projeto integrador para ir
12 pág.

projeto integrador para ir

Disciplina:Projeto Integrado I16 materiais191 seguidores
Pré-visualização2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PROJETO INTEGRADOR

RESUMO

O crescente nível de concorrência tem levado as empresas a desenvolverem estratégias que visam a torná-las menos vulneráveis às mudanças que vêm ocorrendo nos ambientes externo e interno. Com o objetivo de manter a competitividade, atualmente surge a implantação da conveniência no Auto Posto Central na cidade de Iguatemi – MS, analisando os cenários econômicos, políticos e culturais nos quais as empresas visam atuar. O presente projeto integrador tem o objetivo proporcionar aos clientes da empresa através da conveniência, a comodidade de num mesmo local poder adquirir vários produtos. Diante do turbulento ambiente de concorrências intransigentes, estratégias estão sendo tomadas, afim de ampliar a oferta de serviços e produtos. Aumentar a lucratividade da empresa e ao mesmo tempo agradar aos clientes. Tendo como diferencial a diversidade dos produtos e a qualidade do atendimento, ainda atrativos como shows ao vivo e promoções relâmpagos além disso oferecer um menor preço nos produtos sendo de qualidade satisfazendo os clientes e atraindo novos clientes. Tendo como resultado aumento de lucros da empresa. Baseado nisto, objetiva-se apresentar orientações para futura pesquisa que sirvam de insumo para adaptar a estratégia na conveniência no novo contexto competitivo.

�

INTRODUÇÃO

Procurar um posto de combustível para abastecer o automóvel, atualmente, essas simples paradas podem ter um significado maior do que somente o serviço de abastecimento e no intuito de satisfazer as necessidades dos clientes, muitas companhias de combustível estão investindo nas conveniências, ou seja, um canal alternativo para serviços de alimentações. Como os consumidores estão procurando aliar várias tarefas para economizar tempo, uma parada no posto pode representar também um momento para adquirir produtos de última hora ou fazer um lanche rápido. Nestes locais, pode-se encontrar cigarro, bebidas em geral, salgados, café, recarga para celular, chip de celulares, como fonte de aumento de vendas e lucro. O diferencial desse tipo de serviço está na qualidade dos produtos e do atendimento. O segmento de lojas de conveniência no Brasil surgiu em 1987, no posto Shell Bola Preta, no bairro paulistano Aeroporto (Gazeta Mercantil, 27/10/97, p.C-7).

Com a entrada da Petrobras no mercado entre 94 e 95, ocorreu uma grande explosão da conveniência, Desde então, empresas estão aos poucos entendendo a importância deste segmento dentro dos seus estabelecimentos e buscam recursos para investimentos nas estruturas das conveniências, que ao mesmo tempo em que agrega valor ao serviço, somam lucros cada vez mais atrativos ao mercado. Oferecendo vários tipos de combustível, bens de consumo e serviços em um só local, e disponíveis ao público 24 horas por dia, passou a representar uma fração importante para as redes distribuidoras, em resultado das margens de lucro na revenda dos combustíveis e da diferenciação de oferta em relação ao varejo tradicional. Este novo conceito de varejo veio trazer maior tráfego de pessoas aos postos, proporcionando maior lucro os administradores do setor e economia de tempo para seus clientes (COELHO, 2000).
CONVENIÊNCIA AUTO POSTO CENTRAL

Surgiu quando um dos sócios do posto de gasolina cujo nome fantasia denominado Auto Posto Central e localizado na Rua Rio Grande do Sul, 280 no centro da cidade de Iguatemi - MS, observando que os clientes ao abastecerem seus veículos, procuravam por produtos, como cigarro, bebidas em geral, salgados, café, recarga para celular, chip de celulares entres outros produtos, resolveu propor ao demais a abertura de uma conveniência classificada como micro empresa, gerenciada pela direção do posto. Com um pequeno investimento para comprar equipamentos e produtos, poderiam aumentar a arrecadação e tornar o posto mais atrativo para seus clientes cativos e para nova clientela. Tendo em vista que já foi feita uma análise de mercado identificando os pontos fortes e pontos fracos comparados com a concorrência, sendo elas;

PONTOS FORTES: Ponto de localização, facilidade para compra pelos clientes que param para abastecer combustível no posto, recebimento com cartão de crédito/débito, atendimento 24 horas e produtos de qualidade com preços competitivos.

PONTOS FRACOS: Atendimento somente no local, sem a entrega a domicilio.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Tendo em vista a procura pelo serviço de conveniência no Auto Posto Central da cidade de Iguatemi – MS, os proprietários visando os lucros de a satisfação dos seus clientes resolveu fazer um pequeno investimento para comprar equipamentos e produtos, tornando o posto mais atrativo para seus clientes cativos e para nova clientela, tendo em vista que já tinham a estrutura pronta para abertura da conveniência. Também atrair o público jovem que aproveitariam o momento de abastecerem seus veículos para encontrarem seus amigos e consumirem os produtos do estabelecimento, fazendo da conveniência um local de ponto de encontro, gerando assim o aumento no consumo dos produtos oferecidos pela conveniência e o movimento no posto, aumentando a margem de lucro da empresa.

As despesas com funcionários seriam baixo, três funcionários apenas, um para o atendimento, uma cozinheira para preparar as porções e outro funcionário para assar os espetinhos, os salgados poderiam ser adquiridos de fornecedores, onde será importante realizarem uma tomada de preço e verificar a qualidade desse produto para oferecer salgados de qualidade com preço baixo, a conveniência colocaria um valor acima para obter alguma margem de lucro, buscaria um fornecedor de bebidas, de cigarros e dos demais produtos que irão oferecer na conveniência com um menor custo possível, para que a conveniência possa oferecer aos seus clientes por um valor final mais abaixo e assim possa ganhar mercado frente aos concorrentes.

Nas sextas feiras e aos sábados à noite, a conveniência oferecerá show ao vivo com bandas e cantores locais, tornando a conveniência e o posto um lugar mais atrativo a clientela, sendo que nessas ocasiões poderão ser contratados diarista, conforme o fluxo de pessoas para atender aos clientes da conveniência sem precisar contratar um funcionário permanente que gerará mais gastos. Poderá se criar promoções relâmpagos, como: “Abasteça R$ 50,00 à vista e ganhe um café expresso”, para que dessa forma você incentive o cliente a abastecer um valor maior do que era acostumado. Dessa maneira os atrativos serão muitos para trazer o cliente e fazer o mesmo consumir os produtos oferecidos na conveniência, aumentando assim o lucro da empresa.

Este projeto vem se justificar pelo fato de haver oportunidade de estabilizar no comercio local, pois será o único espaço, a conveniência, a oferecer todos esses produtos num mesmo ambiente, gerando facilidade na aquisição dos mesmos, com qualidade no produto, preço baixo com atendimento qualidade. Estudo esse que, além de um interesse pessoal e acadêmico, tornou-se desejado pelos proprietários dessas empresas.

Tendo como objetivos:

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos clientes da empresa através da conveniência, a comodidade de num mesmo local poder adquirir vários produtos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Oferecer a facilidade de encontrar num mesmo local, diversos produtos para seu consumo.

Atrair novos clientes com a oferta de vários produtos, tendo como ferramenta de atração, a qualidade e o baixo custo dos mesmos.

Aumentar a lucratividade da empresa e ao mesmo tempo agradar aos clientes. Tendo como diferencial a diversidade dos produtos e a qualidade do atendimento.

Buscar produtos com baixo custo e com qualidade para poder oferecer um menor preço, atraindo novos clientes.

METODOLOGIA

O desenvolvimento metodológico deste conteúdo, apresenta-se em quatro fases distintas sendo que a última fase e a finalização