Buscar

10 Unidades de Atuação do Fisioterapeuta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profa: Geórgia Guimarães
*
*
Objetivos:
 Compreender os focos de abrangência da fisioterapia 
Criar novos paradigmas de empregabilidade
Engajar-se precocemente no crescimento, desenvolvimento e respeitabilidade pela profissão a partir do reconhecimento dessa abrangência, exigindo de si mesmo um nível cada vez melhor, além da ética pessoal e profissional, união e inter-relacionamento que favoreça o crescimento e a sedimentação da fisioterapia nos moldes que desenhamos para ela nos últimos quarenta anos.
*
*
Consultórios 
Locais de pequeno tamanho físico, 
Consultas e de pouca abrangência geográfica
Tratamentos mais específicos em fisioterapia
Mínimo de condições de práticas e aparelhamento de acordo com a área clínica
*
*
Consultórios (Exemplo): 
 Acupuntura,
 Terapias holísticas, 
Pneumologia, 
Correção postural, 
Traumato-ortopedia, 
Dermatologia, 
Neurologia (com restrições), 
psicomotricidade, 
Uro-ginecologia, obstetrícia, entre outras.
Consultorias, 
Pequenos cursos, 
Fomento à pesquisa, 
Orientação didático-pedagógica de trabalhos científicos, 
Obs: Sem perder a característica básica assistencial, se essa for a visão do profissional.
*
*
Clínicas: 
 Locais de maior abrangência física, mais distribuídos e melhor divididos 
Múltiplas ações terapêuticas de forma simultânea ou de forma específica de acordo com os objetivos dos profissionais. 
Oferecem mais alternativas de tratamento 
(ex: clínica traumato-ortopédica e reumatológica : cinesioterapia, termoterapia, eletroterapia, hidroterapia, hidrocinesioterapia, rpg, pilates, trabalho muscular, etc.).
*
*
Considerações:
O foco voltado para atuação em clínicas é muito importante, 
Nem todas as clínicas   atuam de forma correta em relação à fisioterapia de qualidade,
 Quantidade excessiva de atendimentos
 Comandos distorcidos e prescrições encaminhadas sem a sua prévia avaliação, gerando tratamentos muitas vezes inócuos, submetendo a fisioterapia a questionamentos que a fragilizam em função da falta de posicionamento e atitude por falta do profissional.
 Por quê? Porque foi mal formado, não valorizou o curso nem a profissão durante a graduação, não se engajou nos movimentos que lutam para trazer de volta a respeitabilidade e a dignidade profissional do fisioterapeuta. Isso acontece em vários segmentos da categoria, mas é nas clínicas (pois existem em maior número e são cobertas por planos de saúde) que essa grande distorção aparece.
*
*
Domicílio:
 
Pessoas que não podem se deslocar até o consultório e/ou clínica, preferindo o atendimento domiciliar.
 
É um atendimento limitado pela própria situação evolutiva do paciente, 
Atuação cinesioterapêutica como ponto principal do tratamento.
Requer todo o cuidado possível pelo fisioterapeuta em relação à medição e monitorização de sinais vitais.
 
*
*
Hospitais gerais e de especialidades públicos e/ou privados:
  
Hospital geral, o fisioterapeuta atua desde o ambulatório do hospital nas diversas especialidades, passando pelas enfermarias e chegando às unidades fechadas (CTI geral, CTI cardíaco, CTI queimados, UTI neonatal, cirurgia geral, unidade coronariana, entre outras). 
Atuação preventiva (primária), secundária e terciária. Nada melhor que o hospital geral para imputar ao profissional essa visão ampla a respeito do seu paciente, permitindo uma atuação ampla e investigativa, 
 
O atendimento à beira do leito é um recurso preventivo e fundamental e que, infelizmente, nem sempre é visto dessa forma pelas autoridades de saúde nos diversos níveis.
*
*
Centros de saúde: 
Municipais, Estaduais e, com menos intensidade na esfera federal. 
Atendimentos ambulatoriais de ação primária e secundária e , em alguns casos, ação terciária de acordo com o nível de abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS) daquela localidade.
*
*
Homecare, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), Serviço Extrainstitucional de Saúde (SEIS)
 
Para tornar viável esse tipo de atendimento foram criados pelos grupos de saúde, assim como por grupos individuais, as chamadas cooperativas, que gerenciam e administram esse tipo de atendimento. Infelizmente, todo tipo de atendimento realizado por uma equipe na residência do paciente passou a ser denominada de homecare, mas nem todos têm a característica clínica evolutiva que considerasse dessa forma. A partir daí, passou a ocorrer um outro tipo de problema; os profissionais recebem muito pouco pelo atendimento realizado, enquanto que o proprietário e/ou gerente do grupo fica com uma parte maior, desvirtuando e desestimulando os atendimentos de boa qualidade.
 
*
*
Homecare:
Tipo de atendimento domiciliar no qual o paciente é assistido 24 horas por um grupo de profissionais, incluindo o médico, enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social entre outros. 
Pacientes de perfil grave, mas estáveis.
 Internação domiciliar. 
Esse tipo de internação apresenta índices menores de infecção hospitalar, além de reduzir cuidados e gastos desde curativos a terapias mais agressivas. 
 
*
*
Programa de Atendimento Domiciliar e o Serviço Extrainstitucional de Saúde
São serviços basicamente idênticos à homecare, somente diferenciados por serem instituídos por órgãos públicos de saúde e que, progressivamente, se tornam uma realidade; entretanto, muito aquém das necessidades, principalmente nos grandes municípios brasileiros do Sudeste brasileiro.
*
*
Estratégia Saúde da Família(ESF): Programa de Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
 Atendimentos médicos, odontologia, nutrição, serviço social e, mais recentemente, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia.
 Os profissionais visitam as famílias em equipe para avaliar “in loco” a situação socio-econômica-cultural, condições de moradia, existência, ou não, de saneamento básico, água potável, ausência de água, condições básicas de crianças e idosos, frequência à escola de forma regular, atividade profissional de crianças e possíveis condições de risco, avaliação epidemiológica das famílias e da comunidade como um todo, elaboração de programas assistenciais curativos e preventivos.
Além das atividades locais, os pacientes também são orientados a tratamentos ambulatoriais e, quando necessário, encaminhamento a unidades de internação do SUS.
Indubitavelmente, trata-se de um importantíssimo trabalho de assistência, abrangendo os três níveis de atuação da saúde e integrando as diversas equipes profissionais.
*
*
 
Para a fisioterapia, é um trabalho que se mostra relevante em função de incontáveis oportunidades que o fisioterapeuta pode direcionar às famílias, adaptações de residências, trabalhos preventivos e curativos, atividades em comunidade, modificações de comportamento em função das diversas orientações que podem ser dadas em diversos níveis, sempre integrados à equipe interdisciplinar.
 
A Universidade Estácio de Sá oferece e desenvolve um programa de saúde da família no município do Rio de Janeiro, campus Arcos da Lapa, um local muito próximo do centro cultural e financeiro da cidade, onde equipes de profissionais da saúde realizam visitas, estabelecem programas junto às comunidades próximas, realizam trabalhos preventivos com a participação interprofissional, realizam atividades em logradouros públicos, orientam e realizam atividades ambulatoriais entre outras atividades. Os alunos do curso de fisioterapia que passam por esse estágio certamente modificam valores em relação à saúde pública, ao real engajamento do fisioterapeuta e sua visão social, econômica, política, cultural e relacionada aos projetos reais de saúde.
*
*
Associações e clubes esportivos: 
 Muito estigmatizada de meados da década de 1970 até a Copa do Mundo de 1990. 
Comparações com as atividades dos massagistas (sempre presentes nas delegações brasileiras).
 “massagista melhorado”
É importante
ressaltar que o trabalho não visa somente à recuperação de lesões e/ou pós-operatórios, mas também à atuação importante no aspecto preventivo também de jovens atletas e adultos de alto rendimento.
*
*
 O fisioterapeuta deve estar presente nos seguintes esportes: atletismo, natação, futebol, basquetebol, voleibol, judô, arco e flecha, equitação, polo aquático, natação sincronizada, saltos ornamentais, voleibol de praia, golfe, tênis de mesa, tênis, automobilismo, ginástica olímpica, taikendo, futsal, ballet , entre outros.
*
*
Academias
 Desde o início da década de 1980, os fisioterapeutas já apontavam o caminho, o qual deveria ser a associação de trabalhos entre as duas categorias: professor de educação física e fisioterapeuta
Integração crescente entre o fisioterapeuta, professor de educação física e nutricionista.
 Conclui-se que as academias são fonte crescente de empregabilidade para o fisioterapeuta, desde que ele tenha em mente a necessidade real de trabalho em equipe, preventivo e curativo.
*
*
Centros de Estética 
Busca pelo corpo perfeito,
Relevância da saúde como um todo, 
Alternativas voltadas para a função muscular, ação de vitaminas, aspectos dermatológicos, além da própria drenagem linfática, quando indicada com critérios, e a utilização de microcorrentes na regeneração tecidual e melhora da função muscular de rosto atuando de forma preventiva e curativa.
*
*
SPAs:
 Centros voltados para o reequilíbrio corporal, emocional e mental de pessoas acometidas por altos níveis de stress, associados à obesidade. 
O fisioterapeuta atua no recondicionamento, adequação postural e de condicionamento, adaptando a evolução de cada paciente às suas condições individuais.
Obesidade mórbida - insuficiência respiratória ventilatória, - fisioterapia respiratória.
*
*
Resumo:
Escolher uma das unidades de atendimento para realização do resumo.
*
*
Referências:
http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Fisioterapia
http://www.biblioteca.universia.net/html
http://www.assobrafir.com.br
http://www.medicina.fm.usp.br/.../Fisioterapia
http://www.fisioterapia.ucb.br/sites/000/54/imagens
http://www.unioeste.br/projetos/saúdefamilia/atribuições
http://www.uesb.br/fisioterapia/.../index
http://www.portalfisioterapia.com.br/fisioterapia
http://www.fisiozone.com/fisioterapia-desportiva
http://www.gosites.com.br/igf/fisio_desp.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando