Buscar

CARBOIDRATOS BIOLOGIA CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo CIT06 - Carboidratos
 Os Carboidratos são compostos orgânicos formado por carbonos, hidrogênios e oxigênios. Existem muitos carboidratos, dos menores (monossacarídeos) aos maiores (polissacarídeos).
 Os carboidratos monossacarídeos são classificados de acordo com o número de carbono (até 7 carbonos), entre os mais importantes estão as pentoses e hexose. A pentose faz parte da molécula de DNA e RNA, também chamados de ácidos nucleicos. No caso do DNA a pentose é chamada de desoxirribose, e no RNA chamada de ribose.
 Quando não tiver o açucar, não é formado o nucleotídeo, não formando também a principal molécula informativa do corpo. O nucleotídeo é feito por um agrupamento fosfato, sendo um 1 açucar e uma base nitrogenada (Adenina, Timina, Citosina e Guanina), formando a molécula de DNA. No caso a molécula seja de RNA, não tem a Timina e sim a Uracila.
 A hexose mais importante é a glicose (6 carbonos), sendo o produto final da fotossíntese. E com esse carboidrato, consegue sustentar cadeias alimentares inteiras.
 Os polissacarídeos (carboidratos maiores) podem apresentar nitrogênio ou enxofre na composição, são insolúveis, armazenando energia e fazendo parte da estrutura da célula. Os principais polissacarídeos são celulose (formam a parede celular das plantas), a Quitina (faz parte da parede celular de fungos e exoesqueleto de insetos), Amido (armazenador de energia das plantas) e o glicogênio ( reserva de carboidratos, sendo estocados no fígado e glicogênio).

Outros materiais