Buscar

ENSINO CLINICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma pessoa portadora de Diabetes Mellitus (DM) esta sujeito a apresentar algumas complicações em consequência da elevação de sua taxa de glicose no sangue. Marque a questão que indicar corretamente as principais complicações da DM.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Gengivite, poliúria, cefaleia e neuropatia
	
	
	Disúria, retinopatia, polifagia e cetoacidose
	
	
	Fadiga, cefaleia, visão turva e retinopatia
	
	
	Retinopatia, nefropatia, neuropatia e doença vascular periférica.
	
	
	Emagrecimento acentuado, polifagia e polidpsia
	
	
		2.
		O ensino de saúde e a promoção da saúde estão ligados por uma meta comum ¿encorajar as pessoas a alcançar o nível mais elevado possível de bem estar de modo que elas possam viver com mais saúde e prevenir as doenças evitáveis. É correto afirmar em relação ao assunto, EXCETO: (Concurso da prefeitura de Uberaba, MG, 2016: adaptada.)
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A promoção da saúde pode ser definida como aquelas atividades que auxiliam os indivíduos no desenvolvimento de recursos que manterão ou estimulando o bem estar e melhorarão sua qualidade de vida.
	
	
	A saúde é vista como uma condição dinâmica, sempre mutável, que possibilita que uma pessoa funcione em um potencial ótimo em determinado momento.
	
	
	A finalidade da promoção da saúde é focalizar o potencial de uma pessoa para o bem estar e encorajar as alterações apropriadas nos hábitos pessoais, estilo de vida e ambiente, de modo que os riscos diminuirão e a saúde e o bem estar serão estimulados.
	
	
	Um indivíduo com uma doença crônica fica impossibilitado de atingir algum nível desejável de bem estar
	
	
	A promoção da saúde é um processo ativo, ou seja, não é algo que possa ser prescrito ou ditado.
	
	
		3.
		Com relação a compreensão sobre saúde e doença, assinale a opção CORRETA:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Estar saudável ou não é apenas um acaso na vida de uma pessoa.
	
	
	A saúde é o resultado somente da boa alimentação de uma população.
	
	
	A doença é resultado da ira dos Deuses.
	
	
	A saúde e o adoecer são formas pelas quais a vida se manifesta.
	
	
	Quanto maior a desigualdade social maior a chance da população permanecer saudável.
	
	
		4.
		Os conceitos sobre Saúde Coletiva, Saúde Pública e Saúde Comunitária foram evoluindo, a partir do momento histórico-científico, como adaptação da ciência ao modo de vida da população. Diante dessa afirmativa analise os conceitos a seguir e identifique o ERRADO.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O conceito de saúde coletiva resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil que tem como objetivo analisar o processo saúde-doença de uma coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere. Essa análise dará a ele condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias naquela comunidade.
	
	
	A saúde pública atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
	
	
	Na saúde coletiva, a saúde está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e não sofre influências do ambiente coletivo onde vive.
	
	
	A saúde comunitária discute sobre a saúde dos indivíduos e como ocorrem a distribuição dos níveis de saúde neste grupo, tendo o objetivo de melhorar a saúde da população levando em conta como a população está organizada socialmente, no ambiente em que vive, como estão distribuídos os recursos e outros. Seu enfoque é buscar soluções para os fatores que podem impactar a saúde da população.
	
	
	A saúde pública surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico.
	
	
		5.
		A saúde é vista como resultado do estilo de vida adotado pelo sujeito, orientado para o bem-estar, gerando a prevenção de doenças e a promoção da saúde. O resultado tem sido a evolução de ampla variação de estratégias, dentre as quais a prática de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Reabilitação.
	
	
	Autocuidado.
	
	
	Automedicação.
	
	
	Tratamento medicamentoso.
	
	
	Tratamento alternativo.

Outros materiais