Buscar

Análise da Final Olímpica Brasil x Alemanha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Minas Gerais
 Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Disciplina: Planejamento e Direção de Equipes
Lucas Henrique Silva Martins
Analise do jogo Brasil x Alemanha pela final olímpica
A seleção brasileira de futebol, finalmente, conseguiu o ouro olímpico. Na 13ª tentativa, o time nacional venceu a Alemanha, nos pênaltis, por 5 a 4, no Maracanã. No tempo normal, a decisão terminou empatada em 1 a 1. Neymar abriu o placar no primeiro tempo. Max Meyer igualou na volta do intervalo. Na prorrogação, o empate persistiu. Já nas penalidades, o alemão Petersen viu o goleiro Weverton defender a sua cobrança em seguida, Neymar garantiu a vitória inédita.
Baseado em triangulações e muitas trocas de passes, o esquema ofensivo desenhado pelo Rogério Micale funcionou. A seleção começou a final de maneira agressiva. O time marcava forte os defensores alemães, mas pouco coisa acontecia. O primeiro bom lance foi da Alemanha. Aos 10min, da entrada da área, Brandt chutou no travessão. O Brasil continuava melhor, com mais posse de bola. O gol não demorou a sair. Aos 26min, Neymar cobrou uma falta com perfeição da entrada da área. A Alemanha não sentiu a pressão. A partir daí, o jogo virou. Os europeus partiram para cima e por pouco não empataram. Chegaram a chutar mais duas bolas na trave de Wéverton.
No segundo tempo, Micale manteve o mesmo time. A técnica foi deixada de lado. A decisão virou uma sucessão de passes perdidos para os dois lados. Os alemães aproveitaram as falhas seguidas de Wallace e Marquinhos e empataram. Aos 13min, Max Meyer fez o gol alemão. No meio do segundo tempo, o técnico da seleção mexeu no time. Colocou Felipe Anderson no lugar do santista Gabriel, que estava apagado em campo. O Brasil melhorou, mas a Alemanha também assustava. Aos 33min, Felipe Anderson perdeu uma bela oportunidade ao falhar na cara do goleiro após receber um lindo passe. A partir daí, a pressão brasileira aumentou, mas o gol não saiu. Já nos acréscimos, Neymar foi "fominha", não deu o passe para Douglas Santos que entrava livre chutou em cima da defesa alemã. 
Na prorrogação, a decisão ficou ainda mais nervosa. Aos 2min, Gabriel Jesus desperdiçou uma boa oportunidade ao receber um passe livre, mas foi superado pelo defensor. Micale o tirou do time na sequência. Ele colocou Rafinha no lugar dele. Aos 5min, Luan desperdiçou o seu contra-ataque. Em seguida, foi a vez dos alemães. O atacante Brandt quase desempatou.
No segundo tempo da prorrogação, Felipe Anderson por pouco não fez o da vitória brasileira. Ele aproveitou lançamento de Neymar e chutou forte, mas o goleiro Horn colocou para escanteio a partir daí, a Alemanha cresceu deixando a final mais dramática. Os brasileiros cansaram e seguravam o resultado como podia. Na emocionante disputa de pênaltis, o goleiro Weverton defendeu a quinta cobrança dos alemães. Já Neymar fez o do Brasil e garantiu o inédito ouro olímpico.
Seleção na defesa: Quando algum homem da Alemanha conseguia vir com o domínio da bola os laterais Zeca e Douglas Santos fechavam no meio enquanto ou Rodrigo Caio ou Marquinhos avançavam para dar o bote. No gol da Alemanha há um erro de marcação por parte do jogador Walace que não acompanha o meia Meyer que entra livre, recebi um passe da direita e marca o gol. A Alemanha depois de empatar o jogo teve um contra ataque onde a defesa do Brasil estava com os dois laterais avançados e teve que contar com o erro da finalização do jogador alemão.

Continue navegando