Buscar

CC 1 Direito Penal IV

Prévia do material em texto

CC 1 Direito Penal IV 
A) R: Os policiais civil estão em curso no crime de concurso art. 316Cp. Quando uma vez que exigiram valor pecuniário para deixar de exigir ato de oficio. Ressalta-se que a exigência e constrangedora, o que difere do crime de corrupção ativa art. 317Cp .
 B) R: Não, pois o recebimento da vantagem é mero exaurimento. Consumando-se o crime como exigência.
 C) A diferença residi na exigência conforme o art. 316cp. Já o art. 317Cp corrupção a um 
solicitado que é quase um acordo, menos menos impositivo, menos delicado.
Objetiva: 1. R: A
STF - HABEAS CORPUS HC 119447 DF (STF) 
Data de publicação: 14/05/2014 
Ementa: Corrupção passiva (art. 317 , § 1º , do Código Penal ). Condenação. 2. Decisão monocrática do STJ. Princípio do colegiado. Julgamento de agravo regimental pela Quinta Turma desse Tribunal Superior. Ausência de ofensa. 3. Violação do princípio da correlação entre a denúncia e o acórdão. Inocorrência. 4. A peça acusatória preenche os requisitos do art. 41 do Código de Processo Penal , descrevendo, com todos os elementos indispensáveis, a prática, em tese, dos delitos que menciona, permitindo o exercício da ampla defesa. Descabe falar em ofensa ao princípio da correlação diante da oportunidade do exercício do contraditório e da ampla defesa. Precedentes do STF. 5. Ordem denegada. 
STF - AG.REG. NO RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS RHC 120834 SP (STF) 
Data de publicação: 22/10/2014 
Ementa: Ementa: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. CONCUSSÃO. INOBSERVÂNCIA DO ART. 514 DO CPP. AUSÊNCIA DE PREJUÍZO. RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. Apesar de a existência de inquérito policial não constituir causa para a dispensa da defesa referida no art. 514 do Código de Processo Penal, o acolhimento da alegação de nulidade depende da demonstração do prejuízo suportado pelo acusado. Precedentes. 2. A superveniência de sentença condenatória prejudica a preliminar de nulidade processual por falta de defesa prévia à denúncia. Precedentes. 3. Agravo regimental a que se nega provimento. 
STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO CONFLITO DE COMPETÊNCIA AgRg no CC 128011 AC 2013/0128351-3 (STJ) 
Data de publicação: 15/04/2015 
Ementa: AGRAVO REGIMENTAL NO CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. PENAL. SONEGAÇÃO FISCAL E PECULATO. CRIMES CONEXOS. ARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL QUANTO AO DELITO DE SONEGAÇÃO FISCAL, DE COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL PARA PROCESSAR E JULGAR O CRIME REMANESCENTE (PECULATO). Hipótese em que o Juízo Federal arquivou o inquérito policial que tinha por objetivo a investigação do crime que atraiu a sua competência por conexão (art. 1º da Lei n. 8.137/90 - sonegação fiscal). Inexistindo denúncia de crime federal, a competência para processar e julgar o delito remanescente (art. 312, § 1º, do Código Penal - peculato) é da Justiça Estadual. Não incide, pois, o disposto no art. 81, caput, do Código de Processo Penal - CPP. Agravo regimental desprovido.

Continue navegando