Buscar

12 Especialidades Clínicas de Atuação do Fisioterapeuta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profa: Geórgia Guimarães
*
*
Alergologia:
Trata das várias doenças alérgicas.
Fatores ambientais: poluição, corantes, alimentos contaminados etc. 
Asma a mais importante
 A fisioterapia atua não somente no aspecto respiratório da doença, como também no trabalho de condicionamento ou recondicionamento aeróbico.
Além do trabalho respiratório, a fisioterapia é fundamental para a melhora postural.
*
*
Angiologia:
Trata especificamente dos vasos (artérias, veias e linfáticos).
Nos últimos anos, vemos o crescimento das chamadas doenças vasculares, causando aumento significativo da morbi-mortalidade ou deixando seqüelas graves.
Artérias: acidente vascular encefálico (derrame cerebral), infarto agudo do miocárdio, aterosclerose, gangrena. 
Veias : varizes, úlceras varicosas, insuficiência venosa crônica, além do tromboembolismo.
 A circulação linfática insuficiente ou sobrecarregada apresenta fator determinante na formação de edemas, inchaços de forma localizada ou difusa, os quais podem ser gradualmente evoluídos para elefantíase (edema com formação fibrosa incompatível com a reabsorção na maioria dos casos).          
*
*
Angiologia
A fisioterapia atua de forma significativa nos quadros essencialmente vasculares de forma preventiva e curativa, por meio da cinesioterapia e da drenagem linfática.
*
*
Cardiologia/Cirurgia cardíaca:
Doenças do coração, congênitas e/ou adquiridas - sempre associadas com obstrução de artérias do coração (coronárias) e outros vasos de calibre importante. 
Fatores como: stress, obesidade, hipertensão arterial, sedentarismo, tabagismo, etilismo, uso de drogas, alimentação inadequada, atividade física irregular, sono irregular, contribuem de forma relevante para o adoecimento cardíaco cada vez mais precocemente.
          
*
*
Cardiologia/ Cirurgia cardiaca:
Condicionamento aeróbico progressivo. 
Perfusão trâns-operatória.
Pós-operatório de cirurgia cardíaca.
Ventilação mecânica e nas intercorrências respiratórias.
Reabilitação cardíaca.
*
*
Clinica cirúrgica:
Cirurgia geral direcionada para a região abdominal modificando a mecânica diafragmática , limitando os movimentos respiratórios, restringindo a expansão pulmonar. 
Fisioterapia respiratoria no pós-operatório imediato, cinesioterapia visando manter trofismo muscular.
*
*
Clínica Médica:
Clínica geral, é um pouco de cada especialidade em uma só.
A atuação da fisioterapia também vai ser ampla seja de forma ambulatorial ou de pacientes acamados de acordo com a indicação diagnóstica clínica e/ou cirúrgica.
*
*
Dermatologia:
Cuida das doenças de pele nas suas mais variadas apresentações. 
Vitiligo e psoríase, câncer de pele, bronzeamento artificial, úlcera de pressão ou escara,  paciente queimado, retração cicatricial, etc. 
Manter a plasticidade da pele, preservando o trofismo e devolvendo a funcionalidade ao paciente. 
Outras abordagens da fisioterapia em dermatologia estão ligadas a tratamento de manutenção e renovação de pele, rugas, estrias, celulite e edemas.
*
*
Dermatologia:
*
*
Endocrinologia:
Trata as disfunções das glândulas endócrinas
Fisioterapia de doenças como diabetes melitus e obesidade mórbida.
Diabetes- A fisioterapia atua precocemente, mantendo a funcionalidade, equilíbrio e postura dos pacientes mais idosos, além de trabalhar o aspecto sensitivo, já que a neuropatia diabética provoca alterações da sensibilidade, levando o paciente a quedas por não sentir o apoio dos pés durante a marcha. 
Obesidade mórbida - Indicação de cirurgia de redução de estômago . Fisioterapia no pós-operatório no ponto de vista respiratório e, no pós-operatório tardio a atuação da fisioterapia também é relevante sob o aspecto postural e de recondicionamento aeróbico.
*
*
Geriatria:
Perdas funcionais e sistêmicas inerentes à idade.
 Alterações de equilíbrio, 
Pós-operatório de artroplastias de quadril ou fraturas de colo de fêmur,
Seqüelas de acidentes vasculares encefálicos (hemiplegia e hemiparesia), 
Doença de Parkinson, mal de Alzheimer, 
Reabilitação cardíaca, reabilitação pulmonar, quadros reumatológicos crônicos dentre outros.
*
*
Ginecologia e obstetrícia:
– é a especialidade que trata das disfunções ginecológicas e acompanha evolutivamente a gravidez, até a realização do parto. Aparentemente não se observa uma ligação muito clara dessa especialidade com a fisioterapia, mas quando se aprofunda o tema, percebe-se, de forma clara, como a fisioterapia pode atuar junto a essas pacientes.
            Em relação a quadros inflamatórios os recursos termoterápicos podem ser indicados; mas, a atuação mais relevante da fisioterapia se localiza nos quadros de incontinência urinária, extremamente desconfortáveis para as mulheres que a possuem, trazendo riscos de infecções urinárias, além do desconforto e constrangimento do ponto de vista social.
            Várias abordagens são utilizadas pela fisioterapia e os artigos científicos mostram resultados bastante animadores em relação aos quadros apresentados. É uma área de atuação em franco crescimento dentro das opções da fisioterapia.
            O aspecto obstétrico também apresenta atuação relevante do fisioterapeuta. É sabido que a gestação provoca várias alterações mecânicas, posturais, hormonais e emocionais nas gestantes. Essas disfunções nem sempre são valorizadas ou tratadas de forma adequada. O acompanhamento da gestante de baixo risco pela fisioterapia a partir do quarto mês de gravidez com pleno conhecimento pelo obstetra que a trata, permite a abordagem de todas essas intercorrências, principalmente o trabalho respiratório e o preparo para o parto natural, dando condições de contração, dilatação e expulsão com menos esforço e com menos sacrifício para o bebê. Podemos afirmar sem medo de errar que, estamos contribuindo para diminuir o número de bebês que nascem com lesões cerebrais, pois essas lesões ocorrem, em sua maioria, no per parto. Esse é um trabalho de suma relevância, mas nem sempre conhecido ou valorizado. No pós-parto continua a atuação da fisioterapia no sentido de trazer as condições mais satisfatórias no retorno da mulher às atividades do dia-a-dia
*
*
Ginecologia e Obstetricia:
*
*
Medicina do Esporte:
Além do futebol, voleibol, ginástica olímpica, natação nas diversas modalidades, atletismo nas diversas modalidades, futsal, judô e outras lutas, basquetebol.
Aumento proporcional de lesões, as quais variam de acordo com o esporte praticado. 
Atletas portadores de alguma seqüela
Vastas alternativas e oportunidades, desde que haja conhecimento pleno do sistema osteo-mio-articular, cardiovascularrespiratório e neurológico além das abordagens cinesiológicas, termoterápicas, eletroterápicas, crioterápicas, hidroterápicas.
*
*
Resumo: 
 Especialidades vistas em sala de aula
*
*
Referências:
Brochuras.
pt.wikipedia.org/Categoria: Especialidades_medicas
www.msd-brazil.com/.../especialidades/especialidades
www.scielo.br/pdf/abo
www.hotfrog.com.br/.../Especialidades-Medicas
www.portalfisioterapia.com.br/fisioterapia
PT.wikipedia.org/wiki/Fisioterapia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando