Buscar

13 Especialidades Clínicas de Atuação do Fisioterapeuta II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profa: Geórgia Guimarães
*
*
Medicina do trabalho:
LER/ DORT
Ergonomia – Condições de mobiliário e posicionamento de trabalho que vise a diminuição, prevenção e até mesmo o desaparecimento dos sinais e sintomas. 
Introdução de modificação de hábitos de trabalho e da conhecida ginástica laboral – exercícios de alongamento, relaxamento e flexibilidade realizados pelos funcionários em grupo ou individualmente quando necessário em função de programas diferenciados .
*
*
Neurologia/Neurocirurgia
Doença de Parkinson é de causa nervosa; a hemiplegia é uma conseqüência de uma doença vascular encefálica.
O central abrange o encéfalo, cerebelo, tronco cerebral e a medula espinhal
O periférico abrange os nervos que se espalham por todos os membros inferiores e superiores e paredes e o autônomo que abrange as vísceras abdominais, coração e pulmões e sistema reprodutor. Por essa simples divisão, percebe-se a importância vital do sistema nervoso e as conseqüências de possíveis lesões. 
 Prevenção de piora de todos os quadros neurológicos, pois as alterações funcionais provocadas por esses tipos de acometimento são muito significativas e, por vezes, definitivas como é o caso de lesões medulares com secção completa (paraplegia, tetraplegia), encefalopatias crônicas da infância (erradamente chamadas de paralisia cerebral), síndrome de Down, mal de Alzheimer.
        
*
*
Oncologia:
A fisioterapia atua de forma direta em alguns tipos como de pulmão, estômago, ossos e cérebro e de forma indireta em todos aqueles que podem apresentar melhora funcional e ventilatória com a abordagem fisioterapêutica, tanto no tratamento conservador como no pós-operatório dos vários tipos de cirurgia.
Permite uma situação menos desconfortável, frente ao enorme sofrimento pelo qual passa o paciente na fase final.
*
*
Otologia:
Desvio de septo, dificultando a entrada de ar homogeneamente pelo nariz, trazendo possíveis transtornos ventilatórios em função dessa alteração. Se o paciente for asmático e tiver rinite, o quadro se torna mais complicado, provocando, inclusive, alterações posturais no paciente infantil, requerendo do fisioterapeuta uma abordagem ampla.
 Labirintopatias, doenças que atingem o labirinto, provocando dores e alterações importantes do equilíbrio. 
*
*
Pneumologia:
Trata das doenças pulmonares, pleurais e da caixa torácica, apresentando de forma associada
 Principais: enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, fibrose cística, bronquiectasia, pneumonias, tuberculose pulmonar, tromboembolismo pulmonar, derrames pleurais, cirurgias pulmonares.  Fisioterapia - melhorar a capacidade inspiratória e é indicada no pré e pós operatório.
  Quadro de insuficiência respiratória aguda a ação do fisioterapeuta se desloca para a unidade de terapia intensiva.
         
*
*
Pediatria:
Trata das doenças infantis e da puberdade e início da adolescência (12 anos).
As situações patológicas vão desde o recém-nato prematuro de alto risco ou recém-nato a termo com complicações no per ou pós-parto até as doenças adquiridas ao longo da infância e adolescência.
Doenças mais abrangentes temos: asma, febre reumática, fibrose cística, pneumonias, encefalopatias crônicas da infância, síndrome de Down, doenças ortopédicas, artrite reumatóide juvenil, alterações posturais, distrofia muscular progressiva de Duchenne, miopatias genéricas entre outras.        
*
*
Reumatologia:
Tratada das doenças articulares e cartilaginosas.
As doenças reumáticas quase sempre apresentam etiologia desconhecida ou pouco clara e também auto-imune, característica deformante, de acordo com o tipo de afetação provocado por elas.
 Principais situações reumáticas: artrites de modo geral, artrite reumatóide juvenil ou não, espondilite anquilosante, mal de Pott, fibromialgia entre outras. As regiões com maior grau de deformidade são: coluna vertebral, mãos, joelhos, coxo-femural.
 A fisioterapia é a principal indicação - piscina e a cinesioterapia, termoterápicos e eletroterápicos ajudam a minimizar e melhorar qualitativamente a função dessas pessoas. São tratamentos longos e de custo alto.
*
*
Terapia Intensiva
Objetivo salvar vidas por meio de tratamento acompanhado 24 horas ininterruptas
Equipe multiprofissional para o tratamento desses pacientes e o fisioterapeuta atua atraves de atividades cinesiológicas e ventilatórias , mantendo as condições osteomioarticulares dos pacientes, trofismo muscular, distribuição de O2, colaborando de forma eficaz e definitiva no processo de desmame do ventilador o que permitirá que o paciente volte à enfermaria e, posteriormente, à sua funcionalidade. No processo reabilitacional, o fisioterapeuta ao chegar à terapia intensiva caminhou ao início de toda uma sequência terapêutica até a recuperaçã funcional final.
        
*
*
Traumato-ortopedia/cirurgia ortopédica e traumatológica:
Traumato-ortopedia/cirurgia ortopédica e traumatológica - especialidade que trata das doenças ósseas e situações de traumas ósseos
 Tanto nos traumas de tratamento conservador como nos de abordagem cirúrgica, além das doenças ortopédicas, a ação da fisioterapia é de suma importância para a recuperação plena dos pacientes. É uma área de atuação bastante conhecida e procurada, pois a relação com a fisioterapia é direta em função de recuperação funcional estar intimamente ligada ao sistema osteomioarticular.
*
*
Urologia:
Trata do sistema renal e vias urinárias. 
 A ação da fisioterapia, entretanto, se localiza nos quadros de incontinência urinária que, assim como na população feminina e masculina, geram desconforto e constrangimento, apresentando pelas várias alternativas de abordagem resultados bastante positivos. É uma área de atuação também em crescimento, permitindo nova acessibilidade ao fisioterapeuta.
 48 especialidades médicas das quais 20, mostrando como é infinita a possibilidade de atuação do fisioterapeuta  no mercado. 
*
*
Resumo:
Especialidades vistas em sala de aula para a realização do resumo.
*
*
Referências:
 Brochuras.
www.msdbrazil.com/.../especialidades/especialidades
 www.scielo.br/pdf/abo
www.hotfrog.com.br/.../Especialidades-Medicas
www.portalfisioterapia.com.br/fisioterapia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando