. Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos. Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município.
Escola Cultural
A formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros da organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. Assim, a estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social. Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.
Escola Cultural
Exemplo:
Uma estratégia de fusões
de empresas pode acarretar em confrontos de diferentes culturas. As diferenças culturais menos evidentes podem servir para desfazer a união.
Escola Ambiental
A formação da estratégia é vista como um processo reativo. A organização é passiva, reage ao ambiente, isto é, cria estratégias a partir do que o ambiente apresenta. As organizações não visam umas as outra diretamente. Em vez disso, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação. Nesta escola, ambiente significa tudo o que não é a organização. Assim, os processos estratégicos são desenvolvidos pela percepção que se tem do ambiente.
Escola Ambiental
Exemplo:
Um pequeno mercado num determinado bairro trabalha a anos no mesmo ritmo e forma. Não se preocupa em melhorar processos e inovar em produtos e serviços. Num determinado momento, abre um novo empreendimento no bairro: outro mercado concorrente, com maior diversidade de produtos e promoções atraentes. Ao perceber que o ambiente mudou e que está perdendo clientes, o mercadinho antigo reage com lançamento de promoções e busca adequar-se à nova realidade, melhorando seu empreendimento.
Escola da Configuração
A estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
Escola da Configuração
Exemplo:
A empresa Fuji trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés de filmes fotográficos.
Segundo Mintzberg, qualquer formulação estratégica no mundo real poderá incluir uma ou mais escolas de pensamento estratégico, dependendo da atual conjuntura em que vive a empresa. Assim, as dez escolas de estratégia contribuem para a formação da estratégia de uma empresa, pois elas se misturam e se complementam, sendo que a estratégia adotada num determinado momento ou situação deverá ser a que melhor atende a realidade da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais