inclusão escolar na ponta do dedo
3 pág.

inclusão escolar na ponta do dedo

Disciplina:Projeto de Porta-fólio6 materiais30 seguidores
Pré-visualização1 página
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO

INCLUSÃO ESCOLAR NA PONTA DO DEDO!
Por: Robson Arlam Dos Reis Guedes, 11718114
Polo – Brusque-SC
Data: 05/08/2017

Fonte: http://blind.tech/ibrailler-notes/
Nossa imaginação nos leva a milhares de lugares, mundos, pessoas, épocas e conhecimentos. Nosso cérebro nos leva ao intocável e o invejável principalmente quando estamos de olhos bem fechados.
Como repassar essas informações estando ainda de olhos fechados? Como dividir tais conhecimentos? Como passar essa experiência? Foi pensando nisso e outras formas de aprendizagens que o professor Antonio Ramos, de 32 anos do estado do Pará, há oito anos atuando na disciplina história, teve a seguinte idéia: utilizar o aplicativo ibrailler notes, na inclusão de seus alunos com deficiência visual em sua disciplina para melhorar o desempenho de jovens e adultos.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda.
Albert Einstein
No ano de 2009 o professor Antonio Ramos começava a dar aula e tinha dificuldades em passar atividades discursivas para seus alunos especiais tanto para jovens e adultos, depois de muitas pesquisas e esforços, ele sentia necessidade de melhorar a forma de ensino de sua matéria para alunos especiais, até então ele chegou até o aplicativo ibrailler notes (Um projeto de verão da Stanford University de 2011), que auxiliar seus alunos escrevendo em Braille, o aplicativo oferece para o professor Antonio Ramos uma aula de história eficaz e dinâmica, a partir dessa nova metodologia houve uma grande evolução de seus alunos dentro e fora da sala de aula, suas aulas ficaram mais claras e objetivas facilitando para ambos.
Engenheiros da universidade de Stanford e New Mexico State University criaram um aplicativo que realiza uma digitação Braille em touch screen. O app está disponível para iPads da Apple e pode ser baixado na loja iTunes. O iBrailler Notes para tablet oferece um teclado dinâmico que traz uma nova proposta para o antigo e tradicional método Braille.
O programa oferece um teclado único, no qual as teclas são quem encontram os dedos do usuário, e, caso este não se sinta confortável com o seu teclado, são possíveis construir um novo sempre que quiser, quantas vezes quiser. Possui um conjunto completo de gestos intuitivos para mover ao redor do texto, mover o próprio texto, fazer tarefas comuns, como copiar e colar, e desfazer e refazer. Fácil e rápido, o recurso foi projetado para o usuário navegar facilmente em torno de notas curtas e longas. Por exemplo, para desfazer uma alteração, é só desenhar um círculo anti-horário.  Para saltar para o final de seu texto, basta desenhar um ‘V’ invertido da esquerda para a direita.
Aplicativo foca em alunos com deficiência visual, aplica-se nas avaliações e exercícios discursivos, para que o professor possa avaliar as atividades sem algum entrave, o aluno compartilha seus textos assim o professor pode arquivar os textos para correção do trabalho ao externo de suas aulas, proporcionando um conteúdo produtivo e rápido.
Todas as idades podem utilizar esse aplicativo ele é fácil e prático, a tecnologia tem auxiliado em varias áreas de nossas vidas, assim como, na educação, no trabalho, nos esportes e no bem-estar. Estamos caminhando para um futuro melhor e prospero, onde todos terão os mesmos valores e aceitações diferentemente de suas necessidades especiais.
Andrea Bocelli na música Canto Della Terra diz:
Olha esta terra que
Que gira junto a nós
Até quando está escuro.
Olha esta terra que
Que gira também para nós
Para nos dar um pouco de sol, sol, sol
(https://www.letras.mus.br/andrea-bocelli/4855/traducao.html)
Andrea Bocelli é deficiente visual, um caso de dom em forma de arte, com essas novas tecnologias podemos fazer um mundo melhor pra nos proporcionar sol, nem tudo está em escuridão, podemos utilizar esses novos componentes para formar pessoas incríveis, o Professor Antonio Ramos é apenas um caso no meio de milhares que rodeiam a nossa educação, uma grande prova que podemos melhorar a cada dia.
Novas portas estão abertas, vamos entrar e explorar com nossos conhecimentos trazendo luz pra jovens e adultos , para que essa corrente nunca se acabe, assim como o ibrailler notes temos muitos outros aplicativos, que nossas idéias sejam frutos de conquistas e benefícios.